+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Bom dia, preciso da ajuda de vocês. Uso BaseStation Ubiquiti 20dbi de 90º + Rocket M5HP,a minha cidade é um pouco poluída de provedores via-radio, e de uns tempos para cá venho tendo um problema com a Latência dos clientes que aumentam sozinha.

    Já mudei o canal e mesmo assim não está resolvendo.

    segue o anexo da print.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         latencia.jpg
Visualizações:	231
Tamanho: 	111,8 KB
ID:      	65059

  2. #2

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Já tive esse problema... Mas latência alta pode ser vária coisas...

    Primeiramente você deve fazer um airview a partir de 5500mhz e tentar mudar o canal pra um mais limpo.

    Depois deve verificar se não está sofrendo ataques, se não tem ninguém "pendurado" no seu AP...

    Prints de alguns clientes com esse problema seria de uma ajuda maior.

    Abraço!

  3. #3

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por leandronets Ver Post
    Bom dia, preciso da ajuda de vocês. Uso BaseStation Ubiquiti 20dbi de 90º + Rocket M5HP,a minha cidade é um pouco poluída de provedores via-radio, e de uns tempos para cá venho tendo um problema com a Latência dos clientes que aumentam sozinha.

    Já mudei o canal e mesmo assim não está resolvendo.

    segue o anexo da print.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         latencia.jpg
Visualizações:	231
Tamanho: 	111,8 KB
ID:      	65059
    Para mim isto é poluição, verifique espectro, pois tx/rx também está ruim. Enfrentei este problema dias atrás com ping chegando a 800ms e era um par de AC que eu tinha colocado no ptp. Mudei canal e já era.

  4. #4

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    acho que não tem a ver com tx/rx. Só um cliente que bate em -69. Todos os outros são bem melhores que isso.
    Mas o noise é que está "brutal" com -88dbm. Se já mudou de canal e continuou, pensa em algo local causando este ruido.
    O que mais tem nesta torre que está este AP?

  5. #5

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    acho que não tem a ver com tx/rx. Só um cliente que bate em -69. Todos os outros são bem melhores que isso.
    Mas o noise é que está "brutal" com -88dbm. Se já mudou de canal e continuou, pensa em algo local causando este ruido.
    O que mais tem nesta torre que está este AP?
    Tenho mais 32 Aps rsrs,mas é um predio com bastante espaço nele,vou mudar canal mais algumas vezes pra ver se resolve,caso contrario irei trocar por rb912 e ver como fica.

  6. #6

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por leandronets Ver Post
    Tenho mais 32 Aps rsrs,mas é um predio com bastante espaço nele,vou mudar canal mais algumas vezes pra ver se resolve,caso contrario irei trocar por rb912 e ver como fica.
    Predio? Essa rede é interna?

    Não fique "chutando" canal... Faça uma escolha profissional, execute um Airview no AP e em alguns clientes para uma escolha correta e consciente da frequência...

  7. #7

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Predio? Essa rede é interna?

    Não fique "chutando" canal... Faça uma escolha profissional, execute um Airview no AP e em alguns clientes para uma escolha correta e consciente da frequência...
    Nao, é um predio e nele tem os paineis apontados para os devidos bairros. Depois que atualizei para a versao 5.6.8 eu não consigo mais usar o airview,ele da erro.

  8. #8

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por leandronets Ver Post
    Nao, é um predio e nele tem os paineis apontados para os devidos bairros. Depois que atualizei para a versao 5.6.8 eu não consigo mais usar o airview,ele da erro.
    Esse erro é problema no Java... só utilizar o Firefox e configurar a segurança do Java para liberar o IP do Rocket...

    Se não conseguir fazer um Airview faça um site survey simples em largura de 5, 20 e 40mhz... não é completo mas dá para iniciar uma analise de canais

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por leandronets Ver Post
    Tenho mais 32 Aps rsrs,mas é um predio com bastante espaço nele,vou mudar canal mais algumas vezes pra ver se resolve,caso contrario irei trocar por rb912 e ver como fica.

    Está aí a sua fonte de problemas.
    Autointerferencia.

    32 APs no teto do prédio. Por isso estes -88dbm de noise..
    A maioria destes APs devem ser para ponto a ponto não é?

    Mas há como conviver todos eles desde que bem protegidos... Para começar seus painéis é que devem ser os responsáveis. Vai trocar por outra RB, mas o problema vai continuar.

    Suas antenas do ponto a ponto são de angulo bem estreito? E as antenas utilizadas lá no outro lado do ponto a ponto também?

  10. #10

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Está aí a sua fonte de problemas.
    Autointerferencia.

    32 APs no teto do prédio. Por isso estes -88dbm de noise..
    A maioria destes APs devem ser para ponto a ponto não é?

    Mas há como conviver todos eles desde que bem protegidos... Para começar seus painéis é que devem ser os responsáveis. Vai trocar por outra RB, mas o problema vai continuar.

    Suas antenas do ponto a ponto são de angulo bem estreito? E as antenas utilizadas lá no outro lado do ponto a ponto também?
    Dos 32, 14 são PTP,todos com ALGcom . Alguém sabe me dizer se aquele Shield que coloca nas bases ajudam a diminuir as interferências ou é dinheiro jogado fora?

  11. #11

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Não está dando sobreposição de canais? Vai ter que fazer um estudo aprofundado aí...

  12. #12

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não está dando sobreposição de canais? Vai ter que fazer um estudo aprofundado aí...
    Eu tenho um planilha no Excel com todos os canais dos meus aps, sempre procuro deixar eles longe dos outros, e sempre pego um cliente do Ap e coloco para escanear e ver se tem outro provedor com o mesmo canal,mas de uns dias para cá mesmo o canal estando livre, venho tendo esse problema, mas eu consegui melhorar bastante ja o caos que estava aqui.Obrigado

  13. #13

    Padrão Re: [Ajuda] Lantencia alta nos clientes

    Não tenho experiencia com Shield. Mas se o produto for bom deve resolver. As operadoras de celulares usam bastante.