Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Olá pessoal, aqui estou eu de novo, procurando uma solução para esse bendito problema que o titula cita, por que bulhufas o PPPOE desconecta pessoas de forma aleatoria? Ja estou com dor de cabeça aqui, clientes à 2 km, de outro bairro, caem, e junto deles alguns à 1 km cai, no mesmo bairro que moro. Alguns ficam logados com internet, creio eu. Quando utilizava HOTSPOT isso nunca tinha acontecido, pessoas ligadas diretamente na central em cabeamentos separados caem também, possuo uma rede separada da principal ligada direto na minha ROUTERBOARD e ela se mantem normal, pessoas no wifi caem, no cabo caem, agora, pessoas após ou atras dessas continuam. Irei mandar um print do ultimo que aconteceu agora a pouco:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PPPOE.png
Visualizações:	847
Tamanho: 	234,5 KB
ID:      	64451Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PPPOE1.png
Visualizações:	778
Tamanho: 	233,5 KB
ID:      	64452
    Alguns conectados à 4 dias enquanto outros cairam faz 1 hora, por exemplo, Marcilene, na primeira imagem está conectada à 4 dias, na segunda imagem, Alexsimone, que fica antes dela caiu faz 1 hora. Isso chega à ser, me desculpem a expressão, estupido!

    Ja cortei a rede ao meio e coloquei um PTP para a outra torre para ver se resolvia, na 1009, ao colocar o PTP, o problema persistiu, quando coloquei ele separado na minha outra RB (1100 AHX2) o problema sumiu, porém eu ja usava o PPPOE nela e o problema ja existia, já comprei a 1009 pensando que seria a 1100, porém não é, ja refiz configurações e tudo mais. Só falta agora eu infartar!

    A topologia está assim, RB1009, sobe um cabo e entra num switch GIGA, que repassa para os clientes na rede. Ai o que vocês podem dizer que seja: "a rapaz, se tem 200 pessoas num cabo e não quer ter problemas?" R: Então me explique como no PTP que é um cabo só para isso também tem este problema? Sinal? Já chequei, está perfeito. Configurações? Já refiz tudo e sem sucesso.

    Passou um tempo sem isto acontecer, acho que coisa de 5 dias, até pensei que tinha resolvido, mas quem disse? Só vi o pessoal do nada caindo.

    Utilizo switchs VLAN, rede em bridge, já refiz cabeamentos, verifiquei a rede que leva até os clientes, já verifiquei sinal ...

    Sugestões? Alguém já passou por isso? Me ajudem por que estou perdido aqui já. Só mudei para esse bendito PPPOE por que no HOTSPOT sofria muito com clientes colocando o famigerado cabinho na porta LAN, e botando DHCP pra rodar na rede, deixando alguns sem internet.

  2. #2

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Aparece algo no log? Algo do tipo "peer is not responding"? Se usa radius, no radacct, caso seja freeradius, deve aparecer o motivo da desconexão.

    Assim eu tenho tenho partido para accel-ppp em estruturas maiores, não sei se é o seu caso, mas uma coisa posso garantir, é paz! É muito robusto e escalonável se bem configurado, eu tenho contato direto com os russos que desenvolvem o projeto, tenho colaborado com várias idéias e o último commit ficou perfeito, eles acataram minhas idéias e integraram com parâmetros que podem ser ligados e desligados, ficou muito bom, estou usando em mais de 10 provedores que atendo e não tenho problema!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Sim, aparece exatamente isto, "peer is not responding" e logo em seguida "terminating", demora 2 minutos e volta ao normal o cliente. Não utilizo RADIUS ... Só o PPPOE.

    Isso é muito estranho pois acontece de forma totalmente aleatoria, não tem hora, não tem dia, simplesmente cai e volta depois de um tempo, as vezes demora, outras vezes não, hoje mesmo caiu 2 vezes em um curto periodo de tempo, cerca de 2 quedas em 30 minutos.

  4. #4

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Aparece algo no log? Algo do tipo "peer is not responding"? Se usa radius, no radacct, caso seja freeradius, deve aparecer o motivo da desconexão.

    Assim eu tenho tenho partido para accel-ppp em estruturas maiores, não sei se é o seu caso, mas uma coisa posso garantir, é paz! É muito robusto e escalonável se bem configurado, eu tenho contato direto com os russos que desenvolvem o projeto, tenho colaborado com várias idéias e o último commit ficou perfeito, eles acataram minhas idéias e integraram com parâmetros que podem ser ligados e desligados, ficou muito bom, estou usando em mais de 10 provedores que atendo e não tenho problema!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    Show hem, tenho o mesmo problema aqui. E ocorre principalmente quando usado ccr, to pra migrar pra um server.u

  5. #5

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Jonas, se precisar de ajuda para colocar em produção um accel-ppp avise, eu não gosto de software proprietário, quero deixar isso claro! Vou além, eu tenho clientes que tem conexão no ptt-sp e mais de 4k sessões pppoe simultâneas, e a estrutura desde tratamento de link até autenticação é feito com software livre, sou fã de Debian desde que me lembro, nunca saí do padrão do Debian, apenas conheço bem o sistema e sei usar, hoje para autenticar isso eu uso uma estrutura usando MySQL + freeradius + Debian, e detalhe, o pool de ip válidos fica no radius, os servidores Debian + accel-ppp são totalmente passivos! É o que posso dizer é que nunca fiquei na mão por causa do sistema operacional, as vezes a gente encontra problemas, mas resolvo com facilidade e até hoje nunca me arrependi de usar essa estrutura.

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Explique melhor a sua estrutura.

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Acompanhando

  8. #8
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    então usando o accel-ppp, não precisaria do Mikrotik?

  9. #9

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Qual versão vc usa?

  10. #10

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Existe relatos desse problema na versão 6.35

  11. #11

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Jonas, eu estou perdendo a fé no RouterOS para servidor PPPoE. Já colocamos em pauta Juniper ou Cisco como concentrador, mas por conta dos valores altos demais, estou pensando em correr pra outra alternativa, até lá suportando o RouterOS.


    Sent from my iPhone.
    Aleluia.... eu penso isso faz muito tempo. Mas como não sou entendido em MK só posso expressar opinião leiga... No entanto é isso que se vê. Cada alteração em uma linha de programação do RouterOS não se sabe o que vai acontecer lá na frente.
    Eu desisti do pppoe exatamente por causa destas desconexões. E não é com a versão, pois acontece aleatoriamente em qualquer das versões que já usamos.
    Muitos me indicaram praticamente de tudo, mas nada resolveu. Até paguei para pessoa entendida fazer o pppoe. Sem resultados.
    Então , para mim fica opinião de leigo, mas também de observador... "não é estável"

  12. #12

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Bom dia pessoal! alguém usando ubiquiti como concentrador pppoe?
    Última edição por egservice; 18-07-2016 às 09:46.

  13. #13

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    @1929 o que vc usa pra fazer autenticação?

  14. #14

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    @1929 o que vc usa pra fazer autenticação?
    Aqui, desde 2008 é utilizado o hotspot. Tentei o pppoe mas acontecia a mesma coisa. Desconecta e volta. E isso de forma aleatória. E a mensagem que vinha era esta mesma que citaram. Daí desativamos o pppoe.

    Logo que começamos a mudar achei que seria uma excelente opção pois eliminava a questão do login e senha de uma forma bem simples. Deixava gravado na CPE.

    Estamos para mudar para o MKSolutions e daí parece que vai ser por pppoe novamente. Como não sou mais o dono, não sei sobre estes detalhes ainda... Na matriz já foi mudado.

    Sei lá, se sou apegado as coisas... mas pelo tempo que estamos com hotspot eu não posso me queixar dele... mas sei que tem muita gente que não gosta... alguns por causa de um broadcasting que ele gera na rede. Isso poderia ser controlado se faz autenticação em cada AP e não centralizado.
    Outros não gostam porque não usaram e por aí vai.

  15. #15

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Cara tem que ver o MTU e o keepalive Timeout e tbm se o cliente estiver com sinal ruim fica só desconectando, meus problemas eram só estes.

  16. #16

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Hotspot tem suas vantagens, uma delas eh tela de aviso que sinto falta.
    Mas pra usar em roteador e celular ter que fazer login eh horrível. Entao so resta pppoe. Sem falar nos roteadores fa tp- link e intelbras que ficam saindo de pppoe direto.

  17. #17

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Tp link não tenho experiencia mas intelbras cai direto mesmo.

  18. #18

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Pois eh. O da tp- link eh o modelo 740n

  19. #19

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por Danusio Ver Post
    então usando o accel-ppp, não precisaria do Mikrotik?
    Correto. Para usar o accel-ppp tem que instalar em um servidor com Linux. Tem uma galera usando Ubuntu instalado em Dell r210 e diz que fica perfeito, eu acredito. Contudo uso servidores HP de todo tipo, instalado com Debian e pra mim é uma experiência inigualável! Recentemente comecei a usar placas de rede Intel I350-T4, e elas impressionam pela estabilidade e confiabilidade!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: PPPOE Mikrotik deslogando pessoas aleatoriamente

    Citação Postado originalmente por joceliomarques Ver Post
    Cara tem que ver o MTU e o keepalive Timeout e tbm se o cliente estiver com sinal ruim fica só desconectando, meus problemas eram só estes.
    Tentamos tudo isso. Cliente de cara para torre com 100% de sinal e 100% de CCQ.
    Aparece de forma aleatória.

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Hotspot tem suas vantagens, uma delas eh tela de aviso que sinto falta.
    Mas pra usar em roteador e celular ter que fazer login eh horrível. Entao so resta pppoe. Sem falar nos roteadores fa tp- link e intelbras que ficam saindo de pppoe direto.
    Daí complica. É que aqui não deixamos o cliente conectar direto com smartphone na rede. CPE roteada no cliente e daí ele conecta com os dispositivos pelo roteador dele.