Página 1 de 10 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Olá a todos do fórum, criei este novo tópico pois o outro entraram em um assunto completamente diferente do que foi apresentado tendo um tópico sem rumo, decidi fecha-lo por motivos óbvios. Bem, é o seguinte, estou com um "pepino" em minha rede. Irei apresentar a faca e o queijo logo abaixo:

    Problema: Os usuários do meu PPPOE deslogam em locais aleatórios em qualquer horário do dia sem ter nenhum tipo de aviso, por exemplo, está tudo funcionando agora na casa de CLIENTE, do nada para tudo lá, na casa de CLIENTE2 que é vizinho do primeiro individuo continua com internet e ele aparece logado e funcionando. No WIFI ocorre o mesmo(somente em 2 AP's enquanto os outros funcionam 2 funcionam normalmente). Ocorre também do PPPOE cair para 100 pessoas de uma direção mas algumas desta mesma direção continuam logados no PPPOE. O erro que ocorre é <pppoe-FULANO>: terminating... -peer is not responding, logo em seguida ele é deslogado e reloga após um curto periodo de tempo. Algumas vezes também ocorre o seguinte erro: PPPoE connection from (MAC) was already active - closing previous one.

    Topologia: CCR 1009, nela está configurada uma bridge com todas as portas, nesta bridge utilizo HOTSPOT e PPPOE juntos, mudando somente o POOL de ambos os protocolos, sendo HOTSPOT 192.168.10.X à 192.168.11.254 e PPPOE 192.168.12.X à 192.168.13.254. Tenho cerca de 245 usuários nela com velocidades mistas, de 2MB até 8MB. Desta RB está saindo um cabo que leva para cerca de 90% da rede a internet em ambos protocolos (HOTSPOT e PPPOE). De um tempo para cá migrei toda a rede para PPPOE devido a problema com alguns clientes digamos, "reinões", que colocam o famigerado cabinho na porta LAN de seu roteador deixando assim a rede com DHCP e para evitar tal problema, preferi mudar para PPPOE pois soube que neste protocolo não acontece isto, dito e feito, fui aos poucos passando de casa em casa e mudei tudo por assim dizer, restando cerca de 11 no HOTSPOT.

    Informações adicionais: até um tempo atrás, mudei a rede principal para GIGABIT, trocando switch's, cabos e caixas até onde ocorre a divisa entre 4 direções, 1 para outro bairro, outra para uma grota, e os outros 2 para outros bairros. Não subdividi a rede por conta da distancia entre tais pontos já que não moro em um ponto estratégico por assim dizer. Proximo da onde eu moro tenho alguns poucos clientes, cerca de 9 e estes 9 pegam bem dizer diretamente da RB e não ocorre este problema neles, pelo menos não que eu tenha percebido.

    Tentativas de solucionamento: meu chefe diz que pode ser configuração, já mexi de cima abaixo, para esquerda e para direita na aba de PPP, mudei MTU, MRU, KEEP ALIVE TIMEOUT porém sem sucesso. Continuou o mesmo problema. Chegamos até mesmo a trocar a RB, que antes era uma 1100AHX2 colocamos a CCR1009 e mesmo assim nada. Já atualizei também o MK da mesma para a mais recente, 6.35.2, problema persiste ...

    Sugestões?


  2.    Publicidade


  3. semana passada na rede de um amigo começou dar isso tbm, só que é wireless, ubnt, foi feita a att pra 5.6.5, resolveu voltando fazendo um downgrade na rocket

  4. Edmilson, não é que o tópico tenha mudado de rumo... fui revisar e o assunto continuou o mesmo, "desconexão de pppoe".
    O que aconteceu é que mais pessoas entraram relatando o mesmo problema... Para você ver, o assunto é mais comum do que se pensa..

    E como sempre as "dicas" aparecem de todo lado...

    Eu me reportei lá a uma questão interessante. No seu caso está acontecendo com rede cabeada.... isto já elimina as "dicas" relacionadas com wireless e comprova que o problema é mais abrangente...
    Com isso eu penso que seja somente dentro do servidor pppoe mas não configuração, pois o problema ocorre de forma aleatória... Se fosse configuração do servidor pppoe como explicar que num cliente desconecta e no vizinho que está no mesmo cabo não desconecta?

    No nosso caso quem configurou o PPPoe foi uma pessoa experiente em Mikrotik acostumada a dar suporte pelo país inteiro.
    Quando surgiu o problema daí começou a novela.. troca a versão, estabiliza a rede wireless, muda MTU etc etc... e eu aqui desconfiado que o problema é de desenvolvimento do sistema. Mas quem sou eu para afirmar isso.

    "Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay"

    Alguma coisa está fazendo o servidor pppoe falhar... deixando ele instável... Parece que falta "robustez" ao serviço...

    Por isso como você destacou no final do tópico, SUGESTÔES? Elas virão e vai dar muita controvérsia ainda. No forum da Mikrotik a situação é a mesma pelo mundo inteiro.

  5. Veja se a licença mikrotik suporta a quantidade de tuneis pppoe que tem conectados.

  6. vamos lá, loop, broadcast, conector vagabundo (acredite se quiser) etc.. tudo isso pode deixar sua rede instável e o pppoe desconecta mesmo, aumente o tempo do keepalive timeout do pppoe server para 180 e vê o que acontece ... agora se quer durmir em paz mude sua rede para roteada + vlan, já coloquei 750 online em rede bridge e te digo, é um erro, mas quando começamos acontece .... hoje tenho 16 rb's espalhadas, cada cliente autentica na rb mais próxima, enlaces e painéis isolados por vlan + roteamento ospf, acabaram meus problemas, posso sair com a família e curtir um feriado como este por exemplo ...


  7.    Publicidade




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L