+ Responder ao Tópico



  1. Boa noite pessoal, dei uma pesquisada no fórum referente a clonagens de hds e não encontrei algo específico ao meu caso.
    Estou utilizando o Centos 6.8 com o CWP para backup de algumas filiais e rodando um sistema em PHP e mysql num cliente e o hd de 500 giga está cheio e quero clona-lo para um hd de 1 tera e depois espelhar ele com outro hd de 1 tera.

    1) Qual softwares vocês recomendam eu utilizar para clonar o hd de 500 exatamente igual no de 1 tera?
    *) No windows eu utilizei o Norton Ghost, mas me disseram que no linux ele pode não clonar corretamente.
    2) Depois de clonado pelo centos, como faço para espelhar o mesmo?
    *) Deixei instalado o Gnome para manutenções, se tiver uma ferramenta visual seria legal.
    3) Como faço para criptografar todo o hd de 1 tera espelhado?

    Meu hd de 500 giga tem 1 partição Swap e 1 partição / (não criei outras como o /home, deixei todas numa única).

  2. Eu uso muito o Hiren's Boot CD, mas pra Linux precisa ser o Hiren's Restored Edition, já usei o Ghost dele, o Acronis True Image, e o Clonezilla em linux sem problemas.

    Mas onde dá eu prefiro o Macrium Reflect, ele só não lê LVM, mas onde ele roda, tem como aumentar a partição ao restaurar. Tipo: Faço a imagem numa partição de 200GB, ao restaurar posso aumentar ela de 201 a 2000GB sem problemas. Faço isso a 6 anos algumas vezes por semana e nunca tive erro, nem no backup de partição inteira nem no incremental (Que é o que mais uso nos últimos 3 anos). Pena que nos sistemas de arquivos mais novos ele não roda.


    O Ghost pra mim já deu muito problema até em Windows, pra uns linux só o que funcionou algumas vezes foi o CloneZilla e o Redo Backup (Esse não tem no Hirens, nem no Restored). O CloneZilla tem uma interface muito amadora, pra quem faz backup do disco todo talvez seja uma boa, mas não tem features avançadas, o Redo é mais prático e direto, e é grátis, acho que é o que te recomendo.
    http://redobackup.org/
    Me parece que também não roda com qualquer LVM. Sei lá o que tem de tão problemático em LVM pra tanto live-cd não reconhecer direito.

    E o PartedMagic parece que tem função de backup de partição (Não de disco) a algum tempo, eu só tenho cd's velhos dele do tempo que só reparticionava então não sei como é o desempenho, talvez valha a pena testar, pra particionamento ele é perfeito, se pra clonagem mantiver a qualidade então será um ótimo software: www.partedmagic.com



  3. bacana vou dar uma olhada sim, obrigado.
    Agora com relação a criptografar o hd alguma sugestão?! Você acha que pode dar problema na clonagem se eu criptografar o hd?

  4. Sobre a criptografia não sei dizer. Em Windows não tem problema nenhum criptografar partição (O backup por qualquer software funciona normal), não sei como é no Linux.






Tópicos Similares

  1. Clonar HD de Servidor em produção via rede...
    Por thanos2 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 12-10-2012, 12:33
  2. CLonar HD
    Por punisher no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 12
    Último Post: 29-04-2003, 07:12
  3. dica clonar hd
    Por vandemberg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 23-04-2003, 14:34
  4. HD de 120 GB
    Por cientista_louco no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 10-03-2003, 08:05
  5. hd de backup
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 21-11-2002, 01:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L