+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a distancia permitida de uma antena omnidirecional para o Hotspot?

    Boa tarde, tenho um hotspot300 e quero expandir o sinal das antenas e estou pensando em substituir as antenas por uma ou duas antenas omnidirecional de maior alcance, para isso preciso saber qual a metragem de cabo que posso usar da antena omnidirecional para o roteador? A metragem influência na perda de sinal?


    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Qual a distancia permitida de uma antena omnidirecional para o Hotspot?

    Citação Postado originalmente por abobre Ver Post
    Boa tarde, tenho um hotspot300 e quero expandir o sinal das antenas e estou pensando em substituir as antenas por uma ou duas antenas omnidirecional de maior alcance, para isso preciso saber qual a metragem de cabo que posso usar da antena omnidirecional para o roteador? A metragem influência na perda de sinal?


    Obrigado
    Influencia e como!! O recomendado se for usar RG58 é no máximo 10mts,tendo em vista que dependendo da qualidade do cabo a perda é de 1db/metro (R$ 60,00 o cabo pronto)
    Se for até 20mts usa-se o RG213 (cabo grosso) esse tem perda de 0,3db/metro. (R$ 150,00^180,00 o cabo pronto)

    Se for pra elevar o sinal em torre de 30mts é usado cabo LMR400 ou CellFlex.

    Por esses motivos é comumente usado o rádio no pé da antena (Groove e Bullet vão conectados diretamente na antena) e a linha RB912/Rocket tem pigtails curtos de 1m.

    Ao invés de colocar cabos longos, projete sua rede de maneira que o rádio fique no "pé" da antena, mesmo porque o valor dos cabos compensa investir em um rádio outdoor do que investir em cabo (que pode dar infiltração, perda de sinal, etc)

    Falando do Hotspot 300: Se sua intenção é expandir o sinal para mais longe e apara equipamentos como notebook, celular, tablet etc... sua idéia é ruim!! Não adianta colocar uma antena que envie sinal a 100km se o equipamento que recebe não têm potência para enviar o sinal de volta. Uma rede wifi, a conexão e a velocidade de conexão são dadas pelo lado mais fraco. Por exemplo: Uma rede doméstica de 300Mbps com roteador top de linha poderá navegar a míseros 1Mbps em um celular ou notebook se este estiver muito distante do roteador, pois suas antenas internas são muito fracas para enviar o sinal longe (geralmente antenas de ganho 0dbi até 3dbi com cartões de 65mW).
    Essas potências e antenas dariam para conexões até 50~60mts se obstáculos (independente do rádio que esteja do outro lado).

    Esse Hotspot300 teoricamente pode enviar sinal até 300mts. Entretanto em 300mts um celular estaria recebendo o sinal mas estaria sem conexão, pois não conseguiria enviar o sinal de volta.
    Compensaria então ao invés de usar antenas mais fortes, comprar ou outro hostpot300 e fazer uma expansão de rede.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual a distancia permitida de uma antena omnidirecional para o Hotspot?

    Eu consegui com antena omni de 15 dBi um alcance de 400 metros com um celular Motorola defy em um dia ou outro mas garantia mesmo foi 200 metros e note com 150 a 200 metros. Nesses modelos mais novos o alcance é menor.
    Isso foi conseguido no meio rural e com visada, estando com roteador na sede o seu alcance pouco muda em relação ao meio urbano nos bairros, ou seja cerca de 80 metros quando muito.
    Eu uso uma omni em minha casa de 15 dBi, e seu alcance é de uns 50 metros mas tem pontos que com 10 metros não acesso.

  4. #4

    Padrão

    sphreak, obrigado pela sua explicação! Hoje eu li um outro post que mencionava justamente o que você mencionou!


    Nilton Nakao, obrigado pelo feed back!


    Estou encerrando o tópico, pois já foi sanada minha dúvida!