Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Amigos do Under, como vcs usam ae, temos alguns radios de 5.8 antigos que é só A, queremos substitui-los por outros que trabalham em N, alguém sabe me dizer se á alguma vantagem nisso? fazendo isso iremos ajudar o AP a trabalhar mais folgado com um processamento mais suave?

  2. O modo A é de 1999, ele é pouco eficiente a partir de certo nível de sinal. Dá pra trafegar no máximo uns 20Mbps na maioria dos PTP's, enquanto N chega nuns 30Mbps com o mesmo sinal. É só uma melhoria média de 50% no throughput.

    Só que N suporta MIMO, o modo A só aceita 1 polarização, se tiver sinal -70dBm digamos, terá que usar digamos o data rate de 24Mbps que passa uns 13Mbps de throughput. Já com N e com sistema de dupla polarização, com -70dBm dá pra usar MCS12 que passa 30-35Mbps, fora a possibilidade de usar canal mais largo tipo 30, 40, 50 ou 60MHz em N que em modo A exige escolher a dedo qual equipamento é compatível com isso.

    Pra planos tipo 1 ou 2Mbps o modo A ainda serve (Desde que tenha sinal suficiente), mas acima disso o uso de dupla polarização permite planos maiores OU ter muito mais clientes por célula.

    E o poder de processamento dos AP's e CPE's que suportam N é muuuuuuuuuuuuuuuito maior que as velharias apenas A, um chipset de 2013 (Um QCA, da Qualcomm-Atheros) já é muito mais poderoso na média que um Atheros de 2009, imagina se comparar com os mais velhinhos de 2003 que a maioria das CPE's somente A tem, coisa tipo o AR2313, é um projeto de 2003 no Bullet5 e cia, não tem como algo de 2003 não ser muito mais lerdo (Em matéria de poder de processamento) que algo de 2013 ou 2014. Nesse ramo, uma geração é sempre 20 a 40% melhor que a anterior, e um chipset de 2003 está 5 gerações atrás do chipset de uma Litebeam AC da vida. Mas se não precisa de muita banda, modo atende hoje a mesma banda que atendia a 10 anos atrás (20Mbps num PTP fantástico, ou 15Mbps agregado num PTMP muito bom, que na prática permite venda de planos de talvez 3Mbps pra meia duzia de clientes).



  3. Bom dia amigo! se for possível muda para N e MIMO nao vai se arrepender, basicamente é isso que vc precisa saber.
    Agora caso queira utilizar os radios antigos faça como eu fiz aqui, troquei tudo por ubiquiti Mimo 5ghz, as antenas siso 5 eu usei em apenas um pop siso 5 ou seja nos rockets eu coloquei tudo mimo dual polarizaçao e os radios antigos em uma outra celula separada com planos de 500k a 2mb

  4. Obrigado pela resposta amigo, no caso das airgrid M5, elas usam banda N, porém são de uma unica polaridade?

  5. Isso, os Airgrid suportam se conectar a 2 ou 3 chains transmitindo (Um roteador com 2 ou 3 antenas na mesma polarização), mas ele mesmo só tem 1 chain pra transmitir.

    Por isso falamos em digamos 1T2R, Transmite em 1 chain, mas pode Receber de 2.

    Um Nanostation5 tem 2 polarizações mas só 1 chain, só usa 1 polarização por vez.
    Um Nanostation M5 é quem tem 2 polarizações e 2 chains, usa as 2 polarizações ao mesmo tempo.

    Cuide com a diferença, CPE barata tipo as TPlink 7500 e outras dessa época tem antena de dupla-polarização, mas só tem 1 chain. MIMO só se faz com 2 chains, podem ser 2 antenas na mesma polarização (Tipo roteador de mesa, que tem 2, 3 ou mesmo 4 antenas), se um dos lados (O Nanostation5 antigo com firmware novo) tem só 1 chain, isso é SIMO ou MISO (Multiple IN, Single Out), é um 1T2R. Um Nanostatiom M5 faz MIMO mesmo, 2T2R, transmite e recebe simultaneamente em 2 chains nas 2 antenas.






Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L