Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Qual equipamento mais Recomendado?

    Pessoal boa noite, venho atrás deste novo tópico solicitar a ajuda de vocês.


    Iniciei um provedor pequeno a mais o menos 7 meses com a ajuda de vocês nesse tópico (como trazer internet), e hoje ele esta 100% como se trata apenas de um PTP ele passa 120 MEGAS de link tranquilamente em 650 metros, o sistema informa que o link esta com 600 megas estáveis de dados no PTP.


    O link através do PTP se conecta a uma RB750GR3 na interface1 e sai para interface2 conectando umBullet M2HP com uma omni da TP Link de 12DBI, na casa dos clientes tem uma tp link CPE de 9DBI (Estou usando esta CPE porque a mesma saiu a 80 reais a unidade, mais gostaria mesmo de usar uma ubquiti pra não ficar uma rede mista.), os planos são de 3m e de 5 megas meu link e de 120 megas (torre a 20 metros de altura) e os clientes estão dentro dos 700 metros "tenho apenas 8 clientes".

    Como vocês podem observar esta tudo ok e deveria funcionar em perfeita harmonia tudo 100%.


    Porem não e isso que esta acontecendo, eu recebo ligações todos os dias dizendo que a internet esta lenta, que não da pra navegar, e logo depois volta a normal

    O Bullet esta em 20ghz - CQC -99 em todos as casa.

    ai eu pergunto devo mudar para 5.8 ?
    qual equipamento iria resolver esse problema de vez ?

    olhei vários tópicos] aqui no fórum, uma boa parte de 2012 e cheguei nessa conclusão de equipamento.















    • Basestation Am-5g17 90 17dbi + 01 Rocket M5 4 Unidades (360°)
      http://produto.mercadolivre.com.br/M...-rocket-m5-_JM


      Como vocês podem observar a intenção e cobri 360° - minha meta seria apenas 50 clientes.

      Eu realmente gostaria de excluir os problemas da minha rede, mesmo que tenha que buscar a melhor tecnologia (investimento alto para longo prazo.)"Não tenho muito recurso o servidor esta funcionando apenas 7 meses, mais estou buscando eliminar todos os problemas pra ter um bom desempenho e o mais importante uma boa prestação de serviço para o cliente."
    Última edição por iPaulocesar; 12-08-2017 às 10:21. Razão: Sugestão construtiva!

  2. #2

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Tive problema pior quando subi um bullet M, e tbm um nanostation M, pra transmitir para clientes!
    Ficou horrível, e tbm era distancia de 500 a 700 metros.
    Clientes com cpe tplink 2.4, e nano loco 2.
    Cheguei a conclusão, e depois confirmei com alguns amigos aqui mesmo do fórum, que
    se o AP é M, os clientes tbm tem q ser M. Então eu coloquei um bullet2, 100mw. Esta 100%

  3. #3

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Tive problema pior quando subi um bullet M, e tbm um nanostation M, pra transmitir para clientes!
    Ficou horrível, e tbm era distancia de 500 a 700 metros.
    Clientes com cpe tplink 2.4, e nano loco 2.
    Cheguei a conclusão, e depois confirmei com alguns amigos aqui mesmo do fórum, que
    se o AP é M, os clientes tbm tem q ser M. Então eu coloquei um bullet2, 100mw. Esta 100%
    Você sugere ubnt M no cliente ?

  4. #4

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Antena omini e 2.4ghz.Esquece isso amigo.
    No rádio é no mínimo painel+rocketM5 e nos clientes NanolocoM5.Tudo airmax ativo.

  5. #5

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Não gostei é da salada de frutas... no seu texto...kkk .. Tive que ler e reler. Está desconfortável...

    Como você é novo, vou me permitir lhe dar uma sugestão: ao escrever o texto procure usar uma caixa de letras no padrão normal. Ficou "gozado" letras graúdas e letras miudas misturadas... Há um conceito na internet que se consagrou, quando você escreve em letras grandes é como se você estivesse gritando... Fica a sugestão...

    Mas vamos ao ponto: Pelo menos tira estes Tp-link dos clientes. Também já fiz testes no passado e não rola bem não...como o outro colega já citou também.

    E já que vai trocar no clientes ( e não adianta insistir ) já compra em 5.8.. Porque digo isso: 2.4 você vai ficar limitado.... Quando se usava planos de 256k e 512k , o 2.4 era uma beleza.
    Mas hoje os planos são de mais banda. E 2.4 isoladamente o cliente vai conseguir navegar mas a medida que aumenta o número de usuários no AP, ele vai abrindo as pernas. Não passa mais que 3 a 4 mega no AP.

    Não entendi quando você diz que passa 600 mega estáveis.... Isso não passa em qualquer rádio comum.

    Como são poucos usuários até dá para ir de omni, mas isso também é outra tentação que já experimentei. Vai. E se passar para 5.8 vai aguentar um tempo maior.
    Mas se crescer o número de usuários vai acabar precisando mudar para painel de 90º.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Antena omini e 2.4ghz.Esquece isso amigo.
    No rádio é no mínimo painel+rocketM5 e nos clientes NanolocoM5.Tudo airmax ativo.
    Vlw brunocemeru, pela informação, eu não saberia qual equipamento comprar, estava em duvida com os links que coloquei no final do texto.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não gostei é da salada de frutas... no seu texto...kkk .. Tive que ler e reler. Está desconfortável...

    Como você é novo, vou me permitir lhe dar uma sugestão: ao escrever o texto procure usar uma caixa de letras no padrão normal. Ficou "gozado" letras graúdas e letras miudas misturadas... Há um conceito na internet que se consagrou, quando você escreve em letras grandes é como se você estivesse gritando... Fica a sugestão...

    Mas vamos ao ponto: Pelo menos tira estes Tp-link dos clientes. Também já fiz testes no passado e não rola bem não...como o outro colega já citou também.

    E já que vai trocar no clientes ( e não adianta insistir ) já compra em 5.8.. Porque digo isso: 2.4 você vai ficar limitado.... Quando se usava planos de 256k e 512k , o 2.4 era uma beleza.
    Mas hoje os planos são de mais banda. E 2.4 isoladamente o cliente vai conseguir navegar mas a medida que aumenta o número de usuários no AP, ele vai abrindo as pernas. Não passa mais que 3 a 4 mega no AP.

    Não entendi quando você diz que passa 600 mega estáveis.... Isso não passa em qualquer rádio comum.

    Como são poucos usuários até dá para ir de omni, mas isso também é outra tentação que já experimentei. Vai. E se passar para 5.8 vai aguentar um tempo maior.
    Mas se crescer o número de usuários vai acabar precisando mudar para painel de 90º.


    • Depois eu parei pra observar o realmente o texto ficou assustador, obrigado pela paciência. [*]

    • Eu nunca gostei da ideia de rede mista, realmente irei fazer a troca, talvez por NanolocoM5, como citou brunocemeru[*].

    • Tenho duas unidades de PowerBeam AC 400 ISO pra PTP, eu devo esta me expressando da forma errada, depois colocarei imagens aqui.[*]

    • Desse modo e preferível ir de Setorial, mais qual ? 90° ou 120°?[*].

  7. #7

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Boa tarde !

    Tentei varias e varias soluções, tanto em 2.4 como em 5.8, na verdade até em 2.3 GHZ, até que um dia eu conheci uma empresa que usa uma solução 5.8 em quase todas suas torres, e descidi testa-la, e hoje de fato uso em quase todas as minhas também e para quem indiquei também ficou perfeito !!!

    NA TORRE:

    ANTENA OMNI UBIQUITI AMO-5G-13
    RADIO ROCKET M5
    FONTE POE UBIQUITI 24V 1A
    AIRMAX ATIVO
    LARGURA DE 20MHZ
    CRIPTOGRAFIA WPA2-AES

    NOS CLIENTES:

    UBIQUITI NANOLOCO M5 13DBI
    UBIQUITI NANOBEAM M5 16DBI
    UBIQUITI LITEBEAM M5 23DBI

    DISTANCIA: DE 1KM A 2KM COM VISADA (PARA FICAR PERFEITO, EVITE MAIS)
    ALCANCE MAXIMO PARA ATIVAÇÃO: 5KM

    RESULTADOS: Abrangência de 360° e 60 clientes no ap com qualidade, velocidade que se pode alcançar com essa solução: tranquilamente 60 megas a ping de 2ms, mas isso com pouquinhos clientes no ap, depois você vai alcançar menos por causa das requisições.
    Ofertado ao cliente: de 1 a 10 megas com essa solução
    OBS: opera entre 5400mhz e 5485mhz em todos os testes em todos locais me rendeu uma performance brutamente maior, so vai precisar colocar o compliance test, e fixar o canal nos clientes, menu wireless opção EDIT FREQUENCY LIST, só digitar la as frequencias de 5400 a 5485mhz.
    Airmax ativo no AP, nos clientes não mexe deixa como vem já ativado, tanto o ap como os clientes atualiza TUDO para a ultima versão 6.0.6 lembrando que só depois de atualizar que voce joga o compliance test nelas.
    Duvidas ? compra e testa !!!

  8. #8

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Se tiver interesse em atender apenas uma região que se situe dentro de 120° de abertura, ai recomendo a solução acima com apenas um diferencial, no lugar da AMO-5G-13 o BASESTATION 5G-19 120°, não por causa de interferência porque tanto ela como a omni vai pegar a mesma se tiver alto no local, mas sim pelo fato de que o sinal é mais direcionado com isso mais forte.

  9. #9

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Esquece aquela mentira que OMNI passa menos, painel passa mais etc..... tudo FARSA
    Pra começar que o radio é oque importa e será o mesmo tanto na omni como no painel, outra coisa voce perde 1DB que não representa absolutamente nada e ganha 30° de abertura usando o painel de 120..... o de 90 é 1db mais forte kkkk isso não muda nem 10 metros de raio, ta blz,
    ai o amigo diz: ah mais com painel de 90° da para por 4, certo mas com 3 do de 120 voce atende a mesma area, ai o amigo diz, ah mais serao mais 60 clientes na torre ai eu digo, 3x60=180 usuarios na mesma pop, não da para montar outra em outro local e por mais 180 la ?.....

  10. #10

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Garanto que 3 APS na mesma torre fora que já tem o enlace chegando via radio, já é bastante RF para um mesmo local mesmo que voce ponha a 2 Metros cada um, ai vai querer colocar 4 APS + 1 radio fechando enlace ? simplismente tudo vai atrapalhar tudo muito RF colado....

    Bom é a omni mesmo, apenas um AP no pop, 60 usuarios ta otimo, monta mais celulas espalhadas que compensará até na distancia pois cada uma a 1km voce estara sempre grudado com os clientes

  11. #11

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Sim, uma omni passa a mesma quantidade de clientes em comparação com uma setorial em mesmas condições. Pois não é a antena que define o que vai passar mas o rádio. Ela só capta mais o que há na volta.
    Porém como a omni recebe de toda a volta ela está mais sujeita a interferências externas do que um painel.
    Mas em condiçoes ideiais ( o que é difícl hoje) deve comportar o mesmo número de clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    porque ninguém comentou sobre esse "Mikrotik Antena Omnitik 5 Ac 7,5dbi 5ghz L4"? também estou na mesma situação do paulo, tenho duas linhas de 15 mega, o que acham do conjunto omnitik 5 + SXT ?

  13. #13

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, uma omni passa a mesma quantidade de clientes em comparação com uma setorial em mesmas condições. Pois não é a antena que define o que vai passar mas o rádio. Ela só capta mais o que há na volta.
    Porém como a omni recebe de toda a volta ela está mais sujeita a interferências externas do que um painel.
    Mas em condiçoes ideiais ( o que é difícl hoje) deve comportar o mesmo número de clientes.
    Eque como eu mencionei para ele usar a da ubiquiti AMO-5G-13 esse é dual polarity, ou seja, transmiti simultaneamente em Horizontal e em Vertical, juntamente do radio rocket m5, com o airmax ativo ela trabalha com alto padrão de qualidade, confesso que o sinal do painel é mais forte e vai mais longe mas possuo ambos na rede e em termos de qualidade tenho que dizer que não esta sendo notável as diferenças de ambas antenas até 2 km.

  14. #14

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por STARNETVALE Ver Post
    Garanto que 3 APS na mesma torre fora que já tem o enlace chegando via radio, já é bastante RF para um mesmo local mesmo que voce ponha a 2 Metros cada um, ai vai querer colocar 4 APS + 1 radio fechando enlace ? simplismente tudo vai atrapalhar tudo muito RF colado....

    Bom é a omni mesmo, apenas um AP no pop, 60 usuarios ta otimo, monta mais celulas espalhadas que compensará até na distancia pois cada uma a 1km voce estara sempre grudado com os clientes
    Muito interessante essa colocação, sem falar que além de menos interferência, o custo é mais baixo. E quando for nescessário posso montar outra estrutura dessa pra cobrir mais outra área.

    Não sei se realmente eu poderia colocar 3 setoriais de 120° sem sofre interferência delas mesma pois a minha antena e tipo mastro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20170813_182414253.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	21,6 KB
ID:      	67465


    Quero deixar assim..
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tapatalk_1492384045937.jpeg
Visualizações:	134
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	67466

    As setoriais teriam que ficar assim, mais causariam muito interferência " acredito eu.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	114
Tamanho: 	4,5 KB
ID:      	67467



    Quando preciso fazer alguma manutenção, eu tenho que descer módulo por módulo um dentro do outro com a ajuda de um amigo.

    Ela está bem alta, mas a foto não mostra o ângulo correto.

    Estou procurando uma empresa que possa realizar a construção de dessa torre ou de uma torre triangular de 25m.



    Não tenho esperiencia mais acho que prefiro subir há ter que descer a antena..

  15. #15

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por STARNETVALE Ver Post


    Eque como eu mencionei para ele usar a da ubiquiti AMO-5G-13 esse é dual polarity, ou seja, transmiti simultaneamente em Horizontal e em Vertical, juntamente do radio rocket m5, com o airmax ativo ela trabalha com alto padrão de qualidade, confesso que o sinal do painel é mais forte e vai mais longe mas possuo ambos na rede e em termos de qualidade tenho que dizer que não esta sendo notável as diferenças de ambas antenas até 2 km.
    Também temos AMO 5G-13 em uso. Mas utilizamos Mikrotik conectado nela.
    Concordo que não existe muita diferença não... Deve colocar a mesma quantidade de usuários seja omni seja painel. Só acho que a referida auto interferência na torre pode ser contornada.

    Assim, se é para atender um número reduzido de clientes, acho melhor omni. Custo mais baixo. Se aumentou o número de clientes, tira a omni e reparte clientes entre painéis e seleciona canais distantes um do outro. Leva a omni para outro ponto para abrir novos clientes.
    Mesmo assim, cada caso é um caso pois as condições do ambiente podem mudar de região para região. Interferência de outras estações só são preocupantes se sinal delas chegarem num nível aproximado do nível que o AP recebe dos seus clientes. Se chegar com nível baixo, pode produzir ruido, mas se o SNR for alto isso é superado e a interferência fica "sufocada"

  16. #16

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Também temos AMO 5G-13 em uso. Mas utilizamos Mikrotik conectado nela.
    Concordo que não existe muita diferença não... Deve colocar a mesma quantidade de usuários seja omni seja painel. Só acho que a referida auto interferência na torre pode ser contornada.

    Assim, se é para atender um número reduzido de clientes, acho melhor omni. Custo mais baixo. Se aumentou o número de clientes, tira a omni e reparte clientes entre painéis e seleciona canais distantes um do outro. Leva a omni para outro ponto para abrir novos clientes.
    Mesmo assim, cada caso é um caso pois as condições do ambiente podem mudar de região para região. Interferência de outras estações só são preocupantes se sinal delas chegarem num nível aproximado do nível que o AP recebe dos seus clientes. Se chegar com nível baixo, pode produzir ruido, mas se o SNR for alto isso é superado e a interferência fica "sufocada"
    O Kit acaba saindo bem mais em conta, o que antes eu iria gastar 2,900, com esse Kit irei gastar pouco mais de 1,300 pra alguém que esta começando já esta ótimo.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por STARNETVALE Ver Post
    Boa tarde !

    Tentei varias e varias soluções, tanto em 2.4 como em 5.8, na verdade até em 2.3 GHZ, até que um dia eu conheci uma empresa que usa uma solução 5.8 em quase todas suas torres, e descidi testa-la, e hoje de fato uso em quase todas as minhas também e para quem indiquei também ficou perfeito !!!

    NA TORRE:

    ANTENA OMNI UBIQUITI AMO-5G-13
    RADIO ROCKET M5
    FONTE POE UBIQUITI 24V 1A
    AIRMAX ATIVO
    LARGURA DE 20MHZ
    CRIPTOGRAFIA WPA2-AES

    NOS CLIENTES:

    UBIQUITI NANOLOCO M5 13DBI
    UBIQUITI NANOBEAM M5 16DBI
    UBIQUITI LITEBEAM M5 23DBI

    DISTANCIA: DE 1KM A 2KM COM VISADA (PARA FICAR PERFEITO, EVITE MAIS)
    ALCANCE MAXIMO PARA ATIVAÇÃO: 5KM

    RESULTADOS: Abrangência de 360° e 60 clientes no ap com qualidade, velocidade que se pode alcançar com essa solução: tranquilamente 60 megas a ping de 2ms, mas isso com pouquinhos clientes no ap, depois você vai alcançar menos por causa das requisições.
    Ofertado ao cliente: de 1 a 10 megas com essa solução
    OBS: opera entre 5400mhz e 5485mhz em todos os testes em todos locais me rendeu uma performance brutamente maior, so vai precisar colocar o compliance test, e fixar o canal nos clientes, menu wireless opção EDIT FREQUENCY LIST, só digitar la as frequencias de 5400 a 5485mhz.
    Airmax ativo no AP, nos clientes não mexe deixa como vem já ativado, tanto o ap como os clientes atualiza TUDO para a ultima versão 6.0.6 lembrando que só depois de atualizar que voce joga o compliance test nelas.
    Duvidas ? compra e testa !!!

    A com menor potencia, ficaria próximo do AP"
    NANOLOCO M5 13DBI 1Km
    NANOBEAM M5 16DBI 2 á 3 km
    LITEBEAM M5 23DBI 4 á 5, ou 6 Km

    correto?


    Citação Postado originalmente por STARNETVALE Ver Post
    Se tiver interesse em atender apenas uma região que se situe dentro de 120° de abertura, ai recomendo a solução acima com apenas um diferencial, no lugar da AMO-5G-13 o BASESTATION 5G-19 120°, não por causa de interferência porque tanto ela como a omni vai pegar a mesma se tiver alto no local, mas sim pelo fato de que o sinal é mais direcionado com isso mais forte.

    Eles estão em 360 °


    Citação Postado originalmente por STARNETVALE Ver Post
    Esquece aquela mentira que OMNI passa menos, painel passa mais etc..... tudo FARSA
    Pra começar que o radio é oque importa e será o mesmo tanto na omni como no painel, outra coisa voce perde 1DB que não representa absolutamente nada e ganha 30° de abertura usando o painel de 120..... o de 90 é 1db mais forte kkkk isso não muda nem 10 metros de raio, ta blz,
    ai o amigo diz: ah mais com painel de 90° da para por 4, certo mas com 3 do de 120 voce atende a mesma area, ai o amigo diz, ah mais serao mais 60 clientes na torre ai eu digo, 3x60=180 usuarios na mesma pop, não da para montar outra em outro local e por mais 180 la ?.....
    Citação Postado originalmente por STARNETVALE Ver Post
    Garanto que 3 APS na mesma torre fora que já tem o enlace chegando via radio, já é bastante RF para um mesmo local mesmo que voce ponha a 2 Metros cada um, ai vai querer colocar 4 APS + 1 radio fechando enlace ? simplismente tudo vai atrapalhar tudo muito RF colado....

    Bom é a omni mesmo, apenas um AP no pop, 60 usuarios ta otimo, monta mais celulas espalhadas que compensará até na distancia pois cada uma a 1km voce estara sempre grudado com os clientes

    Pra minha antena, devido a quantidade de RF seria melhor a omni.

  18. #18

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por iPaulocesar Ver Post
    O Kit acaba saindo bem mais em conta, o que antes eu iria gastar 2,900, com esse Kit irei gastar pouco mais de 1,300 pra alguém que esta começando já esta ótimo.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM
    Esta foi a primeira recomendação que fiz... Estes equipamentos nunca serão perdidos... com o retorno vai depois vendo o que fazer.

  19. #19

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Use 5.8 GHz, painel de 90 ou 60 graus quanto menor abertura melhor, você usa Rocket e base station, use tudo em brid, com isolamento de clientes nos Rocket, atenção use autenticação PPoE, nunca como você vai ter 4 ou 5 painéis, nunca deixe cliente com sinal maior que menos -65 nunca deixe no mesmo painel Cliente com -65 e outro -50 procure criar um lenço digital, procure por este nome no Google, tem coisa melhor mais entre as batatas e boas e iso

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Qual equipamento mais Recomendado?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta foi a primeira recomendação que fiz... Estes equipamentos nunca serão perdidos... com o retorno vai depois vendo o que fazer.
    Sabe me informar se devo me preocupar com "xw ou xm"