Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite, estou aqui novamente , depois de martelar muito com este problema busco aqui alguma luz, estou fazendo um ponto a ponto, no ponto A tenho uma basestation 17 dbi 90º com rocket m5, estou tentando enviar um link para o ponto B, o ponto B esta a 5,5 km em linha reta e com visada, porem o lado B é um prédio de 22 metros enquanto o A é 33 metros, minha basestation eu ja inclinei 3 graus de inclinação abaixo , no B estou usando uma airgrid , segue abaixo o resultado do sinal obtido.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hoje3.png
Visualizações:	88
Tamanho: 	120,7 KB
ID:      	63731

O detalhe disso é que no ponto B nao existe internet, minha intensão é levar este link pra la via sem fio , e de lá distribuir no bairro atravez de uma omini.

2. A basestation não é a antena ideal para fazer ponto a ponto... ela abre 90º
    Ou será que você está usando ela para distribuir sinal para os clientes e também fazendo wds para o ponto distante?

Eu já tentei isso e não dá rendimento... Ponto a ponto tem que ser com duas antenas de angulo bem estreito e exclusiva para o ponto a ponto.
    Airgrid tem só uma polarização... o que perde capacidade de banda caso queira passar mais banda... Se for pouca banda vai.
    Já que tem uma airgrid, coloca outra no local onde está a basestation e verá a diferença. Isso se tem realmente boa visada sem comprometer a zona de fresnel.
    Visada é uma coisa. Zona de fresnel é mais abrangente. Pode ter visada mas com zona de fresnel comprometida o que faz perder rendimento.

3. Mas porque inclinou pra baixo mesmo?

As basestation da Ubiquiti tem downtilt elétrico de 4°, ao invés de ela emitir reto pro lado, ela emite o sinal mais pra baixo, reto pro lado ela tem ganho uns 3 ou 4dBi menor segundo o datasheet:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/airma...ntennas_DS.pdf

Na página 8 a emissão:

Nome:	         5g17-90.jpg
Visualizações:	54
Tamanho: 	74,5 KB
ID:      	63745

Ou seja, se colocar ela inclinada pro chão como a maioria das setoriais, o sinal a uns km de distância não existirá.

Nome:	         hg495817dp090_03.jpeg
Visualizações:	62
Tamanho: 	23,6 KB
ID:      	63746

Se for mexer em ângulo, teria que virar ela uns 3º pra cima, especialmente porque parece que tem mar na zona de Fresnel, e água é muito mais densa então reflete muito mais sinal.

E o Airgrid está bem alinhado MESMO? Foi girando 1º pra cada lado e vendo o nível de sinal? Porque devia ter sinal muito maior, no outro post passei a conta (Acho que dá -64dBm com 36dBm EIRP), o único motivo pra ter sinal baixo nesses condições é problema físico, tipo apontamento errado das antenas (Não conhecer o downtilt das antenas é um erro de uso), ou zona de Fresnel parcial.

Já que é uma setorial de dupla-polarização com rádio de 2 chains, experimenta girar o Aigrid em 90° (Gira tudo, não só a ponteira), pra usar a polarização horizontal. Se o sinal subir, é sinal que a zona de Fresnel na polarização atual (Provavelmente vertical) está obstruída parcialmente (E em foto não dá pra ver isso, precisa usar binóculo, ou ir pessoalmente pelo trajeto vendo altitude e vendo se não tem algum prédio no caminho, tapando algo tipo metade da zona de Fresnel já pode ter 20dBm a menos de sinal. Girando o Airgrid você passa pra outra polarização, onde os objetos abaixo da linha de visada não incomodam, quem incomoda é o que fica nas laterais da zona de Fresnel (Se passar entre 2 prédios, digamos).

4. Obrigado vou tentar isso amanha, obrigado mesmo

5. Olha usar uma antena setorial para ponto a ponto não dá o nome já está falando setorial ou você usa duas antenas iguais no ponto a é ponto b e acaba o seu problema é usa a setorial para a sua função que é fornecer sinal para um determinado setor que você escolher

Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

Tópicos Similares

1. Respostas: 19
    Último Post: 01-07-2011, 22:33
  2. Problemas... Windows Vista - Sinal Baixo
    Por ovitim no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 21-12-2008, 23:07
  3. problema no enlace com mikrotik
    Por valdemidiopereira no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 09-05-2008, 10:25