+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor Fibra Óptica

    Boa Noite Amigos !
    estou tentando iniciar um provedor de internet,vamos trabalhar em sociedade de apenas 2 pessoas, Porém queremos trabalhar somente com fibra óptica, a ideia inicial era trabalhar com a tecnologia GPON FTTH, estou em uma cidade bem disputada por provedores já, porém só trabalham com 5.8 nenhum com fibra AINDA, vocês acham uma boa ideia ? Eu penso que seja um investimento de alto risco. obrigado desde já a quem tiver um tempo para me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Cara fibra é o investimento de necessidades urgente pq hj o povo precisa de banda e tbm um investimento e de necessidades longas, o q eu quiz dizer com isso é q vc investino hj nao precisa investir amamha é so ampliar que é diferente de implantar. Va nessa fe mano. Qualquer coisas estamos aki

  3. #3

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Boa noite amigo, um unico conselho, tenha todo projeto em maos desenhado, incluindo a capacidade de banda que vai utilizar, planos e preços que pretende oferecer aos seus clientes, tenha o material que vai precisar todo comprado, tente trabalhar rapido, muitos donos de provedores possuem recursos, e nao vao deixar barato quando ver um concorrente passando fibra, aqui em minha regiao foi assim, bastou começarmos a passar fibra e os concorrentos tambem começaram quaze que no mesmo instante, é só um conselho, sei que para um projeto desses vai investimento, então planeje bem antes de começar e mãos a obras, qualquer duvida sobre fibra estamos a disposiçao.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    O custo é muito alto.Se não tiver um capital de giro quebra.
    O problema é o custo para ativar um cliente.
    Em minha concepção só vale a pena caso tenha ideia de ofertar planos diferenciados.Planos de 30M em diante. Pois isso sim é diferncial para o cliente e poder arrecadar valores mais altos,retorno mais rápido e etc.
    Porém para mantê link e atender está possível demanda é um desafio.
    Enfim,fo pede planos maiores.

  5. #5

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por wilgel Ver Post
    Boa noite amigo, um unico conselho, tenha todo projeto em maos desenhado, incluindo a capacidade de banda que vai utilizar, planos e preços que pretende oferecer aos seus clientes, tenha o material que vai precisar todo comprado, tente trabalhar rapido, muitos donos de provedores possuem recursos, e nao vao deixar barato quando ver um concorrente passando fibra, aqui em minha regiao foi assim, bastou começarmos a passar fibra e os concorrentos tambem começaram quaze que no mesmo instante, é só um conselho, sei que para um projeto desses vai investimento, então planeje bem antes de começar e mãos a obras, qualquer duvida sobre fibra estamos a disposiçao.
    Acho que a questão da urgência não é tanto... pois um projeto tem que ser aprovado pela concessionária. Depois a concessionária vai enviar para Anatel e Aneel para que eles também homologuem. Só daí é que você vai começar a parte prática.

    A não ser que estejam falando em clandestinidade.

    Isso leva tempo. Não sei se em 6 meses terá toda a documentação na mão.
    Se trabalhar no sigilo, quando começar e os concorrentes se derem por conta terão que primeiro se organizar para fazer projeto, depois seguir toda a tramitação.
    Se você por exemplo conseguir em 6 meses eles levarão mais tempo pois ainda terão que fazer projeto para depois encaminhar. Isso te daria um bom tempo a frente.

    Agora, fazer projeto não é só calcular os custos da fibra. Sim, isso é importante pois fibra depois não tem muito o que fazer para alterar alguma coisa. E tem capacidade de usuários por ramal. Não é uma coisa infinita. O que limita mais não é nem a banda disponível mas a quantidade de usuários por portas. Cada conexão pelo caminho tem uma perda pequena mas que somadas vão limitar o setor. Vai ter que utilizar cabo de uma fibra ou de várias fibras? São muitas coisas a serem levadas em conta.

    Outra coisa é que fibra não dá retorno em baixa densidade de instalações. E áreas centrais normalmente já estão sendo atendidas e nem todos os clientes vão abandonar o que já tem instalado. Então analisar o mercado sem paixão, encarando a realidade é o primeiro passo.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Bom dia amigos ! obrigado pelos conselhos, meu problema aqui seria o seguinte eu escutei rumores que os outros provedores tem a intenção de colocar fibra na cidade , só não sei quando eles vão começar o projeto ou se já está com ele em andamento etc..mais também penso que para quem trabalha com seriedade e honestidade tem espaço no mercado, alguns dos amigos tem noção de quanto fica um projeto de fibra 5 km para atender uns 200 clientes. Obrigado novamente

  7. #7

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Podemos marcar uma reunião, para desenhar um projeto. O que acha? whatapp 16991351154

  8. #8

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Quem começar com fibra poderá oferecer mais banda para o cliente (pelo menos 10M) e é isso que o público mais quer, claro que a um custo compatível.

  9. #9

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Acho um investimento muito alto para quem está começando, mas se tem todo o estudo pronto e capital vá em frente.

    Uma opinião particular é que uma conexão de no máximo 20Mb é o suficiente para atender todo e qualquer tipo de cliente doméstico, essas ultra velocidades me parecem mais aquela coisa de dizer que tem, de querer mais, porém nós sabemos que em uma navegação se usa no máximo o quê? Uns 2Mb? Por mais banda que um site como Youtube, Netflix, sites de compartilhamento de arquivos, discos virtuais e outros possuam, mesmo que você tenha uma conexão de 1Tb nunca irá baixar com essa taxa (estou excluindo downloads concorrentes de diferentes sites), pois o servidor prioriza o número de acessos e um único usuário não pode consumir todo o upload do servidor, sem contar que a garantia de banda acredito eu é medida na rede do provedor e não na rede externa.

    Acho que a maioria contrata o combo pela venda casada e cobram mais caro se você quer apenas a internet, assinam o combo e não usam pois além de passar o dia fora quando chega só quer a net pra netflix, Yt, Fb e whatsapp.

    Então acho que é excelente a iniciativa de oferecer serviço de qualidade, mas eu particularmente prefiro uma conexão de 2Mb estável que uma de 100Mb que toda hora preciso de suporte.

  10. #10

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Vlw pela dica amigo! Estou analisando começar com 5.8 e depois de conseguir um capital de giro ir para a fibra. Estou analisando bem pra não perder tempo e dinheiro. Obrigado. o que os amigos indicam pra 5.8 ? A cidade e bem poluído em 5.8.

  11. #11

    Padrão Re: Provedor Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    Acho um investimento muito alto para quem está começando, mas se tem todo o estudo pronto e capital vá em frente.

    Uma opinião particular é que uma conexão de no máximo 20Mb é o suficiente para atender todo e qualquer tipo de cliente doméstico, essas ultra velocidades me parecem mais aquela coisa de dizer que tem, de querer mais, porém nós sabemos que em uma navegação se usa no máximo o quê? Uns 2Mb? Por mais banda que um site como Youtube, Netflix, sites de compartilhamento de arquivos, discos virtuais e outros possuam, mesmo que você tenha uma conexão de 1Tb nunca irá baixar com essa taxa (estou excluindo downloads concorrentes de diferentes sites), pois o servidor prioriza o número de acessos e um único usuário não pode consumir todo o upload do servidor, sem contar que a garantia de banda acredito eu é medida na rede do provedor e não na rede externa.

    Acho que a maioria contrata o combo pela venda casada e cobram mais caro se você quer apenas a internet, assinam o combo e não usam pois além de passar o dia fora quando chega só quer a net pra netflix, Yt, Fb e whatsapp.

    Então acho que é excelente a iniciativa de oferecer serviço de qualidade, mas eu particularmente prefiro uma conexão de 2Mb estável que uma de 100Mb que toda hora preciso de suporte.
    Isso eu venho falando a muito tempo e se encaixa perfeitamente no modelo de negócio das franquias. Ainda prefiro menos velocidade sem franquia do que absurdos de velocidade com franquia.