+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Micro Células com Setorial ALGcom

    Bom dia pessoal, sei que as setoriais da ALGcom são excelentes e com uma abertura vertical muito boa, e com 60 graus na horizontal. Pesquisando, lendo datasheet, etc obtive a informação de que dá pra usá-las em 90 graus na horizontal desde que a distância não seja tão grande. Então a pergunta é, alguém que usa ou que entenda mais do assunto, saberia me dizer até que distância mais ou menos eu consigo esses 90 graus?

    Desde já, agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Vc pode usar ela em 90º tanto quanto pode usar um NanoStation M5 em 360°, resumindo, o lóbulo principal dela é nos 60º com perda de 3db nas extremidades isso em qualquer distância, acha sinal pelo lado dela? acha claro que acha, conecta e navega? sim conecta e navega, vc vai ter qualidade? não, não vai ter qualidade, ai vai de vc, se vc não quer investir em 6 setoriais, coloca 4 basestation 90° que vai ficar melhor do que vc conectar cliente em lóbulo secundário das algcom

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SuporteClinitec Ver Post
    Vc pode usar ela em 90º tanto quanto pode usar um NanoStation M5 em 360°, resumindo, o lóbulo principal dela é nos 60º com perda de 3db nas extremidades isso em qualquer distância, acha sinal pelo lado dela? acha claro que acha, conecta e navega? sim conecta e navega, vc vai ter qualidade? não, não vai ter qualidade, ai vai de vc, se vc não quer investir em 6 setoriais, coloca 4 basestation 90° que vai ficar melhor do que vc conectar cliente em lóbulo secundário das algcom
    Meu caro no datasheet na basestation ela é medida em -6. Em -3 ela também tem aproximadamente 60º no lóbulo principal. Ademais o angulo vertical da basestation também é medido em -6, a abertura vertical é de apenas 4º ao invés dos 8º mencionados a -3.
    Aqui onde estou só tem morro. Se o local não é denso o Loco M5 me gera uma setorial muito mais eficiente que uma basestation. Pois a sua abertura vertical é muito maior. Com a basestation eu tenho que inclinar tanto a antena que o sinal se perde em poucas dezenas de metros, fora a reflexões.... Enfim, cada caso é um caso, não existe uma antena ideal, existe sim uma antena para cada cenário.

    Eu estou com uma setorial ALGCOM e tenho grande sucesso com ela. E este trimestre pretendo colocar setoriais ALG com todos os POPs onde eu tenho muitos rádios.

  4. #4

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    @chocobama agora você matou a charada... é isso aí mesmo.... Gráficos de lóbulos de irradiação quando bem entendidos ajudam na decisão... Por isso não tem de modo geral antena melhor ou pior...(logicamente não considerando qualidade de construção).
    O que torna uma melhor que a outra é exatamente entender os lóbulos de irradiação para ver o que melhor se adapta a necessidade.

  5. #5

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Meu caro no datasheet na basestation ela é medida em -6. Em -3 ela também tem aproximadamente 60º no lóbulo principal. Ademais o angulo vertical da basestation também é medido em -6, a abertura vertical é de apenas 4º ao invés dos 8º mencionados a -3.
    Aqui onde estou só tem morro. Se o local não é denso o Loco M5 me gera uma setorial muito mais eficiente que uma basestation. Pois a sua abertura vertical é muito maior. Com a basestation eu tenho que inclinar tanto a antena que o sinal se perde em poucas dezenas de metros, fora a reflexões.... Enfim, cada caso é um caso, não existe uma antena ideal, existe sim uma antena para cada cenário.

    Eu estou com uma setorial ALGCOM e tenho grande sucesso com ela. E este trimestre pretendo colocar setoriais ALG com todos os POPs onde eu tenho muitos rádios.
    Exatamente, me interessei devido sua abertura vertical, que dá pra atender quase no pé da torre. Só q como pretendo usar com cambium, vai ficar salgado colocar 6 rádios cambium com GPS.

  6. #6

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Minha intensão é colocar em um morro, que somado a altura da torre dá uns 45 metros. Se eu colocar basestation, mesmo que de 17dbi, terei que incliná-la um pouco pra baixo para poder atender com qualidade os clientes próximos e com isso perco muito alcance. Por este motivo, o interesse nas ALGCOM

  7. #7

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Aqui tivemos experiência com ALG num morro com 340 metros de altura, conseguimos uma cobertura no pé do morro que é 800 metros a 6km, usando um downtilt de 12º, única coisa que tem de pior nas ALG é a isolação de polarização cruzada que perde quase 10db pras UBNT, tenho percebido que usando elas com caixa blindada numa torre onde temos 18 antenas 5.8 o piso de ruído baixou consideravelmente, nota 10 essas ALG 60º

  8. #8

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Meu caro no datasheet na basestation ela é medida em -6. Em -3 ela também tem aproximadamente 60º no lóbulo principal. Ademais o angulo vertical da basestation também é medido em -6, a abertura vertical é de apenas 4º ao invés dos 8º mencionados a -3.
    Aqui onde estou só tem morro. Se o local não é denso o Loco M5 me gera uma setorial muito mais eficiente que uma basestation. Pois a sua abertura vertical é muito maior. Com a basestation eu tenho que inclinar tanto a antena que o sinal se perde em poucas dezenas de metros, fora a reflexões.... Enfim, cada caso é um caso, não existe uma antena ideal, existe sim uma antena para cada cenário.

    Eu estou com uma setorial ALGCOM e tenho grande sucesso com ela. E este trimestre pretendo colocar setoriais ALG com todos os POPs onde eu tenho muitos rádios.
    Sim amigo, eu percebi isso no datasheet tbm, isso varia de fabricante pra fabricante, se querermos 90º com ângulo de meia potencia (-3db) devemos usar a setorial 120º da ubnt, assim como podemos usar as 90º da ubnt como 60º, percebi que até nas setorial AC deles eles levam em consideração -6db, aki fasso o radio de cobertura dos PoPs, e percebo que os clientes nas extremidades chegam a perder 10db em comparação aos clientes na mesma distância porem no meio da setorial 90º da UBNT

  9. #9

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Citação Postado originalmente por SuporteClinitec Ver Post
    Aqui tivemos experiência com ALG num morro com 340 metros de altura, conseguimos uma cobertura no pé do morro que é 800 metros a 6km, usando um downtilt de 12º, única coisa que tem de pior nas ALG é a isolação de polarização cruzada que perde quase 10db pras UBNT, tenho percebido que usando elas com caixa blindada numa torre onde temos 18 antenas 5.8 o piso de ruído baixou consideravelmente, nota 10 essas ALG 60º
    Show hein... Quanto as caixas blindadas da ALGCOM, já ouvi muito relatos de que é excelente, mas acho muito caras pra uma caixa de alumínio. Como pretendemos colocar cambium, não usaremos essas caixas, já que o rádio já tem uma boa isolação e teremos poucos rádios no início. À medida que for aumentando e vermos que a interferência está começando a atrapalhar, vamos pensar nessas caixas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @chocobama agora você matou a charada... é isso aí mesmo.... Gráficos de lóbulos de irradiação quando bem entendidos ajudam na decisão... Por isso não tem de modo geral antena melhor ou pior...(logicamente não considerando qualidade de construção).
    O que torna uma melhor que a outra é exatamente entender os lóbulos de irradiação para ver o que melhor se adapta a necessidade.
    Ensinamentos do Mestre Rubem meu caro. Um dia destes irei procurar todos os posts dele e imprimir uma "Enciclopédia Sobre as Coisas". Pude absorver o trivial sobre os ensinamentos do mestre e isto tem me ajudado muito.

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Exatamente, me interessei devido sua abertura vertical, que dá pra atender quase no pé da torre. Só q como pretendo usar com cambium, vai ficar salgado colocar 6 rádios cambium com GPS.
    Meu caro pode ficar tranquilo, a antena irá atender a sua necessidade. Ela também é uma antena de 90º, mas o ganho será menor nas bordas. É normal, toda antena é assim. O amigo SuporteClinitec, relatou as diferenças de ganho com UBNT.

    O segrego é usar micro células e só fazer instalações com visada. Aqui onde estou nunca sei quando uma instalação terá visada. Estou na comunidade "truta", aqui a todo momento alguém bate uma laje o sobe mais um andar do barraco. Hoje você tem visada, amanhã não tem mais.

    Citação Postado originalmente por SuporteClinitec Ver Post
    Sim amigo, eu percebi isso no datasheet tbm, isso varia de fabricante pra fabricante, se querermos 90º com ângulo de meia potencia (-3db) devemos usar a setorial 120º da ubnt, assim como podemos usar as 90º da ubnt como 60º, percebi que até nas setorial AC deles eles levam em consideração -6db, aki fasso o radio de cobertura dos PoPs, e percebo que os clientes nas extremidades chegam a perder 10db em comparação aos clientes na mesma distância porem no meio da setorial 90º da UBNT
    Dai a importância das micro células. Em longa distância, 10db derrubam o desempenho de todo um setor.

    O Mestre Zé postou um vídeo muito interessante. Ele esta falando justamente sobre o assunto. O vídeo fala sobre elevação, mas o conceito básico pode ser calculado em qualquer situação. Claro que tem um jabá do patrocinador, mas a apresentação é muito mais sensata do que a daquele nosso amigo gordinho (Luciano "Computeki").


  11. #11

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    pessoal como que eu chego nos 90 graus usando a algcom com o rocket prism

  12. #12

    Padrão Re: Micro Células com Setorial ALGcom

    Até onde eu sei, eu não conheço nenhuma setorial da AlgCom de 90 graus, todas são de 60