+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde, tenho um hotspot300 e quero expandir o sinal das antenas e estou pensando em substituir as antenas por uma ou duas antenas omnidirecional de maior alcance, para isso preciso saber qual a metragem de cabo que posso usar da antena omnidirecional para o roteador? A metragem influência na perda de sinal?

Obrigado

2. Citação Postado originalmente por abobre Ver Post
    Boa tarde, tenho um hotspot300 e quero expandir o sinal das antenas e estou pensando em substituir as antenas por uma ou duas antenas omnidirecional de maior alcance, para isso preciso saber qual a metragem de cabo que posso usar da antena omnidirecional para o roteador? A metragem influência na perda de sinal?

Obrigado
    Influencia e como!! O recomendado se for usar RG58 é no máximo 10mts,tendo em vista que dependendo da qualidade do cabo a perda é de 1db/metro (R$ 60,00 o cabo pronto)
    Se for até 20mts usa-se o RG213 (cabo grosso) esse tem perda de 0,3db/metro. (R$ 150,00^180,00 o cabo pronto)

Se for pra elevar o sinal em torre de 30mts é usado cabo LMR400 ou CellFlex.

Por esses motivos é comumente usado o rádio no pé da antena (Groove e Bullet vão conectados diretamente na antena) e a linha RB912/Rocket tem pigtails curtos de 1m.

Ao invés de colocar cabos longos, projete sua rede de maneira que o rádio fique no "pé" da antena, mesmo porque o valor dos cabos compensa investir em um rádio outdoor do que investir em cabo (que pode dar infiltração, perda de sinal, etc)

Falando do Hotspot 300: Se sua intenção é expandir o sinal para mais longe e apara equipamentos como notebook, celular, tablet etc... sua idéia é ruim!! Não adianta colocar uma antena que envie sinal a 100km se o equipamento que recebe não têm potência para enviar o sinal de volta. Uma rede wifi, a conexão e a velocidade de conexão são dadas pelo lado mais fraco. Por exemplo: Uma rede doméstica de 300Mbps com roteador top de linha poderá navegar a míseros 1Mbps em um celular ou notebook se este estiver muito distante do roteador, pois suas antenas internas são muito fracas para enviar o sinal longe (geralmente antenas de ganho 0dbi até 3dbi com cartões de 65mW).
    Essas potências e antenas dariam para conexões até 50~60mts se obstáculos (independente do rádio que esteja do outro lado).

Esse Hotspot300 teoricamente pode enviar sinal até 300mts. Entretanto em 300mts um celular estaria recebendo o sinal mas estaria sem conexão, pois não conseguiria enviar o sinal de volta.
    Compensaria então ao invés de usar antenas mais fortes, comprar ou outro hostpot300 e fazer uma expansão de rede.

3. Eu consegui com antena omni de 15 dBi um alcance de 400 metros com um celular Motorola defy em um dia ou outro mas garantia mesmo foi 200 metros e note com 150 a 200 metros. Nesses modelos mais novos o alcance é menor.
    Isso foi conseguido no meio rural e com visada, estando com roteador na sede o seu alcance pouco muda em relação ao meio urbano nos bairros, ou seja cerca de 80 metros quando muito.
    Eu uso uma omni em minha casa de 15 dBi, e seu alcance é de uns 50 metros mas tem pontos que com 10 metros não acesso.

4. sphreak, obrigado pela sua explicação! Hoje eu li um outro post que mencionava justamente o que você mencionou!

Nilton Nakao, obrigado pelo feed back!

Estou encerrando o tópico, pois já foi sanada minha dúvida!

Tópicos Similares

1. Qual é a diferente de uma antena de 50ohms e 75ohms
    Por hugocpjunior no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 03-04-2017, 07:27
  2. Funcionamento de uma antena
    Por AZLINK no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 16-10-2013, 15:22
  3. Respostas: 5
    Último Post: 12-01-2008, 11:58
  4. Clientes bem perto de uma antena Omni