+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Boa tarde pessoal. Estou com a seguinte situação: tenho uma torre em um ponto que tinha energia eletrica (220v), porém, a energia tava me dando dor de cabeça (já deu algumas descargas e queimou varios equipamentos) e resolvi tirar a energia eletrica e colocar energia solar. Até ai tudo bem. Tenho hj lá 2 paineis sendo um de 150w, e outro provisório de 100w, que estarei trocando até semana q vem (só estou esperando chegar outro de 150w), alem do controlador e 2 baterias de 150ah. Hj eu alimento com essa energia, 1 rb 1100ahx2, e um patch panel de 10 portas (consumo medido de 5 a 5,5ah dos dois equipamentos). Os paineis funcionam a 24v.

    Agora vem minha dúvida: estou querendo colocar meu servidor de cache nessa torre, porem, ele eh um xeon (pc) que funciona a 110/220v. Portanto, diante de tal cenário, vcs me indicariam qual inversor bom e confiável para eu colocar e usar nesse servidor de cache? Outra coisa, esse servidor de cache não iria consumir muito do que for gerado pelos painéis?

    Quem puder opinar e me ajudar, agradeceria muito.

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Amigo boa noite !

    Sou gerente de infraestrutura de um grande provedor de internet com larga experiencia.

    Redes Ópticas.
    Redes wireless solar.
    Redes cabedas.

    me da uma ligada para sanar suas duvidas.

    (22) 981409910 Dalber.

  3. #3

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Citação Postado originalmente por Beneser Ver Post
    Boa tarde pessoal. Estou com a seguinte situação: tenho uma torre em um ponto que tinha energia eletrica (220v), porém, a energia tava me dando dor de cabeça (já deu algumas descargas e queimou varios equipamentos) e resolvi tirar a energia eletrica e colocar energia solar. Até ai tudo bem. Tenho hj lá 2 paineis sendo um de 150w, e outro provisório de 100w, que estarei trocando até semana q vem (só estou esperando chegar outro de 150w), alem do controlador e 2 baterias de 150ah. Hj eu alimento com essa energia, 1 rb 1100ahx2, e um patch panel de 10 portas (consumo medido de 5 a 5,5ah dos dois equipamentos). Os paineis funcionam a 24v.

    Agora vem minha dúvida: estou querendo colocar meu servidor de cache nessa torre, porem, ele eh um xeon (pc) que funciona a 110/220v. Portanto, diante de tal cenário, vcs me indicariam qual inversor bom e confiável para eu colocar e usar nesse servidor de cache? Outra coisa, esse servidor de cache não iria consumir muito do que for gerado pelos painéis?

    Quem puder opinar e me ajudar, agradeceria muito.

    Obrigado desde já.
    Não é a questão de ser 110/220v que vai nos fazer poder te ajudar, poderia colocar o que vai exatamente nesta torre (Aps, rbs, estações) além da configuração completa e detalhada do seu server?
    No aguardo.

  4. #4

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    5.5a esses painel de 150w e 2 baterias de 150a nao vainfa nem pro cheiro, principalmente os painel.

  5. #5

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Amigo esta dizendo que atualmente tem um consumo de 5.5A em 24V ? 5.5A x 24V = 132W de consumo. Estes painéis mal irão alimentar as baterias para passar a noite. Colocar um computador aí esta completamente fora de questão. Coloque a sua máquina em outro local. Vai gastar muito dinheiro com baterias, painéis de 250W, controladores de carga (MPPT de verdade).
    Reveja o projeto elétrico do local. Só assim conseguirá colocar um computador no local.

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Amigo, já tem dois anos que sofro com descargas vindo pela rede, todos os equipamentos da torre já estão no sistema solar, mas os servidores de autenticação e o cache ainda não dei conta de colocar independente da rede elétrica, justamente pelo investimento. Se quer algo desse porte, vai ter que usar várias placas, não de 150, mas de 250w para mais. Mas se estiver disposto a investir os melhores inversores são senoidal puro Xantrex ou mais simples e mais em conta Hayonik.

  7. #7

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Bom dia pessoal.... obrigado pelas respostas ate agora!

    Bem, conforme eu tinha falado, eu alimento na torre uma rb1100 ahx2, que consome por volta de 1ah, e o patch panel de 10p, consome em 24v (ele eh 24v) por volta de 4 a 4,5ah (nele estão aps variados: rbs, air grids, etc). Pelo que entendi, nos comentários acima, os paineis de 150w, serão a conta de tocar os equipamentos, não sobrando quase nem para carregar as baterias. Isso msm?

    Logo, não vale a pena eu colocar o servidor de cache, nem se colocar paineis de 250w.... o servidor de cache tem uma fonte de 500w reais, que a 127v (o inversor sendo usado), consumiria quase 4ah..... 2 paineis de 250w ainda seriam a conta...

    Seria isso msm, o calculo que fiz? Pelo visto, o jeito será investir um pouco mais na energia eletrica, que ainda ficará bem em conta...

    O que me sugerem?

  8. #8

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Painel capta por dia cerca de 500% do valor nominal.

    Ou seja, um painel de 100W capta por dia cerca de 500Wh.

    Se vai colocar uma coisa gastadora como um servidor padrão IBM/PC, eles costumam gastar bem mais de 200W por HORA. Como o dia costuma ter 24h isso dá um gasto diário de 24*200= 4800Wh!

    Só pra atender a um servidor que consome 200W você precisaria painéis fotovoltaicos que somem uns 1000W, ou seja, 4 painéis de 250W, ou 3 de 315W ( http://www.minhacasasolar.com.br/pro...s6x-315p-78797 ).

    Então é bom ver o CONSUMO desse servidor, a potência da fonte tanto faz porque isso é a CAPACIDADE da fonte, a capacidade não tem a ver com o consumo, quem consome é a placa-mãe e o que tiver conectado nela (Processador, ram), o HD, CD, fan's, com fonte de capacidade de 500W você pode ter consumo de 50W se ligar uma placa-mãe com Atom D2500, ou de 200W se ligar um Xeon W3550 com 3 HD's e muitos pentes de ram.

    Sem saber o consumo do servidor não tem muito como chutar, mas 2 painéis de 250W (500W ao todo, captação de 2500Wh por dia) não dão conta nem de um servidorzinho com i3, 2500Wh.dia dá pouco mais de 100W por hora, e só quem fica abaixo de 100W de consumo é desktop comum (Ou alguns Xeon mais novos e caaaaaaros tipo um D15xx).

  9. #9

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Bacana Rubem..... primeira vez que vejo alguem falando em que o painel gera cerca de 500% do valor nominal dele... vou até procurar saber disso melhor...

    Tava pensando aqui, realmente p eu colocar o cache funcionando nessa torre, teria que manter a energia eletrica... acho q n vou levar o cache p/ essa torre não... vou manter ele por aq msm, e ver o q poderá ser feito depois.... Obrigado pelas dicas pessoal!

  10. #10

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    Acho que eu não expliquei direito: No DIA o painel capta em Wh (Watt.hora) cerca de 500% o valor nominal.

    Um painel de 100W (Notar: W) vai captar por dia cerca de 500Wh (Notar: Wh)

    É isso que basicamente traduz a "Insolação média diária" que umas fichas falam, por exemplo essa tabela aqui:
    http://www.minhacasasolar.com.br/pro...km-p-150-78878

    Eles dão a captação em 4h, 5h e 6h de sol, mas não é que tem só 5h de sol, é que o sol SOMADO no dia equivale a 5h de sol.

    Digamos que o sol nasce fora do angulo perfeito (A 90° do painel), sobe, passa na frente, e desce até se por no outro lado do céu, a incidência de sol começa digamos em 10%, chega a 100% por umas 2h, mas depois de novo cai pra 10% antes do sol se por.

    Ocorre digamos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SolarBlogImg_141118_2-011.png
Visualizações:	149
Tamanho: 	22,5 KB
ID:      	65065

    Isso é nos EUA, lá o sol está sempre mais pro sul por isso só chega nuns 93 a 94% de captação, mas no brasil por umas 2 ou 3h vai ter até MAIS de 100%, tipo 102 a 110%.

    O que a gente faz é transformar uma curva numa medida mais fácil de calcular:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AAEAAQAAAAAAAAPAAAAAJDY0NzEyNDk0LTIxZGQtNGQyZS1iMDUxLWRhZjQ0NWVmZWEzYQ.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	59,0 KB
ID:      	65066

    Pode somar em Wh, ou em Ah (Se o painel capta 10A por hora, num dia todo ele vai acumular uns 50Ah captados), tanto faz, o que importa é que um painel de 150W não está captadndo 150W da 8h da manhã até as 17h da tarde, ele capta esses 150W só umas 2 ou 3h em que o sol está QUASE RETO na frente dele.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sunbeams-640x257.png
Visualizações:	226
Tamanho: 	110,4 KB
ID:      	65067

    O que ocorre é que com o sol fora do angulo ideal, a radiação que existiria em 1m² passa a cubrir digamos 2m² de painel, é a mesma quantidade de radiação mas no dobro do painel, equivale a ter só "meio sol":
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         roof-pitch-sun-half.png
Visualizações:	218
Tamanho: 	42,3 KB
ID:      	65068



    E sobre os painéis, cuida o seguinte: Os de 150W ou menos são de 12V. Os de 250W ou mais são de 24V.
    Ou seja, se você quer um sistema 12V, não pode comprar painéis de 250 a 315W, eles são pra sistemas 24V (Com 2 baterias em série).

    Existe inversor 24V a venda (Que passa de 24V DC pra 115V AC), pra alimentar um servidor comum com AC, mas o rendimento é sempre ruim, você perde uns 10 a 20% na hora de passar pra AC, então esse uso de 24VDC indo direto pras RB's é o que tem desperdício zero de energia. Com inversores AC você desperdiçaria energia pra caramba. Inversor e mais servidor com um XEON gastador é algo que exigiria talvez R$ 4 mil entre painéis e baterias (Pra aguentar uma noite toda, e 2 ou 3 dias nublados).

  11. #11

    Padrão Re: Inversor com paniel solar. Qual usar?

    coloque dois paineis solares maior, com 4 baterias de 150, e use um bom nobreak como inversor, as baterias ligado no nobreak