Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá Pessoal, peço a ajuda do forum com um problema que está me assolando recentemente...

Tenho uma rede com apenas 5 usuários sendo autenticados por PPPoE, passando 2mb para cada estação.
    Tenho a seguinte topologia:
    Link chega através da Ether1 do mikrotik (Rb 750G), e sai através da ether 2 do mesmo mikrotik, onde está configurado um PPPoE server.

Na ether 2 do Mikrotik (PPPOE Server) tenho um rádio configurado em Bridge, que é o AP.
    Faço NAT em todos os clientes.
    (Clientes estão a 600m no máximo do AP, com sinal ÓTIMO em todos. CCQ 100%)
    Quando a rede está normal, pingando todos os rádios do AP tenho 1ms.

Contudo, as vezes noto uma certa lentidão na rede local, até o WinBox do mikrotik fica muuuuito lento! E neste momento, o ping dos rádios vai para 1000ms ou mais.

Gostaria da opinião dos amigos sobre o que posso fazer para descobrir o que pode estar causando esta lentidão.
    Todos os rádios clientes estão com os ips diferentes (Não há repetição)
    e acho que estou "imune" a broadcast loop pois utilizo PPPOE.

- Acrescentando informações -
    A Lentidão não está relacionada com saturação do link, pois acontece mesmo com banda sobrando, as vezes com baixissimo consumo!

2. Citação Postado originalmente por alfenido Ver Post
    Olá Pessoal, peço a ajuda do forum com um problema que está me assolando recentemente...

Tenho uma rede com apenas 5 usuários sendo autenticados por PPPoE, passando 2mb para cada estação.
    Tenho a seguinte topologia:
    Link chega através da Ether1 do mikrotik (Rb 750G), e sai através da ether 2 do mesmo mikrotik, onde está configurado um PPPoE server.

Na ether 2 do Mikrotik (PPPOE Server) tenho um rádio configurado em Bridge, que é o AP.
    Faço NAT em todos os clientes.
    (Clientes estão a 600m no máximo do AP, com sinal ÓTIMO em todos. CCQ 100%)
    Quando a rede está normal, pingando todos os rádios do AP tenho 1ms.

Contudo, as vezes noto uma certa lentidão na rede local, até o WinBox do mikrotik fica muuuuito lento! E neste momento, o ping dos rádios vai para 1000ms ou mais.

Gostaria da opinião dos amigos sobre o que posso fazer para descobrir o que pode estar causando esta lentidão.
    Todos os rádios clientes estão com os ips diferentes (Não há repetição)
    e acho que estou "imune" a broadcast loop pois utilizo PPPOE.

- Acrescentando informações -
    A Lentidão não está relacionada com saturação do link, pois acontece mesmo com banda sobrando, as vezes com baixissimo consumo!
    Tenho uma RB 750G que as vezes da uma doida e fica com processamento 100%, já atualize diversas versões não resolveu, na opção tool> profile ele mostrava maior consumo a flash, porém não utilizava hotspot, nem cache DNS( não sei se influencia), o cenário era igual ao seu um server PPPoE, uma rota default pro Link. Se esperava um pouco ela voltada ao normal sozinha, mas sempre aconteceu.

Enfim, veja se não é a RB dando esse processamento doido.

3. Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Tenho uma RB 750G que as vezes da uma doida e fica com processamento 100%, já atualize diversas versões não resolveu, na opção tool> profile ele mostrava maior consumo a flash, porém não utilizava hotspot, nem cache DNS( não sei se influencia), o cenário era igual ao seu um server PPPoE, uma rota default pro Link. Se esperava um pouco ela voltada ao normal sozinha, mas sempre aconteceu.

Enfim, veja se não é a RB dando esse processamento doido.
    Agradeço a resposta e por ter compartilhado a experiência!

Realmente, em partes temos problemas iguais, pois a minha também após alguns minutos retorna a normalidade.

Contudo, no meu caso, não aparece nenhum uso excessivo no profiler.
    O problema também acontece independente de estar usando um web proxy ou não.

Fico no aguardo de mais sugestões :/

4. Uma coisa que notei foi:
    Quando ativo o webproxy, ao verificar as conexões, tenho o seguinte resultado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         broadcast.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	117,4 KB
ID:      	64274
    Tenho duas dúvidas...
    Estas conexões para 0.0.0.0 são broadcast? Ví que tem muitas delas, será que podem estar causando esta lentidão?
    Como bloquear?
    Percebi que o webproxy está aberto na internet (várias conexões com src adress diferentes da minha rede (192.168.51.0/30), como devo proceder para bloquear acessos externos?

Agradeço quem puder tirar estas dúvidas!

5. Mas a CPU dela como fica?

Tópicos Similares

1. CPU 100% com Poucos Clientes
    Por cynernet no fórum Redes
    Respostas: 23
    Último Post: 13-01-2012, 20:53
  2. Respostas: 7
    Último Post: 20-10-2011, 08:23
  3. Rede Mikrotik com 200 clientes!
    Por netuai no fórum Redes
    Respostas: 36
    Último Post: 25-12-2009, 19:04