+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF perdendo rotas

    Olá pessoal,

    Gostaria de saber se vocês estão tendo o mesmo problema com OSPF:

    Eu ativo a instance da borda, e as rotas do restante da rede sobe tudo ali, pois está configurado OSPF em toda a rede.

    Porém, passa uns 30-45 minutos e do nada as rotas criadas pelo OSPF somem, nenhum log é gerado, apenas somem. Se você olhar em Routing -> OSPF - Neighbors, ele encontra todas as outras pontas, mas as rotas se apagam do nada!

    As rotas voltam se eu desativar e ativar a instance do OSPF na borda, mas o problema se repete.

    Alguem aí com o mesmo problema? RouterOS 6.35.2

    Estou com vários blocos de IP Público pra rotear e fazer isso no Static Routing é tenso.

    OSPF funcionando normal se eu subo com equipamentos Juniper.

  2. #2

    Padrão Re: OSPF perdendo rotas

    Provavelmente sua rede está com alguma intermitência.
    Com um simples down na rede uma rota que se perde o ospf vai recalcular tudo novamente.
    Aí tem que perder as rotas e subir novamente.

    O Juniper tem maior processamento e deve ter uma configuração onde aceita uma instabilidade maior.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Provavelmente sua rede está com alguma intermitência.
    Com um simples down na rede uma rota que se perde o ospf vai recalcular tudo novamente.
    Aí tem que perder as rotas e subir novamente.

    O Juniper tem maior processamento e deve ter uma configuração onde aceita uma instabilidade maior.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
    Creio que se fosse alguma intermitência, em algum momento a conexão dessas pontas iriam perder pacotes. Estão todas ligados por cabo no mesmo Rack, nenhum log de link down e nenhuma perda de pacote.

  4. #4

    Padrão Re: OSPF perdendo rotas

    Sua rede interna é certificada ? para que tenha certeza que não há nenhum problema de RL IL? NEXT FEXT

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Sua rede interna é certificada ? para que tenha certeza que não há nenhum problema de RL IL? NEXT FEXT
    Sim tudo certificado, RL IL não precisa pois a infra é em cat6a, não em fibra. (Isso dentro do Rack onde está acontecendo os problemas)

    pra ter mais certeza ainda, refiz tudo em CHR em uma única máquina, eliminando a possibilidade de conexão física, e o problema se repete.

    tem apenas um tópico no fórum oficial do RouterOS, falando que o problema existe quando há dois subnets na mesma interface, o que é o meu caso pois, eu uso dois endereços na interface; um privado para administração e outro público para rotas.

  6. #6

    Padrão Re: OSPF perdendo rotas

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Olá pessoal,

    Gostaria de saber se vocês estão tendo o mesmo problema com OSPF:

    Eu ativo a instance da borda, e as rotas do restante da rede sobe tudo ali, pois está configurado OSPF em toda a rede.

    Porém, passa uns 30-45 minutos e do nada as rotas criadas pelo OSPF somem, nenhum log é gerado, apenas somem. Se você olhar em Routing -> OSPF - Neighbors, ele encontra todas as outras pontas, mas as rotas se apagam do nada!

    As rotas voltam se eu desativar e ativar a instance do OSPF na borda, mas o problema se repete.

    Alguem aí com o mesmo problema? RouterOS 6.35.2

    Estou com vários blocos de IP Público pra rotear e fazer isso no Static Routing é tenso.

    OSPF funcionando normal se eu subo com equipamentos Juniper.

    esta acontecendo sim uma intermitência, começo na 6.35.1-2 aqui o peer cai e volta, eu uso md5 e ta dando justamente erro de md5 no log

  7. #7

    Padrão Re: OSPF perdendo rotas

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    esta acontecendo sim uma intermitência, começo na 6.35.1-2 aqui o peer cai e volta, eu uso md5 e ta dando justamente erro de md5 no log
    Parece que NBMA resolveu o problema, declaro apenas a borda nas portas, e na borda declaro todas as pontas, até agora segurou mais que 1h...

  8. #8

    Padrão Re: OSPF perdendo rotas

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Parece que NBMA resolveu o problema, declaro apenas a borda nas portas, e na borda declaro todas as pontas, até agora segurou mais que 1h...
    cara usa ptp que nbma demora muito