Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou para comprar 6 antenas para fechar PTPs de 1km até 3Km no máximo. Pensando em grandes bandas e "imunidade" ao ruído eu já estava decidido em comprar as famosas ALGCOM "blindadas". Escolheria o modelo de 22dbi:
    http://www.algcom.com.br/files/media...0-22-03-DP.pdf
    Olhando o site do fabricante encontrei as parábolas sólidas abertas. Em especial me chamou a atenção o modelo de 29dbi:
    http://www.algcom.com.br/files/media...0-29-06-DP.pdf

Fiquei completamente confuso. Pois não sei analisar os gráficos para definir as vantagens de um modelo para o outro. Fora a questão do ganho analisei:
    - relação frente costas
    - isolação por polarização cruzada
    - isolação entre portas.

Imaginei que o modelo de 22dbi teria maior isolação justamente pelo fato de possui shield. Mas ela perde nestes quesitos. O que mais devo analisar para conseguir enxergar a superioridade do modelo de 22dbi "blindado"? Pois o modelo não blindado de 29dbi é mais atrativo até mesmo no preço.
    E por ultimo o que vem a ser VSWR? Fiz uma leitura superficial, mas o que entendi é que a antena também possui um nível de eficiência (antenas menos eficientes desperdiçam mais energia do rádio, tal como acontece com os cabos).

Eu nunca utilizei uma antena dish com um rádio separado. E agora que pretendo fazer este investimento, gostaria de entender o máximo possível para não comprar gato por lebre. Observei as "antenas AC" da UBNT, elas possuem uma construção diferente e custam no mínimo o dobro do preço das suas irmãs mais velhas. Acredito que elas tenham um algo a mais, além do obvio apelo para nova tecnologia.

Enfim, aguardo os comentários dos amigos. Obrigado.

2. Bom dia amigo. Vou tentar te ajudar: em primeiro lugar o que vc precisa antes de escolher sua antena é saber a distância do seu enlace e a potência dos equipamentos que vc vai conectar. Esse cálculo é chamado de link budget ou planejamento do enlace e com isso vc vai saber se precisa de uma antena com 22, 30, 34 ou mais dBi. Existem vários sites e programas que fazem isso, eu recomendo o linkplanner, mas o linkcalc e os sites da intelbras e ubiquiti tem seus simuladores

Sent from my iPhone usring UnderLinux

3. No seu caso para esse enlace com certeza 22 dBi são suficientes. Quando vc coloca uma antena maior do que o necessário, dentro de alguns limites máximos o enlace funciona com mais folga, porém você gasta mais dinheiro. Por isso é importante planejar antes de comprar. Quanto aos modelos com ou sem shield, é simples: o shield ( blindagem ) e radome ( parte plástica na frente da antena) servem respectivamente para atenuar ruído lateral e proteger o alimentador. Se vc esta em uma área urbana é muito melhor usar antenas blindadas pq o ruído de outros rádios não te atrapalha. Em locais sem ruído é melhor usar sem blindagem pq o custo dessas antenas é menor

4. Relação frente costa é quanto o sinal que está atrás da sua antena é " lido" pelo alimentador. Quanto maior esse valor, medido em dB melhor sua antena uma vez que não é desejável ter sinais fora do outro ponto que vc quer conectar

5. Isolação por polarizacao cruzada é quanto uma " chain" atrapalha a outra. Essas antenas são dupla polarizacao, transmitindo na horizontal e vertical informações diferentes e na mesma frequência então quanto maior a isolação melhor o radio trabalha. Valor típico 20 dB . Ou seja um sinal transmitido em uma polarizacao cruzada é 100 vezes menor do que na polarizacao referencia.

Tópicos Similares

1. Air view como escolher melhor frequencia
    Por hmfarm no fórum Ubiquiti
    Respostas: 7
    Último Post: 12-01-2017, 12:18
  2. Como escolher a melhor frequência para meu ap
    Por SkyNetWay no fórum Mikrotik
    Respostas: 16
    Último Post: 26-12-2016, 23:46
  3. Respostas: 7
    Último Post: 08-12-2008, 07:16
  4. como escolher o nome do CD no cdrecord?
    Por mcyberx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 08-12-2004, 23:17
  5. Como escolher uma distribuição ?
    Por ale_santana no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 31-01-2004, 13:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L