+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Olá pessoal, estou iniciando um pequeno provedor em um povoado que fica perto da minha cidade, estou usando uma pcba WR2500HP da greatek de 1000MW de potência, junto a uma antena omni de 15 dbi da hyperlink com cabo pigtail de 50cm instalada a mais ou menos uns 10mt de altura e uma RB 750 para autenticar clientes e controlar a banda, o problema é o seguinte, em distâncias pequenas 500 mt pra baixo o sinal fica bom conecta na rede e navega normal, mas tenho alguns clientes que ficam entre 800mt e 1 km e em alguns deles nem aparece o nome da minha rede outros até aparece o nome da rede mais com sinal fraco demais pra conseguir navegar, o que pode estar acontecendo, era pra ta chegando um sinal pleno em no minimo 2km não? ou estou enganado?

    Obs: uso antena parábola de grade USB de 25dbi para recepção no cliente

    Agradeço pela atenção de todos!

  2. #2

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    A visada como nesta? Dá pra ver seu POP? 10mts de altura é pouco... Obsinal se perde em telhados, arvores, morros, etc

  3. #3

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Com visada cara, tem dois clientes que ficam de 800 mt a 1000 mt do POP, um pega 26%, esse da pra ver o POP sem nem subir na escada, ja o outro nem aparece o nome da minha rede, mas tbm da pra ver o POP quando subo na escada porém tem algumas arvores na frente, mas acho que era pra passar sinal

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Essas parábolas com USB são uma negação; se tiver como troque-as. Inicialmente faça um teste com um greatek mesmo deixando em modo cliente e muito provavelmente você só precisa trocar o conector; tome o cuidado para reduzir a potência.

  5. #5

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    "Obs: uso antena parábola de grade USB de 25dbi para recepção no cliente"
    Companheiro Abandona essas parábolas, como o amigo falou ali faça um teste com um greatek
    ou se tiver até mesmo um Nanostation..
    e no caso de um dos seus clientes quiser usar um router wifi como faz com essas antenas usb ?


  6. #6

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Boa Noite Pessoal!
    no meu caso estou com dúvida referente a um enlace para longa distância, 80Km pra ser mais exato.
    a dúvida é, qual modelo de equipamento deve utilizar para transportar 200Mbps full.
    existe algum rádio licenciado que opera nessa distancia? se sim, qual modelo de rádio e antena devo utilizar para essa distancia e qual seria a melhor frequência para utilização dessa banda?

  7. #7

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Citação Postado originalmente por MarcioMuniz Ver Post
    Boa Noite Pessoal!
    no meu caso estou com dúvida referente a um enlace para longa distância, 80Km pra ser mais exato.
    a dúvida é, qual modelo de equipamento deve utilizar para transportar 200Mbps full.
    existe algum rádio licenciado que opera nessa distancia? se sim, qual modelo de rádio e antena devo utilizar para essa distancia e qual seria a melhor frequência para utilização dessa banda?
    200mbps full em 80km é osso!!! Mimosa... Wi2Be talvez...Mas nem Airfiber no téorico do Airlink dá isso...

    Sei não se vai achar algo que faça essa velocidade direta ... melhor repetir em 40km

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Colega que esta iniciando uma dica.

    Esqueça Greatek

    Comece da maneira correta pois se DEUS quiser você vai ter sucesso mas não com estes equipamentos.

    1. ideia

    no seu pop principal se for utilizar 2.4ghz usa um bullet M2 para iniciar.
    nos teus clientes airgrid m2 2.4ghz, pois com o tempo vao ser centenas de roteadores (tplink, dlink etc) nas casas dos clientes e a airgrid tem um lobulo de irradiacao mais estreito e voce consegue um sinal muito melhor e nao pega tanta interferencia como se estivesse utilizando uma nanoloco m2 que abre 60 graus.

    mas eu iria na segunda opcao pois e uma solucao que tera mais tempo de vida (para inicio).

    no seu pop principal utilizar 5.8ghz com bullet m5 e a antena abaixo

    http://www.l-com.com/wireless-antenn...-band-antennas

    em seus clientes litebean m5


    Mesmo abrindo mao do mimo (litebean e 1x1) esta opcao na minha opiniao e melhor.

    E quanto aos 10mts da antena nao tem como funcionar. Poderia até funcionar se ela estiver por exemplo a 1500mts de seus clientes e o local do pop seja pelo menos 30 metros de altura acima do local dos clientes.


    Isto tudo falo para iniciar pois o ideal seriam pelo menos rockets (normal ou AC) usando no maximo 20mhz, pois com o tempo o bullet nao conseguira mais processar a quantidade de pacotes que sua rede necessitara.

  9. #9

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Ola amigo, no meu caso o cliente que quer usar um roteador wifi compra seu cpe, mas todos os clientes que utilizam cpe ficam pertinho do pop no máximo 100mt, por isso nunca testei com um cliente de longe.

    Outra questão, como assim testar com um greatek, eu só tenho um, o de enviar sinal.

  10. #10

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Como faço para trocar o conector?

  11. #11

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Exatamente isto.... nunca utilize este tipo de equipamentos nem para 1, 10, 100 metros.... nao vai funcionar..... nem como roteador domestico nao funciona.....

  12. #12

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    ou vc pode usa usa amplificador wireless 8000mw passa de 100km ponto a ponto com dois no mercado livre si for 2.4ghz mais la tem de 2000mw de 5.8ghz

  13. #13

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Citação Postado originalmente por shadowman Ver Post
    ou vc pode usa usa amplificador wireless 8000mw passa de 100km ponto a ponto com dois no mercado livre si for 2.4ghz mais la tem de 2000mw de 5.8ghz
    Usar EIRP nesse nivel é crime de telecom amigo!!! Uma medição da ANATEL e vai direto pra PF!

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Rede wireless de longo alcance com sinal baixo a menos de 1000 mt

    Me desculpem

    Mas alguem ainda pensar em usar amplificador ai e para acabar....

    A gente tenta fazer links de 10km por exemplo com 5db para nao poluir e alguem colocar um amplificador.....

    Poxa se for fazer link por exemplo de 100km (o que nao recomendo divida pelo menos com 1 ou 2 repitidoras) pelo menos tente ganhar na antena e radio ubiquiti que sao mais em conta ou mimosa, cambium que sao mais caros mas rendem bem mais.

    Agora amplificador..... deu ate um choque na minha espinha.....