+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fibra óptica

    Boa noite. Tenho uma rede toda utp.. mas quero migrar para fibra. Andei estudando, pesquisando e a melhor solução é FTTH. Mas o investimento é alto. Principalmente por causa da OLT. E acabei de comprar uma 1100. Gostaria de saber se eu passando a fibra e usando switches com entradas para fibra poderia usar mikrotik como concentrador? No caso só mudaria o cabo, em vez de utp seria o cabo de fibra óptica. Ficaria assim a topologia:

    Rb1100ah ----- switch fibra --- fibra ----- caixas de atendimento( switch pra entrada em fibra e ia fazer a ativação dos clientes com utp)





    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Fibra óptica

    Sim e não, pode até usar, exceto pelo fato de que poderia usar a Switch, pois neste caso teria de usar um equipamento pon
    a routerboard até tem um módulo sfp pon, mas os switchs não teriam suporte ao mesmo, e se não fosse fazer com splitagem, dai sim sairia um absurdo, pois cada cliente teria de sair com uma fibra direto do servidor exclusiva para ele (prp)

  3. #3

    Padrão Re: Fibra óptica

    Amigo está solução e quase pac-ppm.Porém usar switch ficaria toda a rede junta e em cada "perna" da fo fibra vc tem que por um receptor fo. Como na própria olt. A diferença é que usando a olt vc não precisa puxar outra direto lá da base,basta vc só splitar.
    Olha,vc pode usar conversor fo/utp também.Por sinal acho que vai ficar bem melhor que o switch.
    Compra um rack e para cada repetição põe uma fibra.
    Eu imagino assim;
    Sai um cabo utp de sua rb /100 supondo que ele siga 3km.Então vc terá 100M em 3km.Aí desta marcação vc puxa uma fo até sua rb,põe conversores em cada ponta e pronto.Vc terá a partir dos 3km uma outra rede /100.

  4. #4

    Padrão Re: Fibra óptica

    Senhores, a tecnologia GPON veio para equacionar todas estas questões. Qualquer outra invenção vai resultar em maiores custos de infra e/ou operacionais.

    Veja este post: https://under-linux.org/showthread.php?t=184766

    Toda a quarta-feira temos um webinar (com duração em cerca de 3h), onde a participação é com a simples entrada na sala, a partir das 8:45, através do link (não é possível acesso através de mobile): https://www.anymeeting.com/WebConfer...ebinarDigistar

    Precisando de mais informações, por favor, não hesites de enviar um email para[email protected]