+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor de internet

    Olá pessoal, estou querendo montar um provedor, mas tenho algumas duvidas, quais equipamentos utilizar e como comprar um link, e como vender, alguém pode me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Provedor de internet

    isto depende ate de quanto pode gastar,qual tecnologia quer usar,a radio,dslam,fibra otica,sua cidade,quem poderá te fornecer link,como ea economia de sua cidade,seus concorrentes,se conseguirá preço no link etc,,,..melhor seria um consultor ao meu ver,mas estamos ai,podemos dar alguma ajuda eos colegas do forum acrescentar mais alguma coisa para vc,tenho provedor com mil clientes via radio e legalizado,link de 500mb.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor de internet

    Seria via rafio, ainda não peaquisei mas tenho comp conseguir um link proximo

  4. #4

    Padrão Re: Provedor de internet

    correto,como e a concorrencia estao via radio,fibra,ou sao operadoras de porte,se vai começar a radio aconselho em 5.8,para poder atender bem os clie,ubiquiti ou mikrotik,eu uso ubiquiti,uma saida para vc,os produtos ubiquitis estao caros isto pode interferir no seu processo de obter clientes,mas como falei vc esta disposto a gastar,se economizar demais vai ter dor de cabeça e trabalho dobrado,ideia alguns provedores estao migrando para cabeamento e estao vendendo suas antenas 5.8 ubq,é uma boa saida ,mas deves ver a procedencia do produto.de mais detalhes,cidade,link,grana a investir etc.

  5. #5

    Padrão Re: Provedor de internet

    Primeiros passos;
    1-Concorrente, quantidade e preços trabalhados
    2-Quanto tem disponível para investir
    3-Dependendo do valor do investimento a tecnologia que vai usar poderá ser limitada
    4-Quantidade de clientes estimados a conseguir no primeiro ano
    5-Link dedicado, preços, onde conseguir e as despesas com transporte até chegar em sua cidade
    6-Dependeno também do seu investimento os KITs clientes, tentar conseguir o mais razovel possível para você ter um bom lucro, tem por exemplo se for usar PAINEL UBNT COM ROCKET M5 E PROTOCOLO AIRMAX, no cliente só poderá usar CPes da linha M5, e caso opte por painel de outra marca com rb912, nos cliente usara SXT, podera usar de outras marcas também como intelbras, mais nisso vai perder desempenho e qualidade na transmissão dos equipamentos.
    6-Dependendo muito do valor do link dedicado e a quantidade de banda, e onde você vai definir seus preços, e nessa parte que vai saber se vale a pena o investimento se vai conseguir cativar os clientes do concorrente, supondo que;
    * Você contrate 20mega dedicado, no valor R$ 150,00= R$ 3.000,00, geralmente e dependendo da garantia de banda que vai oferta pro cliente final, em na velocidade de 1Mega você consegue compartilhar pra 4 e chorando até 5 clientes, digamos que você ofereça 1Mega por R$ 80,00 (80x4=320) e 320-(150 que é o valor do mega link dedicado, você teria sobrando R$ 170,00 e é desse valor que você terá que tirar despesas como energia, novos investimentos, retirada pro-labore, compra de equipamentos, salário de funcionários, engenheiro, consultoria de rede. (OS VALORES TODOS SÃO EXEMPLOS QUE UTILIZEI, CONSEGUIRÁ CHEGAR EM UM VALOR EXATO CONSULTADO OQUE CITEI MAIS ACIMA)

    E se for trabalhar de maneira legal e com estimativa de crescimento e permanência no mercado de telecomunicação SCM terá despesas ainda como;
    1-Criação da empresa com registro na receita federal;
    2-Entrada no pedido de registro licença Anatel e seu engenheiro responsável.

    OBS: Esqueci de um detalhe mais acima, caso vá utilizar sessão BGP ainda terá despesas com equipamentos, pedido para ser um AS e despesas anuais com IP Público.

    Mais até uns 150 ou 200 clientes, e se seus concorrentes não quiserem ferrar com você, consegue trabalhar sem algumas coisas que citei ai