Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Boa noite, fui hoje em um cliente que tinha aberto já dois chamados em uma semana e então resolvi revisar a antena e quando desci ela tinha um ninho de formiga na ponteira, estava acessando ela normalmente mas ao desmontá-la parou, agora nem liga, e o led da fonte fica piscando. Os componentes estão aparentemente normais, alguém tem alguma dica de como fazê-la voltar?

  2. Amigo... isso é uma praga! Já tive problemas assim em algumas estações repetidoras em meio a pastos. E as danadas adoram essas instalações, justamente porque é uma fonte de calor para elas.

    O problema das formigas é o ácido fórmico (ácido metanóico) que formigas utilizam para acidificar os ninhos e proteger as colônias contra bactérias. Aí vem o problema... Esse ácido é altamente reativo, se infiltrando e causando corrosão principalmente em ligas de estanho, cromo e níquel (percebeu o desespero?).
    Esse ácido costuma infiltrar-se pelas soldas dos CI's ou mesmo dentro de sua estrutura, corroendo e catalizando a oxidação de alguns componentes.

    Eu particularmente jogo fora uma placa contaminada assim... ou removo algum componente que me possa ser útil... O que pode ser feito é tentar remover a oxidação dos componentes com solução desoxidante (como é feito com placas de celular que cai na água) e verificar se não houve trilhas ou soldas corroídas.
    O que acontece quando o circuito impresso e os componentes não estão muito detonados é a oxidação se expandir e acaber por fazer contato em tudo quando é ponto na placa... por isso uma limpeza pode acabar salvando o equipamento.

    Abraço!



  3. Quem trabalha no conserto de eletrônicos como eu sabe bem o que é isso.
    Pode-se limpar, lavar bem, secar com soprador térmico, secador comum mesmo, maçaricos de acampamento ou em pequenas estufas(prefiro), cuidado para não passar de uns 60°C; depois deixando esfriar naturalmente e testo. Pode ganhar um tempo até comprar outro, mas é bom avisar o cliente se o equipamento for dele; funcionando eu aconselho a passar querosene, isso evita que volte a fazer o ninho novamente.

  4. Por isso vedo tudo com silicone. Isso é uma praga pra detonar os equipamentos, principalmente switches.

  5. O negocio eh tampar silicone e tem umas que são minúsculas.






Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L