+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 65km

    Buenos, boa tarde à todos.

    Estamos projetando um enlace, que será o nosso principal, o objetivo será eliminar os saltos atuais; são dois.

    Planejamos usar algcom de 1.2M 35.8dBi com par de ubnt af-5x.

    Precisamos passar 130MB full tá de bom tamanho, temos um dedicado de 100mb full.

    No ponto A tem muita poluição, no Ponto B tá tranquilo.

    A torre do ponto A tem 36 metros e do ponto B 60m

    Vamos utilizar 55 metros do ponto B e 25 metros do ponto A.

    Aceito opiniões e sugestões dos amigos.

    Segue medição do link planner.

    Grato, under's.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace001.png
Visualizações:	310
Tamanho: 	107,4 KB
ID:      	64498

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Oi, thefox minha expericiencia com af-5x não foi muito boa, em um ptp de 15km poluído no ponto A (como no seu caso) não consegui conectar de maneira nenhuma, alinhei com uma rb 912 em -54, troquei para af-5x e não conectou, será que em AC não conecta mais facilmente e não passa a banda desejada?

    Depois da minha experiência fiquei com um pé atrás com Airfiber

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Cara vai de mimosa muito mais radio. E ser que estabilidade msm vai de ideal 1.8mts. Eu tinha af5x 3m 55km e 1.2 algcom e modulava pra cassete durante a noite. Seu fosse vc fica com esses saltos mais curtos muito mais facil de gerenciar e mais estavel.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Cara vai de mimosa muito mais radio. E ser que estabilidade msm vai de ideal 1.8mts. Eu tinha af5x 3m 55km e 1.2 algcom e modulava pra cassete durante a noite. Seu fosse vc fica com esses saltos mais curtos muito mais facil de gerenciar e mais estavel.
    Até hoje nunca vi falar bem de Mimosa em longas distâncias ou em locais com muita interferência. Os relatos de bons resultados são sempre em PTPs curtos ou sem interferência (geralmente fora dos canais permitidos). E faz sentido, já que 802.11ac requer um SNR altíssimo que só é possível com pouca interferência e distância.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Até hoje nunca vi falar bem de Mimosa em longas distâncias ou em locais com muita interferência. Os relatos de bons resultados são sempre em PTPs curtos ou sem interferência (geralmente fora dos canais permitidos). E faz sentido, já que 802.11ac requer um SNR altíssimo que só é possível com pouca interferência e distância.
    Sobre o snr e fato. Distancia vi 45km 500mb nao lembro de enlace maior. To pesquisando se posso ligar ele em -48v junto com hauwei. Se alguem souber e puder me esclarecer eu ja tenho as dish 34 que ta com af5x 56km 270mb donw e 65up em 50mhz, estao la paradas como backup posso mecher a vontadem

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Pessoal, obrigado pelos feedback's, hoje à noite estava pesquisando sobre os mimosas e achei com bom preço no mercado livre, vendedor confiável, enfim...
    Como o amigo citou acima, é melhor manter os saltos ou fechar esse PTP com mimosa? Antena 5.8ghz de 1.8m eu nunca vi.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Não sei quanto custa um mimosa, mais um licenciado vc estaria muito mais tranquilo.
    Hoje tem opção de alugar e depois o radio passa a ser seu.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Citação Postado originalmente por thefox Ver Post
    Pessoal, obrigado pelos feedback's, hoje à noite estava pesquisando sobre os mimosas e achei com bom preço no mercado livre, vendedor confiável, enfim...
    Como o amigo citou acima, é melhor manter os saltos ou fechar esse PTP com mimosa? Antena 5.8ghz de 1.8m eu nunca vi.
    Eu, pessoalmente, faço uma análise de custos quando tento decidir entre PTP longo direto ou com saltos curtos, pois muitas vezes o custo de compra/construção, ou aluguel a longo prazo, de torre e terreno para os saltos intermediários é maior do que investir em rádio licenciado ou mesmo algum em 5GHz mais eficiente e em estruturas melhores nas duas pontas para fazer um PTP direto mais profissional e de mais alta capacidade e estabilidade.

    Lembre-se que vai ter que gastar também com alimentação e estrutura nos saltos intermediários: fontes, baterias, talvez painéis solares, shelter/gabinete outdoor, etc... sai bem caro.

    Quanto a antenas, a Ideal possui de 60cm até 1.8m e 2.4m em 5GHz: http://www.idealantenas.com.br/produ...Microondas.htm

    Nunca vi outro fabricante com tamanhas antenas nessa frequência, gostaria até que se alguém conhecer informe aqui para ampliar as opções.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Cotei o digital na luminitelecom 1+11 de 3.200,00.
    Pensamos no digital, o projeto inicial era com digital, mas não dá.

    Em relação a infraestrutura já está tudo montado com bateria, fonte, patch gerenciável, etc... Só substituir as antenas atuais.

    Essa antena de 1.8m da ideal achei interessante e não conhecia.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Em 5.8 nao usei, mas to usando em 6Ghz e ta mais que aprovada.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Citação Postado originalmente por thefox Ver Post
    Cotei o digital na luminitelecom 1+11 de 3.200,00.
    Pensamos no digital, o projeto inicial era com digital, mas não dá.

    Em relação a infraestrutura já está tudo montado com bateria, fonte, patch gerenciável, etc... Só substituir as antenas atuais.

    Essa antena de 1.8m da ideal achei interessante e não conhecia.
    Esse preço deve ser do modelo AGS-20, ele é mais novo e bem mais caro mesmo.
    O modelo barato da SIAE é o ALFOPlus, que é full outdoor. Acho que o enlace ALFOPlus custa uns R$20.000,00 (apenas rádios e no primeiro modelo lançado - o ALFOPlus 2 é caro também).
    Última edição por TsouzaR; 25-07-2016 às 02:11.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Recentemente no provedor onde eu trabalho fizemos um enlace de mais ou menos 65km usando um par de radio Mikrotik NetMetal e 2 Antenas Ubiquiti de 34dbi Com Dupla Polarização Mimo....No ponto A sem poluição já no ponto B tinha um pouco, mas nada que devesse se preocupar. Como resultado conseguimos linka com um excelente sinal de -60 variando até -63.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 65km

    cara, vai de mimosa

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 65km

    Bom dia, Temos soluções de baixo e alto custo para o seu enlace. Podemos analisar certinho sua necessidade e definir os equipamentos que vão te atender melhor. A Wi Network é uma distribuidora de equipamentos para rede cabeada, Wireless e Fibra Optica. Entre em contato 19 3396-9912 email [email protected] whast app 19 9 7416-2109 skype: winetwork10
    Aguardando