+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criando Vlans com Rede UBNT

    Meus amigos, estou querendo colocar minha rede em Vlan, atualmente eu tenho 4 Pops na cidade, onde tentarei exemplificar abaixo.

    Pop A
    Tenho dois touch switch ligado em JAMPER
    - Daqui sai enlace para os outros 3 Pops
    - Sai cabo para ligar os paineis 5.8 UBNT
    - Sai Cabo para ligar RB 2.4
    - Daqui comunicar com o concentrador mikrotik.

    Pop B
    Tenho um touch switch
    - Recebe link rocket M5 do Pop A
    - Distribui para 3 paineis 5.8
    - Distribui para 2 painel 2.4

    Pop C
    Tenho 3 touch switch com ligação em JAMPER
    - Recebe link rocket m5 do POP A
    - Distribui para 5 paineis 5.8
    - Distribui para 2 paineis 2.4

    Pop D
    Tenho 1 Touch Switch
    - Recebe link rocket M5 Pop A
    - Distribui para 3 paineis 5.8
    - Distribui para 3 paineis 2.4

    os touch switch vou implementá-los ainda, mais antes preciso saber como funcionar e como configurar. Nesse cenário

  2. #2

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    Mas que tipo de configuração vc pretende fazer?

    Isso é a primeira coisa, definir o desenho e topologia da rede.

    Ex:

    POP A) VLAN10
    POP B) VLAN11
    POP C) VLAN12

  3. #3

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    quero que os clientes de todos os pops se conectem no servidor mikrotik que esta no pop A, lembrando que em cada pop eu tenho um touch switch.

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    O TOUGHSwitch é um Switch PoE. Com ele você vai organizar o seu equipamento podendo eliminar a necessidade dos PoE adaptadores, tomadas de energia e cabos de alimentação. Terá melhor eficiência e vai reduzir os pontos de falhas.
    Você estará monitorando as portas, poderá configurar sua vlan.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubiquiti-toughswitch-5-puertos-ethernet-gigabit-con-poe-24v-.jpg
Visualizações:	481
Tamanho: 	51,6 KB
ID:      	64014

  5. #5

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    Até essa parte eu já compreendo o funcionamento dele, oque eu procuro saber e como configurar as vlans conforme cenário que eu citei acima.

  6. #6

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    O TOUGHSwitch é um SW layer 2 com capacidades básicas de VLAN, o máximo que você vai conseguir é criar-las ex: VLAN 2, VLAN 3 (portas UNTAGGED) e links tronco (postas TAGGED). na sua rede WLAN (rockets, etc), você precisará apresentar a TAG da VLAN que corresponde a rede do equipamento, além de ter um equipamento Layer 3 pra haver comunicação entre-vlans no para seu link de WAN.



    Outra coisa imprescindível, e que como diz nosso amigo IJR, é desenhar a sua topologia de rede ex: segmentação de endereços IP (VLSM ou CIDR) e estrutura da rede.

  7. #7

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA PARA VLAN.jpg
Visualizações:	329
Tamanho: 	76,0 KB
ID:      	64032como acham que eu deveria fazer essa configuração?

  8. #8

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    primeiro tem que criar as VLANS no seu concentrador , V101, V102, etc.no numero igual aos AP pretenda chegar com a VLAN independente (uma VLAN pode ser compartilhada por varios APs ou não).
    Depois vai nos APs e configura cada um deles para receber a VLAN desejada.

    Pronto, os switch são transparentes e deixam passar as VLANs.

  9. #9

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    nesse cenário compreendo, mais ia dar VLAN que nem presta dentro do concentrador.. eu queria fazer VLAN por TORRE, dentro do tough switch, já que todos os equipamentos estão ligados neles, a vlan ficaria entre o concentrador é o switch. e nesse cenário?

  10. #10

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    Justamente, voce pode criar uma VLAN para cada torre e configurar cada switch para terminar.

    Simples, criar uma VLAN para cada torre no concentrador e configurar o switch em cada torre para fechar o link. Do switch para frente fica sem tunel VLAN. Resumindo cada Switch elimina a VLAN para trafego saindo e agrega VLAN para trafego entrante.

    Para que a VLAN cumpra alguma função , ela deve ir ate o concentrador, caso contrario nao vai adiantar nada .

  11. #11

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    na opinião profissional dos nobres colegas, qual melhor alternativa recomendariam eu usar, VLAN entre a setorial de cada torre e o concentrador? ou vlan entre o tough switch e o concentrador?

    vlan por setorial, isso aumentaria o processamento do meu concentrador?

  12. #12

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    vlan entre o switch e concentrador nao faz sentido!!!! a VLAN é uma LAN virtual dentro de uma LAN fisica. Voce ja tem a LAN fisica , exclusiva entre o switch e o concentrador, que sentido faz criar uma LAN virtual na mesma rota?

  13. #13
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Criando Vlans com Rede UBNT

    Amigos Alex, uma vlan é uma rede logicamente independente. Várias Vlan's podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.

    Seria interessante você informar a topologia da sua rede e estudar a melhor maneira de melhores o processamento e tráfego do seu equipamento e rede. Mas acredito que "isole" por setores "torres".

    Enviado via D6543 usando UnderLinux App