Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Bom dia, atualmente trabalho em uma empresa com uma faixa de uns 90 a 110 ips, incluindo estação de trabalho, maquinas de impressão, e alguns celulares, preciso de uma solução de roteamento melhor, iniciei um ClearOs comunity, mas tive a ideia de perguntar para os especialistas (vocês), pois pensei que um MK pode ser viavel tambem como solução para o meu problema, preciso de:

    DHCP = Pois preciso de muitos ip fixado
    Controle de Acesso = Sites
    Controle de Banda
    Acesso a rede sem fio = Cliente e Funcionários, este é o grande lance queria algo que mediante a senha o cliente ter um tempo estipulado no router de uso, e assim também os funcionários um limite de uso diário, colocar 20 min de uso diário.

    Ou até um hotspot mediante de senha com limite de uso, fui em uma loja que era assim.

    Qual seria a melhor opção se possível algum que posso usar um computador com duas placas de rede.

    Grato.


  2.    Publicidade


  3. Comece usando por mikrotik melhor facilidade na aprendizagem de configurações.

    Soluções a muitas, mais vou tentar lhe dizer as que já usei.
    DHCP: Você pode usar um /24 (254 ips) ou um /23 (512 ips)
    CONTROLE DE ACESSO: Isso você faz no mikrotik em IP à FIREWALL à FILTERS.
    CONTROLE DE BANDA: Isso você faz no mikrotik na ABA à QUEUE, onde você define por usuário ou pra range toda.
    ACESSO A REDE SEM FIO= Pode usar o USER MANAGER do próprio mikrotik, configurar ele adequadamente para controle por tempo de acesso ou por dias, detalhe, eu não me recordo bem se ele trabalha por horário que deve funcionar.
    Ou se é possível colocar determinado usuário pra funcionar em determinado horário, acredito que sim. Outra alternativa e se for comprar uma mikrotik que tenha wireless, você pode fazer o controle de acesso por filtro de mac address, em WIRELESS à ACCESS LIST, mais pra isso nas configurações do cartão o DEFAULT AUTENTICAT (acho que é assim a escrita, deve esta desmarcado). Dessa forma apenas os clientes cadastrados em access list, com seus respectivos MAC ADDRESS de cada dispositivo e com a SENHA definida para este MAC e que vai funcionar. Ou seja, a senha que você cadastrar só vai funcionar para tal MAC e apenas se ele estiver incluso na lista.

    Espero que tenha sido últil a ajuda.

  4. Alex, ajudou muito clarear as ideias e o caminho vou comprar uma RB com wireless vi no ML é bem acessível, e vou dar uma estudada no equipamento antes de colocar para rodar, agradeço, sucesso !

  5. Recomendo deixar o firewall, hotspot, roteamento com o mikrotik e wifi com o unifi. Tenho em 8 clientes e nunca deu problema. Olha que tô usando a rb 750 em todos e nunca travou.

  6. Citação Postado originalmente por Dhytechno Ver Post
    Alex, ajudou muito clarear as ideias e o caminho vou comprar uma RB com wireless vi no ML é bem acessível, e vou dar uma estudada no equipamento antes de colocar para rodar, agradeço, sucesso !
    Faça como o amigo @alextaws disse. Entretanto não recomendo RB integrada com WiFi (principalmente essas de 100~200 reais do ML algumas são enganosas... Fuja de Hap Lite e RB 941.. Além de ser limitada tem muita falsificação no ML) Pode te dar gargalo de processamento a partir de 30 conexões.

    Se vai ser mesmo na média de 100 conexões/IPs para gerenciar faça um investimento em uma Routerboard e em um rádio configurado em bridge (pode até ser um hotspot ou um Unifi... em bridge com o mikrotik)
    Te indico uma RB2011uas ou possivelmente até uma CloudCore.




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L