+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link ponto b e provedor no a

    Eo seguinte o provedor está no ponto A e tenho que pegar outro link no ponto B, jogando para o ponto A, mas tbm quero por clientes neste ponto B qual a melhor solução para este problema??como faria??
    A são duas cidades!! A e uma e B e outra ok!

  2. #2

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    Buenas @rkimporte

    Qual a sua dificuldade?
    Não é só fazer um PTP do ponto B pro A para enviar o link e tá pronto?
    Atender clientes onde o link já não tem mistério, liga os clientes na RB (por radio, cabo, fibra, nao sei como você faz) e pronto.

  3. #3

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    Mas os servidores estão no ponto A

  4. #4

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    "Os servidores"?
    Quais servidores você tem?

    Basta colocar uma RB no ponto B para logar os clientes. Se você usa Radius e o servidor Radius esta no ponto A não tem problema, é só configurar o Radius na RB do ponto B para usar o servidor Radius que esta no ponto A.

    Agora se você esta pensando em instalar clientes no ponto B e logar eles no ponto A, da pra considerar isso um "desperdício" de trafego wireless. Os clientes vão mandar um pacote do ponto B para o A, que vai mandar devolta pro B pra ir pra net e recebendo a resposta volta pro ponto A que entao responde pro ponto B e dai entao pro cliente. Ou seja, cada pacote vai ter que ir e voltar 2 vezes do ponto A pro ponto B pra chegar na internet.

  5. #5

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    Hum, entendo, então da para min, por Rb no B entrando link em uma porta saindo configurada PPPoE em outra porta para clientes, e outra porta sair o link no PtP para o ponto A ond vai entra na Rb com load balance que dae vai para outra Rb de borda ond está o servidor Radius, ae da para por o servidor Radius configurando para ele gerenciar o RB no ponto B é isso da certo??

  6. #6

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    3 alternativas,
    1=Fazer dois enlace um para o link e outro para os clientes
    2=Montar uma rb no ponto B e fazer um autenticador la (ESSA SÓ FUNCIONA SE USAR RADIUS)
    3=Fazer uma entre O SWITCH que for usar no ponto B ou entre os equipamentos transmissores que for usar no ponto B até o concentrador que usa no ponto A.

    Analise a mais viável e seja feliz

  7. #7

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    Então, mas essa 2 ae nao é oque eu comentei acima ae, tendo concentrador PPPoE no B e mandando o link pro ponto A ond vai entra o link no load balance e indo para o Rb de borda ond está liga meu servidor Mk-auth isso daria certo, o mk-auth gerenciar o PPPoE do pontoB e ao mesmo tempo pegando o link

  8. #8

    Padrão Re: Link ponto b e provedor no a

    Funciona sim @rkimporte

    Basta que a RB do ponto B tenha acesso ao MKAuth. O MKAuth pode estar até mesmo em uma rede separada dos clientes, numa porta exclusiva para ele na RB do ponto A, basta você configurar as rotas certinho que a RB do ponto B vai ter acesso a ela, e dai é só cadastrar a RB do ponto B no MKAuth, la em Servidores.

    Por exemplo na RB do ponto B:

    ether1 - Link
    ether2 - Clientes
    ether3 - PTP para Ponto A

    Se você tem um Link dedicado e tem um bloco /29 ou maior, você pode colocar a ether3 em bridge com a ether1 e utilizar um dos seus IPs válidos no ponto A, pois o ponto A vai ter acesso direto ao link dessa forma. E se for assim, a carga na RB do ponto B diminui bastante por não precisar rotear trafego do ponto A.

    Mas se você só tem um /30 ou se sua conexão com a internet é PPPoE, então você configura uma rede /30 entre a RB do ponto A e a do B, por exemplo

    RB ponto A ether1: 192.168.255.2/30
    RB ponto B ether3: 192.168.255.1/30

    Dai na RB do ponto A o gateway da sua rota padrão é 192.168.255.1.
    Não pode te esquecer que, todo o trafego da RB do ponto A vai ser TAMBÉM roteado pela RB do ponto B. Claro que não vai ser tão alta quando a RB do ponto A pois não vai precisar controlar sessoes PPPoE nem queues e etc, mas tem que botar na cabeça que se no ponto A ja tem uns 100 ou mais clientes, uma RB450G no ponto B ja é o mínimo pra não se incomodar.