+ Responder ao Tópico

Padrão Melhor routerboard abaixo da RB450G

Olá, amigos do fórum...

Alguém pode informar qual a melhor routerboard abaixo da RB450G? Sei que a rb750 é muito básica, então acima dela e abaixo da RB450G, qual é a que aguenta um quantidade boa de clientes?

Já li muita coisa positiva sobre a
    hEX lite RB750r2...

Abraço.

Padrão Re: Melhor routerboard abaixo da RB450G

Amigo, sempre pense em crescimento, pense para frente.

Imagina que vc compra uma intermediária entre a 750 e a 450G e logo já precisa trocar por outra?

Pense a respeito!

Espero ter contribuído!

Opa, amigão... obrigado por responder...

Eu estou ciente desse lance de crescimento... estou precisando de uma indicação, pq o ponto onde vou instalar, vai ter um número limitado de clientes e por isso, não justifica investir numa rb450g que aliás, uso aqui na base e acho muito boa...

Quero usar rb nesse ponto, até por uma questão de economia de energia elétrica, pois a princípio, cheguei a pensar em usar um pc com mikrotik... e depois, caso haja um aumento de clientes, já vai ter entrado capital para investir numa nova e essa rb vai ser remanejada para outro ponto.

Abraço.

Bom dia uma rb750 suporta até 200 clientes se você terá um número limitado de clientes que não atinja está marca está tudo bem

Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Bom dia uma rb750 suporta até 200 clientes se você terá um número limitado de clientes que não atinja está marca está tudo bem

Aonde voce consegue este milagre?

A rb750 tem nível 4 suporta até 200 clientes

Depende muito do fluxo de dados e as regras implementadas

Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Depende muito do fluxo de dados e as regras implementadas

nem se colocar por ip e mac ela aguenta isto, em pppoe, chega ate uns 60 clientes, sem regra de nat nela,

Uma informação que esqueci de mencionar... A rb vai controlar clientes com planos de 2, 3 e 5 mega.

Abraço.

Na ordem, do pior pro melhor:

RB750 é a mais básica possível.
    RB750G é básica igual, aumenta o clock porque ela precisa outro chipset pra suportar gigabit (Isso é o G). Mas usando em 100M será quase igual a 750. Com 32MB de Ram não tem como esperar nada.

RB750R2 tem muito clock, tem mais ram, 64MB.
    RB750GR2 é a versão R2 com portas gigabit, muda o chipset (Pra um que suporta gigabit) mas se usar em 100M ela terá poder quase igual a R2.

A RB450 é antiga, mal vendeu, ela na verdade não tem muito a ver com a RB450G, nesse caso não é só o acréscimo de suporte a gigabit, o chipset é bem melhor/mais modernos mas a Ram aumentou MUITO (256MB!).

Não tem nenhuma RB barata com 128MB de Ram pra chamar de "meio termo entre RB750 e RB450G". O que tem é a RB750R2 e a GR2, a GR2 tem chipset um pouco mais parudo porque gigabit consome mais, mas usando em 100M a diferença extra é pequena, e pra tráfego alto os 64MB de Ram dá uma gargalada na coisa.

Se tiver sobrando por aí uma RB433AH ou 433GL (Não uma RB433), não tenha medo de usar assim, se não usar cartão mini-pci e só fizer controle de usuário, se for tráfego médio só em 2 portas (Um pra link, outro pros clientes), ela é bem superiora a RB750R2 nisso, pela Ram extra (128MB). O switch ethernet dela dá uma leve gargalada em tráfego altos tipo 60-70Mbps, mas o processamento e Ram delas não é pequeno!

O único problema da 433AH é o chipset ethernet, é velho. O chipset ethernet da 433GL é mais moderno. Usar as 3 portas não dá, aí o chipset ethernet vira o gargalo da coisa.

(E muita gente tem RB433AH aposentada jogada num canto, como AP sai caro usar isso hoje (Cartão decente custa o preço de uma CPE inteira), mas sem cartão ela é muito superiora a uma RB750 ou 750G, e pela maior Ram em algumas funções ela vai bater a 750R2 e GR2 também)

E não caia no conto da RB2011, as baratas (Que são mais baratas que uma RB450G) são uma RB750GR2 como wifi, se não vai usar o wifi então é melhor pagar R$ 100 a menos numa RB750GR2 que vai dar no mesmo poder.

Até tem RB2011 empatando com RB450G, mas não muito mais caras, o foco delas é ser AP em soho ou coisa assim, são mais caras pelo wifi, nenhuma delas tem os 256MB de Ram da RB450G, isso torna elas menos aptas pra ser concentrador de acesso em pequeno provedor.

Ah, a RB750R2 e GR2 não tem dissipador de calor (Talvez nalguma versão), onde eu usei eu mandei a garantia pras cucuia e deixei em uso aberta, e coloquei dissipador em cima, porque chipset quente não tem como durar. Isso foi feito na Letônia lá do lado da Russia, temperatura média de 12°C, é "um pouquinho" mais frio que aqui onde as 9h da manhã de um dia sem sol forte tem 35°C na sombra.

(E um chipset desse vai ficar uns 20°C acima da temp. ambiente (Caso não seja ventilado) até sem processamento pesado)

Amigo Rubens... obrigado pela explicação... realmente deu luz a cego. O ponto principal aqui é o financeiro... o custo de uma RB433GL é igual ou maior que uma RB450G...

A RB750R2 consigo por R$ 250,00... levando em conta o quadro que eu expus, se eu usar a RB750R2, vou ficar muito limitado?

E com relação a fixação de um dissipador, de que forma ela é feita? Mais uma vez, obrigado.

Abraço.

Eu não acho a 750R2 limitada, mas não é bem um "meio termo" até a RB450G, dependendo das funções a quantidade de Ram faz muita diferença.

Quantos clientes com planos de 2, 3 e 5 mega a RB750R2 pode suportar com uma certa folga?

Abraço.

Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Quantos clientes com planos de 2, 3 e 5 mega a RB750R2 pode suportar com uma certa folga?

Abraço.
    Esta pergunta é muito difícil de responder pois o senário pode variar muito. Para usuários domésticos comuns usando estes planos mencionados, contando que todos estejam usando ao mesmo tempo cerca de 20 ou 30, mas para heavy users (Torrent, games...) esse valor cai para metade ou até menos... Gosto da primeira resposta do tópico, do amigo @faelldantas pense pre frente e fuja de problemas, coloque um hardware com uma pequena sobra e não terás problemas, até porque a diferença de preço não é tão grande assim.

Rubens você comentou não a 433 qual problema dela?

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

A RB433 é mais básica, chipset capado, terá o mesmo desempenho de uma RB750 da vida (Seria um pouco a mais por ter mais ram, mas tem um chipset com 10 anos de idade, o primeiro da geração dele, o mais basico e mais comunzão, ele limita demais a coisa).

O chipset da RB433AH é pouca coisa mais novo, mas é muito mais parudo, suporta até gigabit (Que hoje é comum, mas em 2008 ninguém suportava), não é só o clock que muda. Alias, é o chipset da RB450G e da 750G por isso, pra suportar gigabit (Que é coisa pesada, chipset barato gargala até com 90Mbps) na época só tinha ele.

Essa diferença de chipset afeta justo o que mais tem hoje, as milhares de conexões abertas ou semi-abertas de baixa banda e de pacotes pequenos, verificando atualização de Android, Facebook, WhatsApp, antivírus inúteis. Naquele teste inútil de plugar um notebook e testar download com 40 instâncias só nele as 2 vão parecer igual, mas no mundo real é um zilhão de redirecionamento dinâmico sendo criado, a Ram maior ajuda MUITO nessa hora, mas o chipset da RB433 é tão capado que ele atrasa até isso.

Pra grandes bandas o limite das duas é o switch ethernet, aquele CI IC+ 178C ou 178D.