+ Responder ao Tópico



  1. Convocando mestre @rubem com participação especial @JonasMT

    Rubem, precisamos de ajuda em uma duvida:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...oller-1224-_JM

    Temos o controlador solar acima MPPT e a duvida é a seguinte: Até onde entendemos, esse controlador tem apenas função de carregador de bateria está correto? Os equipamentos não são ligados direto a ele é isso mesmo?

    Quais seriam as aplicações de ligar os equipamentos diretamente a bateria?

    Jonas... não sou entendido de energia... captei a essência ?

  2. Exatamente isso, só ainda nao entendi pq um carregador para painel solar que apenas carrega, nao tem saida para equipamento? rsrsrs



  3. Esse controlador esta pensado para alimentar diretamente equipamentos em Corrente Continua. Os equipamentos são ligados diretamente na bateria .

  4. Geralmente os controladores baratinhos do mercado pwm só entendem a corrente e tensão final do painel ou outra fonte, tipo: entra 8A com 21volts sai para uma bateria de 12 volts próximo dos 8A com 14volts, já um controlador mppt consegue converter a voltagem que sobra da tensão de carga da bateria que é próximo dos 14volts em corrente na saída, exemplo: 8A com 21 Volts na entrada do controlador mppt, já na saída ele consegue por exemplo 10A com 14volts, este por sua vez extrai o máximo (próximo de 100% da potência) dos painéis, sua função não é a descarga, mas a carga do banco de baterias com maior eficiência, por isto a sigla MPPT - ponto de potência máxima de rastreamento. Esses valores que citei não são corretos, coloquei apenas para exemplificação e entendimento, se for fazer esta conversão depende de cálculos.
    Particularmente nunca gastei grana com controladores caros, pois acho mais em conta aumentar a potência do painel e investir R$ 100,00 num controlador made in china pwm.



  5. Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Geralmente os controladores baratinhos do mercado pwm só entendem a corrente e tensão final do painel ou outra fonte, tipo: entra 8A com 21volts sai para uma bateria de 12 volts próximo dos 8A com 14volts, já um controlador mppt consegue converter a voltagem que sobra da tensão de carga da bateria que é próximo dos 14volts em corrente na saída, exemplo: 8A com 21 Volts na entrada do controlador mppt, já na saída ele consegue por exemplo 10A com 14volts, este por sua vez extrai o máximo (próximo de 100% da potência) dos painéis, sua função não é a descarga, mas a carga do banco de baterias com maior eficiência, por isto a sigla MPPT - ponto de potência máxima de rastreamento. Esses valores que citei não são corretos, coloquei apenas para exemplificação e entendimento, se for fazer esta conversão depende de cálculos.
    Particularmente nunca gastei grana com controladores caros, pois acho mais em conta aumentar a potência do painel e investir R$ 100,00 num controlador made in china pwm.
    A nao curti sua explicaçao, fosse o rubem o calculo estaria feito e revisado! uhauhauahau

    Brincadeiras a parte, muito obrigado @emilidani e @Djaldair minha duvida pois vou ligar 2 magazin da huawei + crs10 e alguns ptp.

    O motivo do controlador ser esse pois vou usar 1 banco de 2x 250w ja pensando na expansao para 4 de 250w, pois se fala em 9a de consumo nesses huawei mas até aonde ja pude testar e com trafego atual o consumo esta proximo 2.5a

    Entao seria apenas ligar direto nas baterias os equipamentos seja eles 24 ou 48v correto? Po se for assim show de bola economizo um conversor de 48v p/ 24v!

  6. Sobre ligar equipamento nas baterias ou no controlador:

    O motivo pra ligar no controlador é que ele impede a descarga total das baterias.

    Só isso.

    Uma descarregada completa (Abaixo de 9V) conta como uns 20 ciclos de descarga normal até 10,8V (Tensão onde o controlador solar desligaria o equipamento).

    Uma bateria estacionária comum (Delphi/Bosh) se for descarregada totalmente (Até uns 7 ou 8V) umas 50 vezes já vai pro lixo, perde quase toda a capacidade. Enquanto se descarregar só até 10,8V, em 50 descargas dessa ele perde no máximo 20% da capacidade.

    Se o rádio 48V for dos que desligam quando a tensão de alimentação fica abaixo de uns 42V (E vários fazem isso), pode ligar direto nas baterias sem problema.

    (Mas se for uma RB600 da vida, ela só desliga hora que a tensão das 4 baterias somadas fica abaixo de 10V. Isso mata completamente as baterias, ia reduzir a 2,5V por bateria praticamente! Fora que tem controlador solar que quando a tensão é tão baixo nem detecta que tem bateria plugada, aí você precisa ir e dar um carguinha externa pro controlador pelo menos começar a reconhecer que tem bateria plugada)






Tópicos Similares

  1. Respostas: 2
    Último Post: 21-10-2009, 16:06
  2. Respostas: 0
    Último Post: 12-10-2009, 23:30
  3. Mikrotik - Duvida Cruel - parte 2
    Por ricardobarreto no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 15-04-2008, 10:26
  4. Respostas: 2
    Último Post: 12-02-2008, 17:44
  5. DOSEMU: Dúvidas - Parte II
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 28-07-2005, 09:46

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L