+ Responder ao Tópico



  1. Recentemente consegui um estágio (obrigatório para a conclusão do curso) na área de redes. O meu patrão disse para eu fazer pesquisas sobre o sistema mikrotik e apresentar à ele o que é e como configura-lo. estou estudando bastante aqui mas na hora de configurar estou tendo um pouco de dificuldade, alguém poderia me ajudar?

  2. qual a sua dúvida, poste seus problemas !!!



  3. Citação Postado originalmente por netonline Ver Post
    qual a sua dúvida, poste seus problemas !!!
    Eu realmente não sei nem por onde começar, estou bem no inicio mesmo

  4. Dá pra começar digamos com conteúdo assim:
    https://www.google.com.br/search?q=apostila+mikrotik

    Mas esse conteúdo em geral exige conhecimento prévio de redes. Conceitos de MTU, bgp, roteamento, criar interfaces virtuais, nada disso é exclusividade de mikrotik, qualquer linux tem, e algumas coisas são as mesmas que em Windows, MacOS, BeOS/Haiku...

    SE falta conhecimento nos conceitos de rede, acho que não adianta pular direto pra Mikrotik, tem que entender os conceitos e ir praticando pra ver como é o conceito aplicado. Talvez poderia começar com o livro de redes do Morimoto:
    https://www.google.com.br/search?q=c...s+morimoto+pdf

    Ou alguns mais genéricos:
    https://www.google.com.br/search?q=curso+redes+pdf

    Não tem 1 livro mágico, tem que ler de tudo, tentar entender tudo, mas se você só ler um descritivo na wikipédia sobre as camadas OSI provavelmente não vai reter o conteúdo, teria que praticar usando switch comum e gerenciado pra ver na prática o que é um layer sendo lido ou não, fazer uma configuração com WDS no Mikrotik, e depois sem WDS pra ver se uma discagem PPPoE passa, essas coisas. Geralmente se quebra a cabeça 2 horas com um problema bobo, mas hora que você percebe a teoria básica que ignorou, nunca mais esquece dela.

    Só ler, sem ter uma RB pra praticar, acho que não ajuda muito. Mas ter uma RB e sair só fazendo receitas de bolo também não ajuda, resolve os problemas quando eles são simples, mas não te ensina muita coisa.

    Um curso tecnológico de gerenciamento de redes demora 2 a 3 anos porque é muito conteúdo mesmo, até tem como resumir o conteúdo teórico num livro enorme, mas... as vezes uma descrição simples da teoria, e uma hora de prática, são mais eficientes pra reter aquele conteúdo.

    A dica que eu dou é: Não vá dormir brigado com sua esp.... não não, é: Não vá dormir com dúvidas sobre o que é um termo (Digamos VLAN), só durma depois que entender perfeitamente o que é isso. Entendida a teoria, faz uma VLAN no software pra você fixar a teoria. Se for como todo mundo, vai errar nalgum ponto, quebrar a cabeça, e só depois de algum tempo entender onde errou. E isso é bom, traumatiza e você nunca mais esquece que a VLAN fica no cabeçalho e todo o trajeto por onde ela passa não pode fuçar nesse cabeçalho (Só um exemplo).

    Mikrotik é ótimo porque você pode criar serviços, criar uma interface virtual, alias, pode não, TEM QUE criar as coisas. Noutros roteadores já vem tudo configurado, num default "Funciona de modo compatível", pode ser mais simples pra iniciante mas não serve bem pra fixar a teoria. MK te obriga a entender o que está fazendo, e pra entender isso tem que conhecer algumas teorias de redes (E algumas de linux em geral).

    (Talvez: https://www.google.com.br/search?q=curso+linux+pdf )



  5. Brigadão cara!! ajudou muito






Tópicos Similares

  1. Iniciante em Mikrotik - Problemas com Hotspot
    Por Dionathan no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 20-01-2009, 00:52
  2. Iniciantes, o Mikrotik tem um demo online.
    Por Magal no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 02-09-2008, 14:34
  3. Iniciante em Mikrotik
    Por diegodm no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 09-07-2008, 23:50
  4. Para iniciantes no Mikrotik
    Por alamilly no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 06-04-2008, 08:23
  5. SIMPLES MANUAL PARA INICIANTE EM MIKROTIK
    Por MPFER no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 13-12-2006, 19:34

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L