+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Caros, por favor, preciso de um link de fibra ligando dois escritórios.
    um está no numero 711 e o outro no mesmo quarteirão no numero 826 (130m de distancia).
    Alguém conhece uma empresa que faça isso?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    É necessário fibra mesmo? Porque teria de contratar uma empresa que tenha autorização especifica de cabeamento na Cia Eletrica na sua região, ou que tenha capacitação técnica (Anatel+CREA) para se credenciar... O que é caro em ambos os casos.

    Em 130mts eu usaria PTP via rádio. Rápido, fácil, objetivo, sem necessidade de grandes autorizações (possivelmente nenhuma), preço muito menor.

    Mas a banda é menor em comparação a fibra... Por isso fica a pergunta... É necessário fibra? Qual a banda passante necessária? Qual o invesimento pretende fazer?

  3. #3

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É necessário fibra mesmo? Porque teria de contratar uma empresa que tenha autorização especifica de cabeamento na Cia Eletrica na sua região, ou que tenha capacitação técnica (Anatel+CREA) para se credenciar... O que é caro em ambos os casos.

    Em 130mts eu usaria PTP via rádio. Rápido, fácil, objetivo, sem necessidade de grandes autorizações (possivelmente nenhuma), preço muito menor.

    Mas a banda é menor em comparação a fibra... Por isso fica a pergunta... É necessário fibra? Qual a banda passante necessária? Qual o invesimento pretende fazer?

    requer a mesma autorizacao tando no cabo quanto na fibra, a fibra tem o aluguel dos postes, entra em contato com algum provedor de fibra, provavelmente eles vao ofertar um servico chamado lan2lan, ou vpls

  4. #4

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Além do que o pessoal falou, tem a questão da quantidade mínima de postes para aluguel. 130 metros não deve precisar nem de 4 postes, mas a concessionária vai te obrigar a pagar pela quantidade mínima, que às vezes é 70, 130, etc., depende da concessionária.

    Ou seja, não vale a pena, assim como não vale a pena passar os cabos ilegalmente, pois se te pegarem, vai estar bem enrascado, vai perder tudo e ainda há possibilidade de multa e até prisão.

  5. #5

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Além do que o pessoal falou, tem a questão da quantidade mínima de postes para aluguel. 130 metros não deve precisar nem de 4 postes, mas a concessionária vai te obrigar a pagar pela quantidade mínima, que às vezes é 70, 130, etc., depende da concessionária.

    Ou seja, não vale a pena, assim como não vale a pena passar os cabos ilegalmente, pois se te pegarem, vai estar bem enrascado, vai perder tudo e ainda há possibilidade de multa e até prisão.
    Positivo!

    Por isso ainda acho melhor um PTP via rádio... em 130mts com visada é moleza!

  6. #6

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Pirigoso , TsouzaR muito obrigado pela ajuda.

    Realmente de início pensei no rádio, mas uma empresa ofereceu fibra e acabei me empolgando, mas cobraram R$ 1200 de instalação e R$ 3300 de mensalidade. Ficou muito caro mesmo,

    Preciso de uma taxa de transferência acima de 100Mb.

    Pensei em um rádio mimosa B5 Lite. Tenho visada sim, é uma casa com térreo e mais um andar e na outra tenho térreo mais 2 andares e ainda a caixa dágua.

    Não tenho experiencia com rádio, com ele consigo conectar meus switchs como uma bridge certo? rsrs

    O que acham? Penso em gastar de R$ 3000 a R$ 5000.

    Obrigado pessoal

  7. #7

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Citação Postado originalmente por sergiotux Ver Post
    Pirigoso , TsouzaR muito obrigado pela ajuda.

    Realmente de início pensei no rádio, mas uma empresa ofereceu fibra e acabei me empolgando, mas cobraram R$ 1200 de instalação e R$ 3300 de mensalidade. Ficou muito caro mesmo,

    Preciso de uma taxa de transferência acima de 100Mb.

    Pensei em um rádio mimosa B5 Lite. Tenho visada sim, é uma casa com térreo e mais um andar e na outra tenho térreo mais 2 andares e ainda a caixa dágua.

    Não tenho experiencia com rádio, com ele consigo conectar meus switchs como uma bridge certo? rsrs

    O que acham? Penso em gastar de R$ 3000 a R$ 5000.

    Obrigado pessoal
    B5 Lite deve conseguir no mínimo 500Mbps agregados facilmente nessa distância, se bem instalado (respeitando zona de Fresnel, distância de outros rádios e superfícies de reflexão, etc.) e configurado, e o par deles cabe facilmente nesse seu orçamento.

    É, sim, possível conectar os switches de forma transparente com os rádios funcionando em modo bridge (acho que bridge é padrão desses rádios Mimosa, nem deve ter opção de operar como roteador, que de qualquer forma não atenderia sua necessidade aí).

  8. #8

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Que bacana TsouzaR. Então posso investir nessa idéia?
    E é uma ótima oportunidade para eu ter contato com rádio..rsrs

    Vou estudar mais sobre as suas dicas e mantenho todos aqui informados ok?

    Abraços a todos.

  9. #9

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Nessa distancia ate duas sxt ac passa tranquilo mais de 100mb e e mais barato que b5 lite

  10. #10

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Nessa distancia ate duas sxt ac passa tranquilo mais de 100mb e e mais barato que b5 lite
    Pela experiência que tive com SXT AC, não recomendo.

    Todas unidades novas compradas por um indivíduo que inventou de colocar essa tralha na rede tiveram problema com porta Ethernet que parava de negociar do nada, além de termos obtido sinal mais fraco no wireless, mesmo usando 802.11n com mesma modulação da SXT Lite5 que estava no local anteriormente.

    Esse sinal inferior foi obtido trocando apenas a SXT Lite5 de um dos lados pelo modelo AC. Se trocasse dos dois lados o resultado seria pior ainda. Com SXT Lite5 no mesmo local, nem problema com porta Ethernet tivemos.

    Além disso, SXT AC pode até passar mais que 100Mbps, deve conseguir até um pouco mais de 200Mbps agregados, mas Mimosa B5 Lite é outro nível, alcança fácil os 500Mbps agregados, o que justifica o preço. Cabe analisar a demanda que existe, e se compensa arriscar com equipamentos MikroTik para AC, que ainda não são tão estáveis e bem desenvolvidos.

  11. #11

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Tive problema aqui mais foi o firmware foi atualizada para ultima e resolveu mais tem gente falando que a b5lite ja ta dando problema de lan tambem ai fica dificil recomendar la tambem mais com certeza e melhor que sxt ac mais como ele que acima de 100mb e não tem muita experiencia em radio, a serie ac da ubnt deixa mais facil a instalação para ele ate ir desenvolvendo um conhecimento melhor em radios. A nanobeam ac 19dbi pode ser uma boa e em menos de 200 metros é sossegado. Ate litebeam ac passa mais de 100mb nessa distancia.

  12. #12

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Tive problema aqui mais foi o firmware foi atualizada para ultima e resolveu mais tem gente falando que a b5lite ja ta dando problema de lan tambem ai fica dificil recomendar la tambem mais com certeza e melhor que sxt ac mais como ele que acima de 100mb e não tem muita experiencia em radio a serie ac da ubnt deixa mais facil a instalação para ele ate ir desenvolvendo um conehcimento melhor em radios a nanobeam ac 19dbi pode ser uma boa e e menos de 200 metros e sossegado. ate litebeam ac passa mais de 100mb nessa distancia.
    Aqui o firmware é sempre na última versão e o RouterOS é atualizado também para última bugfix em caso de problemas para eliminar dúvidas de ser algo específico de uma versão. Isso não resolveu na maldita SXT AC.

    Esse problema da porta Ethernet da SXT AC parece ser algo ainda não corrigido no firmware. Já Ubiquiti, e parece que Mimosa também, são portas de açúcar, queimam por qualquer coisa, ao contrário de MikroTik.

    Se ignorar essa questão da fragilidade da porta, UBNT parece ser mesmo a mais estável em 802.11ac no momento. Deve proporcionar uns resultados interessantes a um baixo custo.

  13. #13

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Pois e se for usar a ubnt ja e bom acrescenta um protetor de surto aterrado da ubnt pra não correr tanto risco.

  14. #14

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Obrigado pessoal.
    Já tinha boas referencias do Mimosa, vou manter o Mimosa mesmo.
    É para empresa e não quero ter dor de cabeça (além das que sei que terei...rsrs)

    Obrigado pela ajuda de todos.

  15. #15

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    E os rádios Mimosas já estão homologados na Anatel?

  16. #16

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    E os rádios Mimosas já estão homologados na Anatel?
    Após busca exaustiva no SGCH da Anatel, até é possível localizar o fabricante Mimosa Networks CO. Entretanto não há registro de nenhuma homologação... Problemas a vista???

  17. #17

    Padrão Re: link de fibra entre escritórios, alguém indica?

    Pessoal...acabei contratando um link fibra lan2lan. Está saindo R$ 1000 por mês. Link de 1Gb. E está o do bem.
    Co.prei o rádio e viu configurar como redundância.
    Obrigado a todos...

    Agora preciso aprender a configurar...rs.
    Imaginava que seria um link vpn entre eles..

    Mas tenho uma ponta access point e outra station certo?

    A pinta access point vai para meu roteador e a station para meu switch...isso?

    Rs.... desculpem a ignorância...

    Abraços