+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Boa noite mestres de rede. estou com uma pulga atras da orelha em um cenário.Seguinte eu tenho uma RB750GL que até então me atendia bem.
    com aumento do link, gravando gráficos e the dude rodando ela esta com processamento com os dias contados. Pensei então em pegar um PC e instalar mikrotik x86 sendo que qualquer pc meu aqui vai rodar melhor ki a RB citada acima. Ai vem a questão da Vlan. Eu nao queria encher esse MK com placa de rede PCI. Gostaria de conectar ele com uma interface a um switch e todas as interface desde link, cache speedr, servidor mk-auth, segundo link e saidas do clientes no mesmo switch fosse feita atraves de Vlan alguem sabe se isso daria certo?
    MK--eht1---eth1--Switch
    vlan1 eth2-vlan1-link1
    vlan2 eth3-vlan2-cache
    vlan3 eth4-vlan3-mkauth
    vlan4 eth5-vlan4-link2
    vlan5 eth6-vlan5-LOCAL
    vlan6 eth7-vlan6-LOCAL
    vlan7 eth8-vlan7-LOCAL

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Oii da sim se o switch for gerenciavel. Ja fizcom switch da cisco. Mas lembree que o trafego será divido na interface do pc. Nao seria melhor tirar o monitoramento da rb e usa-la com as vlans ou comprar uma rb1100ah?

    Enviado via LG-V490 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Bom dia Magnorm.
    Obrigado pela resposta. O negocio e quebrar um galho até comprar uma RB melhor mesmo até porque RB da menos pau ki um PC cheio de componentes e periféricos.

    minha rede trafega nada mais que 60 megas irei fazer em uma interface 10\100\1000 acho que nao devo ter problemas.
    Obrigado mais uma vez.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Sim daria certo.

    Porem...
    Vai consumir muito mais energia..
    Vai ter mais ativos cascateados na rede (maior chance de falha)
    Mais espaço físico.
    Aumentara o serviço de gerencia

    No fim das contas, o que você vai fazer pra economizar em poucos meses já terá gasto mais que o valor de comprar uma nova rb...




    Se quer realmente crescer, invista com sabedoria.

    E aproveite a queda do dollar, jaja ele volta a subir. ^^

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Sim é possível fazer o que você pretendo. O ponto chave é comprar uma BOA placa de rede... não adianta essas de 30,00 que não vai aguentar!

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Obrigado pela resposta de todos.
    Acabei deixando por mais um tempo na pequena RB750gl acho ki Pc grande e abrir espaço para falhas mais irei fazer testes com 2 PCI no Pc
    vlan dos links e cache entra por uma e dos clientes sai pela outra. Assim não vou ter muitos dados nas duas direção em uma só placa.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Boa tarde, você possui uma dúvida pertinente, primeiramente seria necessário saber qual o switch utiliza atualmente? Segundo ele é gerenciável? Temos duas opções:
    * Primeira opção será utiliza um switch não gerenciável, sendo assim este ira trabalhar com switch sem tags de vlans. Nesse caso o servidor que irá fazer a função de gestão das portas, o ideal será um switch 10/100/1000. Todas as vlans seria gerenciadas pelo servidor, o processamento será solicitado ao servidor. E no switch apenas processamento do trafego.
    *Segunda opção é utilizar um switch gerenciável, sendo assim você define a forma que irá utilizar sua vlan, como será necessário que o switch realize a gestão da vlan, você precisa investir em um switch com processamento melhor. Neste caso indico switchs da Cisco, possuem o gerenciamento necessário e dificilmente vai dar problemas.

    Analise o custo beneficio e a necessidade de sua rede.

    Att: Dzyan Mendes
    CEO at consultortik.com.br

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Se eu usar um switch não gerenciavel não teria como conectar todos sistema visto ki so tenho uma placa de rede ou duas no meu caso. porque não consigo fazer vlan neles
    Citação Postado originalmente por ConsultorTik Ver Post
    Boa tarde, você possui uma dúvida pertinente, primeiramente seria necessário saber qual o switch utiliza atualmente? Segundo ele é gerenciável? Temos duas opções:
    * Primeira opção será utiliza um switch não gerenciável, sendo assim este ira trabalhar com switch sem tags de vlans. Nesse caso o servidor que irá fazer a função de gestão das portas, o ideal será um switch 10/100/1000. Todas as vlans seria gerenciadas pelo servidor, o processamento será solicitado ao servidor. E no switch apenas processamento do trafego.
    *Segunda opção é utilizar um switch gerenciável, sendo assim você define a forma que irá utilizar sua vlan, como será necessário que o switch realize a gestão da vlan, você precisa investir em um switch com processamento melhor. Neste caso indico switchs da Cisco, possuem o gerenciamento necessário e dificilmente vai dar problemas.

    Analise o custo beneficio e a necessidade de sua rede.

    Att: Dzyan Mendes
    CEO at consultortik.com.br

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Como você o Sr. utiliza mais que duas vlans, é realmente necessário utilizar um switch gerenciável!Caso tenha alguma dúvida quanto a configuração pode me consultar.

    Att: Dzyan Mendes
    CEO at consultortik.com.br

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Buenas @okinaua

    Se seus clientes são todos wireless, você não precisa nem de switch gerenciável (dependendo dos equiptos que usa).

    Se você usa equipamentos da linha M da Ubiquiti para atender clientes, e digamos que você tem 3 cabos descendo até o switch desses equiptos,e um cabo do switch até a RB, então basta você ir na configuração desses equiptos, em Network colocar em modo Advanced, dai lá em VLAN você cria uma VLAN com a ID 1000 (pode ser a ID que você quiser, só exemplo aqui), dai vai na bridge e remove a LAN0 da bridge, e adiciona a LAN0.1000; neste caso a bridge vai ficar entre a WLAN0 e a LAN0.1000. Faz a mesma coisa para os outros equiptos, porém coloca IDs diferentes, 1001 e 1002 e assim por diante (se deixar a mesma ID em todos os radios, eles podem acabar gerando trafego entre si visto que seu switch não é gerenciável). Assim, todo o trafego chegando na WLAN0 dos clientes, vai ser enviado pelo cabo mas com a tag 1000 adicionada. Na RB, na porta onde o cabo do switch está ligado, basta adicionar uma VLAN com a mesma ID e pronto.

    Se você usa radios Mikrotik, da pra fazer a mesma coisa, só adicionar uma VLAN na interface LAN do equipamento, e criar a bridge entre a wireless e a VLAN criada.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Entendi. Dependendo do equipamento que distribui eu posso fazer vlan direto nele.
    Porém minha rede e toda cabeada e nenhum switch dela e gerenciavel.
    Aqui vai uma pergunta
    Eu so uso pppoe no cliente amarrado ipxmac
    Se eu colocar um switch gerenciavel no primeiro entroncamento da rede definindo em quais portas vão sair as vlan deve melhorar alguma coisa né.
    Quando chegar em casa vou tirar print do dude pra vcs ver

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik com unica interface + switch Com Vlans

    Tô querendo colocar um switch no primeiro tronco porque colocar vários switch não gerenciado assim um depois do outro deve perder alguma qualidade.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App