+ Responder ao Tópico

1. Boa noite,
    tenho um servidor com 4 nics rodando o xen server, e irei montar outro servidor também com 4 nics rodando centos para efetuar os backups.
    Cada servidor usara uma unica placa para internet, pois meu consumo é baixo.

E gostaria de usar as 3 nics restantes para interligar diretamente o servidor xen com o servidor de backups a fim de agilizar a copia das vms.

Vou testar o link aggregation e o roteamento entre esses dois para ver qual se comporta melhor, eficiência, correção de falhas, etc... Em fim saber qual é melhor nessa situação.

Já dei uma boa revirada na internet e ainda não encontrei nenhum documento que me ajudasse no que eu quero. Então decidi pedir ajuda aos senhores.

Situação 1 com link aggregation.

"Linkar" a eth1,eth2,eth3 do xen na eth1,eth2,eth3 do centos, com o link aggregation (bonding). As nics sao gigabit, entao dessa forma pretendo alcançar 3gbs full.

Situação 2.

"linkar" eth1 do xen na eth1 do centos. ex: xen 10.0.0.1/30, centos 10.0.0.2/30
    "linkar" eth2 do xen na eth2 do centos. ex: xen 10.0.0.5/30, centos 10.0.0.6/30
    "linkar" eth3 do xen na eth3 do centos. ex: xen 10.0.0.9/30, centos 10.0.0.10/30
    loopback xen 172.16.0.1/32
    loopback centos 172.16.0.2/32

Criar as rotas entre os servidores utilizando 3 gateways, e configurar os scripts para os ips de loopback.

EX:
    xen > dst=172.16.0.2 gateway1=10.0.0.2 gateway2=10.0.0.6 gateway3=10.0.0.10
    centos> dst=172.16.0.1 gateway1=10.0.0.1 gateway2=10.0.0.5 gateway3=10.0.0.9

E um check gateway para caso 1 nic venha a dar problema não comprometa os backups.

Aceito sugestões, de outros métodos, porem quero testar essas formas também pelo menos
    para obter mais conhecimento do assunto

2. Vc não vai conseguir copiar as vms a quente pra outra maquina.

3. AlexTrevisol ,
    Obrigado, mas pelos vários tópicos que achei na net sobre copiar as vms a quente eu pretendo tentar, e mesmo que não consiga, pelo menos terei ampliado um pouco o meu conhecimento, e minha experiencia.

No nosso ramo esses dois itens são de extrema importância não é mesmo?

Sobre o "LAG" eu achei algumas coisas aki, passarei o final de semana testando em laboratório ^^... Agora falta achar sobre o roteamento.

4. Cara pra esse cenário esquece roteamento, vai ser muito sofrimento mudando rotas, adicionando rules e etc... Use link aggregation que não tem erro, eu uso nos meus servidores xen e funciona perfeito sem degradação de redimento, um dia eu ainda descubro quem começou essa ideia idiota de usar roteamento em rede local, e mando dar uma surra! Vai por mim, link aggregation é ótimo para esses fins!

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L