Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Ola a todos,

    Com a experiencia de voces, qual um bom acess point para umas 300 pessoas conectadas em um espaco fechado de 400m2, espaco livre sem paredes, ambiente de festa.
    Vou usar um mikrotik para gerenciar a rede.
    Alessandro

  2. #2

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    SO tem 1 na atualidade que atende , o Ruckus conecta em torno de 250 em 2.4 e 250 em 5.8 num total de 500 clientes, porem o preco e salgado, nao sai por menos de R$4500 cada, mas vale cada centavo.

  3. #3

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Salgado mesmo... :-D
    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    SO tem 1 na atualidade que atende , o Ruckus conecta em torno de 250 em 2.4 e 250 em 5.8 num total de 500 clientes, porem o preco e salgado, nao sai por menos de R$4500 cada, mas vale cada centavo.

  4. #4

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    100 pessoas por cada Unifi é tranquilo, mais que isso não sei como fica por falta de testes, mas imagino que 150 ainda fique razoável.

    O Unifi UAP está menos de R$ 400 nalgumas lojas (E não falo de contrabando sem NFE), se não há tanta necessidade de qualidade absoluta daria pra começar com 2, colocar o terceiro só se for necessário, mas pelo tamanho e quantidade de pessoas acho que precisaria 3, e o kit com 3 deles é vendido geralmente pouco acima dos R$ 1200 (Talvez R$ 1 mil se for importrabando vindo do Paraguai).

    Se for ver o preço dos bons AP's de mesa tipo um TPLink Archer C8, R$ 1200 por 3 AP's de poder razoável nem é tanto, e é mais garantido que meia duzia de CPE's de R$ 250 cada (CPE fica ótimo em AP nesses ambientes porque tem antena setorial de 8 a 12dBi, a antena setorial restringe os clientes que usarão sua conexão, mas MULTIPLAS CPE's não fica ok, se fosse um ambiente retangular pra 20 pessoas eu diria que pra testar uma CPE num canto, mas onde 1 não é suficiente, colocar mais de 1 não ajuda em nada, Unifi é feito pra esse uso integrando 2 ou 3 equipamentos).

    Falo desse kit (Só confere se tem NFE, nesse preço duvido):
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...3-unidades-_JM

    (Que dá o tchã é o software Unifi Controller, o firmware dessa linha Unifi é completamente diferente dos outros Ubiquiti, ele derruba o cliente quando o celular tem sinal ruim (Pra conectar em outro AP), a troca de conexão entre os AP's é feita rapidamente e o usuário nem nota, se tem um smartphone com sinal lixo tipo -80dBm ele não degenera a qualidade da conexão dos demais porque ele não fica trocando dado de sincronia todo segundo igual roteador comum faz, enfim, ele tem vários detalhes com foto nesses ambientes. O hardware nem é tão poderoso, mas o software tem features que são focados em ambiente cheio de gente)

    Essa linha da Ruckus, a linha Unifi, e uma linha da Airlive, tem as mesmas features nos softwares. Devem ter outras linhas, mas que eu tenha visto é tudo muuuuuito mais caro que 2 ou 3 Unifi UAP.

  5. #5

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Pois é @rubem. Evitar conexão de sinal baixo é fundamental. É aí que o firmware da Mikrotik tem um recurso que quase ninguém usa. Configurar no Access List para evitar sinais baixos. Daí a gente pode personalizar o nível de sinal que quer aceitar. Isto obriga o usuário buscar outra estação... Não é um roamming mas simula bem.

    Eu ainda ficaria com a sugestão do Jodrix. Um Ruckus para eventos parece caro mas se paga no primeiro ou segundo evento.
    Eu já estou tão ressabiado com equipamentos de uso básico que numa hora dessas tem que ser algo bem confiável e estável.
    O Jodrix por exemplo tem um Wavion 2400 para eventos. Ele já trouxe uma vez para eventos aqui e funcionou perfeitamente.
    Ele pagou o preço de 3 Ruckus. Faz tempo.
    Hoje o Ruckus seria o escolhido pelo tamanho reduzido ( o Wavion é um peso astronomico), e pela forma de cobrir o ambiente.

    Nunca vi em uso, mas creio que ele cria um clima de respeito em matéria de desempenho. A pior coisa num evento é ter que mandar alguém ir lá para resolver problemas. Por experiencia própria, equipamento barato cai desempenho quando exigido.
    Num uso outdoor no provedor a gente sempre tem algum tempo para ir ajustando. Num evento não tem disso. É instalar e ter que funcionar. Não dá para testar.

    Deem uma olhada nisto: https://www.ruckuswireless.com/pt-br...rmance-testing

    Agora uma perguntinha básica: quanto de link você terá disponível para o evento?
    Que tipo de público terá? Jovem é o tempo todo em tráfego pesado.
    Não deixa estrangular senão não terá equipamento que resolva. E vai daí colocar a culpa no equipamento.

  6. #6

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    hoje tenho 20 megas, mas pretendo colocar mais uns 35 balanceado com outra operadora ficando com 55. Nesses 20 tenho 2 ips fixos mas atualmente nao estou usando o servidor. Entao vou enviar para o predio do salao de festa por ptp 2 airgrid m5, fica a 500 metros da minha casa. acho q o unifi atende meu caso.

  7. #7

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Essa feature no acess list nos MK pra mim falha miseravelmente.

    Se configuro digamos -70..120, o cliente com sinal abaixo de -70dBm não conecta. Mas... se ele conecta com -68dBm, anda um pouco e o sinal baixa pra -80dBm, o AP não DERRUBA o cliente.

    Ele limita nova conexão de sinal baixo, mas não derruba quem já está conectado quando, durante a conexão, piora de sinal.

    Nos UNIFI isso funciona perfeito, se você seta pra limite de -70dBm, hora que o sinal do cliente baixa pra -71dBm ele é desconectado a força.

    Desde a RB133 até as mais novas RB2011 sempre que testei isso deu na mesma, seto pra -70..120, só conecta se chegar perto do AP, mas se vou caminhando pra longe até o sinal baixar pra -80dBm, tem perda de pacotes aos montes mas o AP não derruba a conexão.

    Acho que teria que botar script agendado pra rodar e derrubar cliente de sinal baixo a cada X segundos, mas isso ainda dá uma navegação ruim já que vai ter que rodar a cada 20 ou 30 segundos pro AP não ficar com a CPU a 100%, e ficar 30s com conexão ruim (Por ter sinal tipo -85dBm) já incomoda.

  8. #8

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Tem este equipamento aqui suporta segundo a descrição 128 clientes.

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...02X2%20OUTDOOR

  9. #9

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    @rubem, eu já testei e funciona perfeito a desconexão.


  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Para 300 pessoas, 400 m² de área interna, Unifi , use 3 , pague cerca de R$ 1.500,00 (ou menos) e fique tranquilo. Distribua bem os AP's e ficará show.

  12. #12

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Citação Postado originalmente por DaspreLinks Ver Post
    Para 300 pessoas, 400 m² de área interna, Unifi , use 3 , pague cerca de R$ 1.500,00 (ou menos) e fique tranquilo. Distribua bem os AP's e ficará show.
    Entao, pensei nisso 3 ap's Unifi, depois q configurou pelo Unifi Controller ele funciona sem ele ne, so serve para configurar e monitorar.

  13. #13

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Pessoal vcs tem certeza que unifi suporta essa carga? eu particularmente deixei de usar ubnt faz mais de 2 anos e portanto nao posso opinar, porem o colega aqui do forum @olivionet reportou em outro post https://under-linux.org/showthread.php?t=178728&page=4 que na pratica nao e bem assim, segundo ele com 50 conectados ja abriu as pernas... o indicado seria a linha UNIFI PRO. mas dai ja iria de RUCKUS, pelo custo beneficio, como o mestre 1929 postou aqui temos um wavion wbs2400 e no ultimo evento com 10.000 pessoas abriu as pernas, tive que colocar mais 4 mks de apoio e teve momento que congelou tudo, passei vergonha. estamos pensando seriamente em adquirir algumas unidades de RUCKUS inclusive ja falei com o representante no Brasil, segundo ele usaram em um estadio na Europa com mais de 60.000 pessoas (claro vários setores) e funcionou perfeito, sei que e caro mas investir mal e' mais caro ainda entao tem que pesquisar bem.

    Segue alguns cases de RUCKUS:
    https://www.ruckuswireless.com/company/case-studies

  14. #14

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Você pode utilizar duas SXT, até umas 150 conexões acredito que ela aguenta. Devido ao alto número de conexões você pode colocar uma 2.4 e outra 5.8 utilizando o mesmo ssid. Não esqueça de comprar licença para AP da mikrotik.

  15. #15

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Citação Postado originalmente por guilinden Ver Post
    Você pode utilizar duas SXT, até umas 150 conexões acredito que ela aguenta. Devido ao alto número de conexões você pode colocar uma 2.4 e outra 5.8 utilizando o mesmo ssid. Não esqueça de comprar licença para AP da mikrotik.
    Amigo ja testei SXT AP aqui nao guenta nem 50 clientes simultâneo ....

  16. #16

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    No caso sugerido do Luxury, ou mesmo do UniFi eu tenho uma dúvida e gostaria de obter algumas explicações relacionadas com o gerenciamento.
    Lá diz que um Luxury usando Capsman pode ser configurado como gerenciador e os outros como estações subordinadas. Sendo assim todo o tráfego destes 300 usuários vai ter que sair pelo Luxury Gateway.
    E aí é a minha dúvida. Este vai aguentar concentrar os 300? Ou dá para configurar mais Luxury para ser Gateway? Fazer redes separadas não me parece o ideal dentro de um recinto.
    A mesma dúvida eu tenho com relação ao UniFi.

    O recurso Mesh do Mikrotik permite fazer isso. Você pode configurar um ou mais como Gateway ou Portal como chama a Mikrotik e outros como associados. Daí a saída vai ser pelo que estiver com melhor tempo de resposta, mesmo sendo o mais longe. Desde modo difícilmente a rede vai encontrar gargalos pois permite calcular de modo versátil a quantidade de Portais necessários baseados na demanda esperada.

    Estes 55 mega que estarão disponíveis são de adsl ou dedicado?

  17. #17

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Luxury e Mikrotik Routerboard 912 2HnD + Cartão 802.11AC e sai mais de R$ 1000,00, creio que nos dois nao de mais que 90 simultâneo, ouseja 45 em 2.4 e 45 em 5.8 , problema e que a maioria dos Smartphones atuais so usa 2.4 e o ideal e deixar somente como AP e colocar uma RB 850 ou 1100 como gateway .

  18. #18

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No caso sugerido do Luxury, ou mesmo do UniFi eu tenho uma dúvida e gostaria de obter algumas explicações relacionadas com o gerenciamento.
    Lá diz que um Luxury usando Capsman pode ser configurado como gerenciador e os outros como estações subordinadas. Sendo assim todo o tráfego destes 300 usuários vai ter que sair pelo Luxury Gateway.
    E aí é a minha dúvida. Este vai aguentar concentrar os 300? Ou dá para configurar mais Luxury para ser Gateway? Fazer redes separadas não me parece o ideal dentro de um recinto.
    A mesma dúvida eu tenho com relação ao UniFi.

    O recurso Mesh do Mikrotik permite fazer isso. Você pode configurar um ou mais como Gateway ou Portal como chama a Mikrotik e outros como associados. Daí a saída vai ser pelo que estiver com melhor tempo de resposta, mesmo sendo o mais longe. Desde modo difícilmente a rede vai encontrar gargalos pois permite calcular de modo versátil a quantidade de Portais necessários baseados na demanda esperada.

    Estes 55 mega que estarão disponíveis são de adsl ou dedicado?
    35 vdsl da OI e 20 de outro provedor local a cabo, mas vou enviar esses via airgrid ate o local que fica a 500 metros ..cidade de interior do parana...so tem a OI e um provedor local.

  19. #19

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    O problema é o adsl.

    E vai depender também do link no cabo, se for simétrico ou tipo adsl, bitolado no upload.

  20. #20

    Padrão Re: qual acess point para 300 pessoas ambiente fechado 400m2

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O problema é o adsl.

    E vai depender também do link no cabo, se for simétrico ou tipo adsl, bitolado no upload.
    é simetrico...no cabo ethernet é 20 up e 20 down.