+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Bullet com painel setorial.

    Pessoal, boa noite.

    Gostaria de saber, se consigo usar uma Bullet 5 - Ubiquit 5.8ghz com este painel: Antena Painel Setorial 5,8ghz 21dbi 120° Vertical. Seria usado somente por enquanto, até ter dinheiro pra comprar uma melhor.Agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    Funcionar funciona, mas essa antena é bem básica, sou mais fã do modelo com slot:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...20-dbi-120-_JM

    E esse Bullet 5 é o modelo mais velho possível, é chipset de uns 12 anos atrás, ele funciona só em modo 802.11a. Te recomendo algo que suporte modo 802.11n (10 anos mais recente que o modo A), digamos:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-bullet-m5-_JM

    Mas o preço disso chega perto do Groove level4 que já vem com uma antena omni razoável:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...vel-4-1800-_JM

    Ou uma Omnitik que tem antena omni interna de dupla-polarização (Em 2016 usar polarização simples é meio que atraso demais):
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ca-nivel-4-_JM


    O painel setorial de 21dBi dará mais nível de sinal, mas isso não é tudo, se tiver zona de Fresnel ruim não adianta ter sinal alto, digo, APENAS nível de sinal não garante qualidade. Geralmente o problema não é antena pequena na torre, mas obstáculos entre os possíveis clientes e a torre, e não se atende cliente que não tem visada.

  3. #3

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    Rubem sou fã de antena Slot... todas dão bom resultado... Esta Wirelink, apesar do preconceito generalizado, é muito boa....
    Já a Wirelink sugerida pelo autor do tópico é de desempenho razoável, dentro da média de outros fabricantes... e não se destacam em desempenho.

    Os pontos onde passam mais tráfego aqui são todos com Slot.

  4. #4

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Estou achando interessante essa antena setorial com Slot e estou pesquisando a respeito.

    Pelo que notei, ela é polarização simples. Há essa antena com dupla polarização, ou estou falando besteira?
    Que eu saiba não... Ela trabalha com polarização horizontal em todos os projetos que vi... Não sei se trabalharia com slots para as duas polarizações, pelo fato dela precisar de caixa de ressonância. O @rubem pode explicar melhor isso.

    A vantagem que vejo nelas é exatamente sair de um ambiente carregado de polarização vertical para o caso de estarmos utilizando SISO. Mas a tendência é a utilização de dupla polarização.. Daí as Ubiquiti e as L-com são imbatíveis. E tem aquele modelo da Algcom a Setorial Blindada que também é dupla polarização e tem tudo para dar bons resultados... nunca usamos esta pois temos instalações mais antigas e ela faz pouco que foi lançada.

    Mas como o autor do tópico quer usar Bullet vai ter que continuar pensando em polarização simples.

  5. #5

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    A questão de usar Bullet, é pelo fato de eu usar uma RB 750 para autenticação dos clientes com PPPoe por enquanto, pois aqui pra mim não está mais compensado usar cabo, e a antena onde usaria esta setorial todos teria visada. as como não entendo muito bem dos equipamentos de rede wirelles, achei que essa seria uma "boa opção" por enquanto, para atender clientes até no máximo 700 metros. E depois que a coisa andar, usar uma Ubiquiti Airmax Antena Am-v5g-ti Setorial com5.8ghz Titanium com uma Ubiquiti Airmax Rocket M2 Titanium (rm2-ti). Se os senhores conhecem paineis que sao baratos e que atendem estes 700 metros com qualidade, me passem maiores informações. Serei muito grato.

  6. #6

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    Pra apenas 700m até o Groove level4 com antena de 6dBi, ou a Omnitik servem. 700m é do lado.
    Se tiver visada com zona de Fresnel bem limpa até um Nanostation Loco M5 vai dar sinal mais que suficiente pra um MCS12 (Se usar Omnitik) ou MCS4 se usar Groove.

    Mas se uma setorial de 90° servir (Não sou fá de omni, prefiro setorial. Omnitik se salva porque é omni dupla-polarização), digo, se os clientes ficarem numa área equivalente a um quarto de um círculo, acho que a SXT SA5 resolve melhor:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...hpnd-sar2--_JM

    A SXT SA5 tem capacidade melhor que um Rocket hardware XM, e eu arrisco a dizer que dá na mesma que o XW. É feita pra usar como setorial mesmo.

    O problema do Bullet5 é que em modo A você teria que usar data rates tipo 24M ou 36M, que mal permitem mais de uns 10-12Mbps agregado. O Groove em modo N em MCS4 vai permitir um pouco mais, mas já que as CPE's mais em conta no mercado (Nanostation Loco M5) são dupla-polarização, pra que colocar base polarização simples e desperdiçar isso? Omnitik e SXT SA5 são dupla-polarização, permitem o DOBRO do data rate e throughput com o MESMO nível de sinal.

    Um Nanostation Loco M5 manda sinal pra uma Omnitik a 700m que chegará na casa dos -65 a -62dBm, sinal mais que suficiente até pra um MCS13 (Mas eu ficaria em MCS12), data rate de 104Mbps em 20MHz. Com esse sinal em modo A no Bullet5 (Que só trabalha em polarização simples, já que é padrão de 1999, milênio passado) só dá pra data rate de 36Mbps (E o throughput nem chega em metade do valor do data rate).


    Pelo MESMO preço do velho Bullet5 com setorial basicona tem opções bem mais parudas e modernas, eu ficaria entre Omnitik e SXT SA5. O que recomendaria MESMO é colocar Omnitik bem no alto de torre, e quando tiver uns 10 clientes num quarto do lado coloca uma SXT SA5 mais em baixo, virada pra aquele lado pra desafogar a Omnitik. E assim vai colocando mais SXT SA5 até fechar 4 cobrindo 360° (Aí tira a Omnitik). Começar de cara com 4 setoriais caras nem sempre vale a pena, as vezes nuns lados não passa de 2 ou 3 clientes. A SXT SA5 não é basicona, a MK não faz setorial porque não precisa, já tem a SXT SA5, é o poder de um Rocket recente, já com antena integrada.

    A Ubiquiti só tem algo similar pra AC:
    https://www.ubnt.com/airmax/litebeam-ac-ap/
    Mas isso foi até lançado depois da SXT SA5 AC:
    http://routerboard.com/RBSXTG-5HPacD-SA
    A SXT SA5 AC é US$ 10 mais cara que o Litebeam AC AP, mas tem mais Ram (Importante pra AP!), o ângulo delas é diferente mas isso pode ser vantagem ou desvantagem conforme o ambiente.

    Em tese a SXT SA5 concorreria com a Intelbras APC 5M-90, mas essa tem antena de 18dBi, na prática ela vai concorrer com Rocket+Setorial, até porque o preço é bem outro. A SXT SA5 pode ser barata porque tem antena patch comum, só mais aberta que as outras SXT. Pra ambiente sem muita poluição, e com poucos clientes, é mais que suficiente de forma definitiva, não só de forma temporária.

  7. #7

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    @rubem, você teria algum contato no skype para eu adentrar em contato com você?
    Poderia me enviar por mensagem?

  8. #8

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    Não uso nada realtime (Skype, WhatsApp, mal uso celular), só email, e só abro quando dá tempo, e já vejo o Under mesmo, então é melhor tirar as dúvidas aqui mesmo, quem ver primeiro responde.

  9. #9

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    Posso usar 1 SxTG no POP e outra no cliente?

    Ou tem alguma restrição?

    Talvez usaria uma SxTG LITE para o POP e outra também no cliente. O que vocês acham? Pra mim seria um ótimo custo beneficio.

  10. #10

    Padrão Re: Bullet com painel setorial.

    SXT comum tem licença level3, que só aceita 1 conexão quando opera como AP. Ou seja, só serve como cliente ou como PTP.

    Precisaria comprar algum SXT com licença level4 (Que aceita a conexão de múltiplos clientes). Quem tem isso são os SXT SA5 até onde eu saiba.

    (E comprar uma licença level4 pra colocar num SXT que veio com level3 vai custar uns R$ 125 a mais, não compensa)

    Groove a52hpn tem licença level4. Tem outro Groove mais barato (Menos que R$ 125 de diferença) que vem apenas com licença level3.

    Todas as Omnitik vem com licença level4.