+ Responder ao Tópico



  1. Tenho um poste de 7 metros de altura nele tem um mastro de 3 metro só que fica num morro bem alto, perto desse poste tem 3 casa, ai os vizinhos tao comedo de raios depois que coloquei o poste, então essa é a duvida como fazer um bom aterramento para a instalação de um para raio?

  2. Norma ABNT 5419 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (2).jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	10,9 KB
ID:      	64071, franklin no topo + uma linha de descarga totalmente isolada da estrutura (use isoladores + distanciadores), conectado a uma barra de aterramento de cobre de no mínimo 2mts plantada no chão.... Na norma tem essesdetalhes aí

    E uma coisa que muita gente esquece... A coisa mais alta que deve estar em um poste/torre/edificação alta é o para raios...

    A galera põe ai um mastro, etc e coloca o rádio/antena lá no alto e acha que agora tá "o máximo". E aí começa a queimar tudo.

    Quanto as casas aí em volta é ingenuidade deles achar que você colocando um poste é "que agora" vai cair mais raios no local.... Eles estavam tão vulneráveis antes do que agora... Antes a descarga eletrica iria procurar o ponto mais alto, que talvez fosse a casa deles ou uma bananeira... Vá saber...

    Se agora seu poste aí for a coisa mais alta, proteja ele porque a preocupação é sua decair um raio nele e fritar tudo que você tem aí... Outra coisa... Descargas elétricas são preguiçosas... Elas querem é chegar no chão o mais rápido e mais fácil que puderem... O pára-raios fornece uma linha direta para o raio...

    Então a presença do seu poste aí pode até fornecer uma protecao adicional que antes eles não tinham...



  3. Para raios num poste de 7 metros pouco resolveria por que os postes da concessionária de energias costumam ter 10 a 12 metros de altura se tiver linha primária( 13,8 kV) ou uns 8 metros se for ponta de linha. Mas se sua antena for mais alta que a rede elétrica pode por sim mas teria que ter no mínimo 10 metros de altura livre do chão.

  4. vou colocar ele com os 10 metros de altura do chao



  5. Sobre o numero de hastes, e tamanho/diâmetro delas, teria que saber a resistência do solo pra ter uma ideia.

    Solo arenoso tem resistência tipo 400 ohms por metro, terra vermelha que é vermelha por causa de hematita ou outros minérios ferrosos tem resistencia tipo 40 ohms, o número de hastes muda 10x entre esses solos. Digo, 2 hastes num solo ferroso só é equiparado a 20 (Vinte) hastes num solo arenoso.

    Calcula mais ou menos aqui, você tem que colocar hastes até o que o resultado da conta fique pelo menos em 10 ohms (Acima disso se um raio acertar o para-raios, ele não vai ir pro solo rápido o suficiente, vai queimar QUASE tanta coisa na vizinhança como se não tivesse para-raios):

    http://www.mspc.eng.br/tecdiv/para-raios-210.shtml

    Um exemplo, eu moro em lugar com solo arenoso (Não tem areia, é diferente) nuns pontos e cascalho em outros, no meio do cascalho tem areia então em quase qualquer lugar por perto a resistência medida em terrômetro fica em 200 ohms por metro. Logo, o jeito mais barato é:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aterra.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	86,1 KB
ID:      	64085

    Pra enterrar a malha você cava as valetas como na figura, coloca as hastes no fundo da valeta, une elas com cabo de aço lá no fundo da valeta, fica assim digamos:
    Nome:      MalhadeTerra.png
Visitas:     318
Tamanho:  283,7 KB
    Pra fazer essas valetas dá trabalho, se for solo com cascalho ou pedras você tá lascado (Pelo menos emagrece), e a patroa vai reclamar muito do quintal todo zoneado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aterra.jpg
Visualizações:	76
Tamanho: 	86,6 KB
ID:      	64086

    Depois você tapa as valetas e planta grama em cima, mas vai levar uns meses até ficar escondido e a patroa esquecer a bagunça que você fez no quintal...


    Dá pra chutar a resistência do solo, conforme o tipo, mas em 99% do Brasil um para-raios ligado em 2 hastes de 2m é tão útil quanto a base da torre enterrada, esse contato insuficiente com a terra não vai equalizar a diferença de potencial, que vai pular pra rede elétrica se tiver fontes chaveadas comuns e nada de isolamento.

    Pra ligar um cabo blindado e diminuir queima de lan uma coisa boba tipo só 1 ou 2 hastes em qualquer solo já ajuda muito, porque circulará pouca coisa, mas raio precisa um contato muito bom com o solo senão não faz diferença (Só serve pra acalmar vizinho cagão. Mas dia que cair um raio em cima, queimar coisas nos vizinhos igual, e a vegetação do lado desse aterramento morrer, os capiau vão achar que a torre está é "atraindo" raios (Se não tem contato de baixa resistência com o solo, não vai atrair nada, só vai cair nesse local um raio que cairia ali com ou sem torre).






Tópicos Similares

  1. Respostas: 8
    Último Post: 06-11-2014, 06:32
  2. Respostas: 16
    Último Post: 12-11-2012, 14:33
  3. Torre em cima de predio - Para Raio
    Por tmelooliveira no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 16-01-2011, 18:20
  4. PARA-RAIO usar ou nao????
    Por cambioco no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 28-05-2007, 19:01
  5. Para-raio em torre
    Por Good_speed no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 09-12-2006, 09:52

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L