+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Airgrid com download bom mas upload zerado

    Me desculpen pela pergunta noob, mas tem um cliente que fica a mais ou menos 300m da torre com uma airgrid (Ele foi instalado antes de eu trabalhar aqui provavelmente na epoca as arvores estavam baixas e com menos folhas) mas agora este cliente esta com um sinal de -80 nao sei dizer qual o sinal quando foi instalado mas provavelmente nao era bom tanbem pois o radio esta em um cano de 6 metro em cima de um sobrado com a grade horizontal.
    a minha duvida e o upload pois o download esta normal mas opload zerado as vezes da 0.10 mb
    ja testei varias distancias na configuracao varias potencias o msc ja esta em 0, ela usa uma grade de 23 dbi sera que uma de 27 ajudaria?
    outros clientes que tiveram este problema foi resolvido ao aumentar absurdamente o cano mas esta nao tem condicoes.
    aluem ja passou por isso ?

  2. #2

    Padrão Re: Airgrid com download bom mas upload zerado

    Ccq está como?
    Deixa o msc para teste no máximo
    Na realidade eu deixaria ele no automático sem mexer nas distâncias potências etc...
    Por fim trocaria o equipamento

  3. #3

    Padrão Re: Airgrid com download bom mas upload zerado

    Com sinal de -80dBm não tem nada pra fazer, seja lá qual MCS usar.

    E sem visada não adianta aumentar antena, de 23 pra 27dBi em tese aumentaria o sinal em 4dBm, mas como provavelmente o problema é falta de visada talvez aumente 2dBm, e -78dBm ainda é sinal ruim demais pra conexão decente.

    Não precisa equipamento maravilhoso, mas precisa instalação perfeita, com visada perfeita e zona de fresnel 100% limpa.

    Colocar um mastro de 4m estaiado sobre o telhado sai mais barato que trocar de equipamento e deixar o equipamento novo sem visada. Se não tem como erguer ainda mais a antena, então não pode atender esse cliente. Cliente sem visada não pode ser atendido, a perda de pacotes é gigante, um cliente sem visada come tanto processamento da torre, e tanto tempo de uso da etapa de RF dele, que "pesa" por uns 6 ou 10 clientes com visada.

  4. #4

    Padrão Re: Airgrid com download bom mas upload zerado

    Obrigado rubem vc e foda, vo passar para o meu patrao

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Airgrid com download bom mas upload zerado

    RF independente da faixa de frequência, 500KHz ou 3GHz é complicado e foge da lógica.
    Dividia minha internet com mais duas pessoas, uma a 150 metros com visada e outra com 400 metros com visada parcial e minha antena era omni de 18dBi. o sinal chegavam com -50 em um e -70 no outro mais distante mas era muito mais estável. Hoje uso essa antena dentro de casa e num corredor, mas em alguns pontos satura no celular ou no note(pudera).
    Nos MotoG ele funciona uma maravilha, nos notes inclusive mesmo com sinal meio fraco, mas nos LG ou Samsung corta a conexão mesmo com sinal bom, e como sei calcular as antenas, em relação a 0dBi pouco muda em alcance mas no tráfego com streaming de vídeo on line a coisa muda para o roteador que estou usando em questão

  6. #6

    Padrão Re: Airgrid com download bom mas upload zerado

    Dá pra calcular a queda de sinal exata até com obstáculos.

    Mas... precisa ter certinho um mapa do relevo, e das densidades dos obstáculos. Com densidade alta, normal de morro, telhado, parede, tem calculadora pronta:
    http://www.swisswireless.org/wlan_calc_en.html
    (Lá no meio, calculo de difração)

    Ou talvez a fonte original dessa calculadora seja:
    http://huizen.deds.nl/~pa0hoo/helix_...udgetcalc.html

    Quando o sinal não vai por cima difratando pra baixo, ele vai pelo meio, refletindo entre obstáculos, ou atravessando eles. Aí o cálculo precisaria a densidade dos obstáculos, porque as equações de Friis servem pra tudo, só muda o meio.

    Na equação de queda de sinal, usamos a velocidade da luz no vácuo, 300.000 km/s, aqui na atmosfera da terra ela é praticamente igual. Mas... a velocidade dela (Ou de RF, de ondas eletromagnéticas) cai quando atravessa algo mais denso, no caso da água a velocidade da luz cai em cerca de 25% quando passa por ela! E em objetos tão densos não só há propagação mais lenta, por conta dessa propagação lenta a difração tem um índice muito maior, por isso uma garrafa d'agua vira uma lente quando a luz passa por ela, isso é difração da luz. RF passando por objetos tipo folhas de árvores talvez opera igual, o índice de refração é enorme, o sinal bate em 90° no lado mas não sai a 180° e sim digamos 181º no outro lado.

    Pra calcular cobertura de wifi dentro de casa tem softwares, que geram os mapas tipo:
    http://www.ekahau.com/wifidesign/ekahau-heatmapper

    Não lembro das opções no software pra tipos diferentes de paredes e tal (Tijolo de barro com 6 furos redondos é mais maciço que o tijolo de 8 furos quadrados, areia de região com mais ferro atenua mais sinal, grossura de reboco tem que contar), mas sei que o software tem várias fórmulas bem complexas.

    Em uso outdoor o grande problema é que tem sinal que chega por difração, logo depois chega o mesmo pacote que veio por 2 ou 3 reflexos zigue-zagueando pelo meios dos obstáculos, e depois de novo o mesmo pacote chega, dessa vez em nível bem baixo, pois veio pelo meio dos obstáculos. Essa montoeira de dado repetido gasta processamento, e se for atraso tipo algum microsegundos eles se atrapalham mutuamente no conversor analógico digital na entrada do chipset. Um sinal -80dBm de um PTP com visada e zona de Fresnel 100% limpo ainda serve pra MCS0, trafege 1 ou 2 Mbps, mas com obstáculos não ocorre só 1 via de dados, é muito reflexo vindo por todo lado, o ADC mistura tudo e não consegue tirar um sinal nítido o suficiente.

    Alias, isso ocorre até em ambiente indoor. Coloco uma antena de disco lá na frente, coloco outra aqui no fundo, no chão mesmo, com paredes e plantas na frente. Pelo alto ganho o sinal ainda será uns -55dBm, mas... se trafegar 20Mbps será muito. E falo de hardware que em PTP limpo de 2 ou 3km passa tranquilo 130Mbps com esse sinal -55dBm. O problema com obstáculos é não ter um sinal principal limpo e claro (Coisa que ocorre num PTP típico, o sinal em linha reta chega com -55dBm, os reflexos chegam com -80dBm), ele tem vários sinais repetidos (Que vieram por caminhos diferentes, por isso levam tempos diferentes pra percorrer o a distância) e todos num nível similar.

    Digamos que é tipo o eco em salões de reuniões, igrejas, auditórios, etc, um eco de 20ms a gente mal nota, mas acima de uns 200 ou 300ms se a pessoa falar meio rápido a maioria dos ouvintes já não consegue entender (Faz tempo que não mexo com acústica, acho que é uns 300ms pra cima que já começa a tornar ilegível a voz humana na velocidade normal que falamos). O áudio reflete em paredes e cia e chega no seu ouvido de diferentes direções, mesmo tendo saído de um mesmo alto-falante lá na frente, só que percorre caminhos maiores, vai até o fundo e reflete, leva 300ms a mais que o som que vem em linha reta. O som é muito mais lento que a luz, por isso uma sala de 20m dá tanto eco como um sinal de RF em 10km.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Airgrid com download bom mas upload zerado

    Ruben lendo isso lembrei uma vez que logo que instalei a internet queimou o roteador, comprei um outro e ficaram de vir programar, nada, nada, e dando quase um mês, eu mal sabia ligar o PC. fiquei tentando, tentando e nada... Já sabia que era via PPoE, sabia a senha e o login blz
    Conectava, mas nada foi; quando resolvi clonar o MAC do queimado, ótimo abriu o navegador; economizei 70 Reais a hora na época. Liguei na operadora para informar o novo MAC, e me disseram que tinha de pagar um adicional mais os 70 a hora; perguntei o motivo do porque pagar a hora técnica se em 15 dias úteis ninguém apareceu, passaram de um, mais outro, outro no fim nada paguei.
    Acho que se não fosse por isso, continuaria nada saber a respeito de internet e hoje do pouco que sei é por capricho de certos prestadores de serviços e está sendo ótimo que conforme o caso eu cobro e ele é meu cliente em outros segmentos da eletronica, ou me indica.
    Não sei por que, uns não gostam de ensinar ninguém; eu prefiro ensinar por que o tempo que posso perder, não existe capital que pague e quando estes não consegue resolver, ele não está mais interessado em negociar $$$$$$. Quando vou num cliente, este já tentou com vários "tecnicos" ele já está com saco cheio de preju e qualquer valor é caro.