+ Responder ao Tópico

  1. Qual a melhor forma(estrutura) de comunicação para um pequeno provedor(começando do zero) com estimativa de 100 clientes em 6 a 8 meses.

    Ambiente de instalação:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema.png
Visualizações:	73
Tamanho: 	26,6 KB
ID:      	65102

    qual a melhor forma de fazer a comunicação entre as RBs? OSPF ? EOIP ? Bridge?
    Consigo fazer todos os clientes autenticarem via radius usando servidor remoto(mk-auth cloud) configurado na rb central ?


  2.    Publicidade


  3. Eu não gosto de rede bridge, é uma bomba relógio que pode estourar a qualquer hora na sua mão, e os estragos são assustadores. Eu gosto de redes OSPF, ou se preferir, L2 com switches gerenciáveis e VLAN.

    Sim, você consegue autenticar quantas RBs quiser num único servidor Radius, basta que ambos tenham comunicação IP.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  4. rapaz eu trocaria as rbs de distribuição e dependendo da quantidade de aps que estiver em cada ponto, pode começar usando TOUGH SWITCH UBNT DE 5 portas, ai você escolhe se faz a vlan no tough switch ou a vlan do ap ao seu mikrotik central, dessa forma você isola os clientes por painel sem contar, que dentro do seu mikrotik central você vai saber os clientes conectados por setor

  5. Uma ótima ideia Alex, isso ainda visando o futuro quando a rede crescer bastante pode já pensar num concentrador mais parrudo; talvez uma CCR, Cisco, Juniper, Linux ou FreeBSD.

    Rede segmentada com VLAN eu acho muito bom.

  6. a navegação dos meus clientes teve um melhora de quase 30% depois que migrei tudo pra vlan, aqui faço por setorial, o único problema e você ter muitas vlans pra configurar, se sua rede for grande.


  7.    Publicidade




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L