Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. Prezados,

    Bom dia. Estou com a seguinte situação e gostaria da ajuda de vocês:

    Possuo uma rede cabeada via cabos de redes, coloco nos postes switch.

    Gostaria de saber se é possível realizar o monitoramento de funcionamento destes switch's, para que quando um dê problema eu consiga identificar o local que isso ocorreu, ou seja, existe alguma maneira ou sistema que eu consiga fazer o monitoramento desta rede.

    Agradeço qualquer ajuda, desde já obrigado


  2.    Publicidade


  3. Até onde sei só se for switch gerenciável. Uma idéia é setorizar os IPs da rede. Quando perceber que um bloco está off, saberá a partir de qual switch é.

  4. Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Até onde sei só se for switch gerenciável. Uma idéia é setorizar os IPs da rede. Quando perceber que um bloco está off, saberá a partir de qual switch é.

    Não é gerenciável, senão a rede ficaria muito cara, são switch's Vlan da Intelbrás.

  5. Então não dá amigo... a única maneira que me vem em mente é fornecer IPs em bloco aos clientes conectador a um determinado Switch. Quando você ver que todos em um bloco estão desconectados dá ter uma ideia que deu problema. Geralmente usa-se o Dude para monitorar a rede ... ou dê uma olhada nesse tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=160020&page=2

  6. O que vc poderia fazer é colocar em determinados locais da sua rede um modem ou algum outro dispositivo barato que tenha IP e monitorar esse IP. Uma vez que esse IP parar, você terá uma idéia que aconteceu um problema nessa área.

    Por exemplo, a cada 5 switchs você coloca um dispositivo desse. Se esse dispositivo não responder mais a pings, saberá que aconteceu um problema entre esses 5 switchs.

    Esse seria um exemplo de dispositivo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ho-e-fonte-_JM




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L