Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Oi Pessoal.. comprei um bullet m2 hp, porém não sei bem se é o HP ou não ? onde confirmar isso na firmware ?

    Tenho 3 clientes neste bullet, totalizando 8 mb de uso em simultaneo. Quantos ainda posso colocar e que vcs acham que aguenta ?

    Qual a melhor opção para AP que aguente uns 20 a 30 clientes no mesmo AP, com cerca de 2 a 4 MB cada um ?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Confirma na aba wireless dele. Vai saber conforme a potência maxima dele.

    Quantidade de clientes depende não só do hardware, mas de uma combinação de sinal+distância, pois o MCS modulado (devido a esses dois fatores) + banda fornecida é que vai definir os clientes máximos. Se estiver modulando em MCS4 por exemplo, só vai suportar uns 3. Em MCS 15 poderia segurar uns 20~25 (com visada+sinal perfeitos em até 1km+ou-), mas o hardware e o fato de Bullet ser SISO, nao é pra chegar a tudo isso não. A partir de 10 clientes é pra comecar a sentir dificuldades.
    Quanto a radio que suporte essa quantidade de clientes seria RocketM5, RB912, APC5M (em 5.8ghz, diderente do Bullet que é 2.4ghz) e a escolha dentre esses 3 vai depender da sua rede se vai ser Ubnt,MK, Intelbras ou mista... Considere colocar seus clientes com rádios de uma marca só para aproveitar o protocolo TDMA nativo dos APs.

    Abraço

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Olá Sphreak,, obrigado por sua resposta.. fiquei um pouco surpreso, pois haviam me informado que um bullet m2 hp aguentaria 50 clientes.. deve ser 50 clientes com 500k cada um...sei la..

    Só pra ver se eu entendi.. quer dizer que se eu tiver 10 clientes a 2mb cada um, mas um deles estiver com sinal fraco.. este cliente pode interferir no desempenho do bullet (ou outro equipamento) , criando uma dificuldade na comunicação dos outros 9 ?

    Outra pergunta : Qual seria a minima de sinal que preciso estabelecer em um cliente para que todos rodem bem ? tipo pelo menos 50% de sinal dada um ?

    Não entendo muito do que seria o MCS4 ou o 15, nem tao pouco que o meu bullet é SISO. Poderia me orientar por gentileza como saber se qual o proximo equipamento a comprar.. para que eles seja MCS 15 .. essa nomenclatura da pra saber pelo painel ?

    Grande abraço e obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    @sphreak
    Vou interagir na conversa também.

    Citação Postado originalmente por andreincao Ver Post
    Olá Sphreak,, obrigado por sua resposta.. fiquei um pouco surpreso, pois haviam me informado que um bullet m2 hp aguentaria 50 clientes.. deve ser 50 clientes com 500k cada um...sei la..

    R= Nem com planos de 500k vai suportar essa quantidade de clientes, não para atender clientes em grandes distância, talvez em uma sala pequeno de no máximo uns 150 metro de distância e sem barreiras consiga isso, mais com banda limitada

    Só pra ver se eu entendi.. quer dizer que se eu tiver 10 clientes a 2mb cada um, mas um deles estiver com sinal fraco.. este cliente pode interferir no desempenho do bullet (ou outro equipamento) , criando uma dificuldade na comunicação dos outros 9 ?

    R=exatmente.

    Outra pergunta : Qual seria a minima de sinal que preciso estabelecer em um cliente para que todos rodem bem ? tipo pelo menos 50% de sinal dada um ?

    R=Abaixo de -74 dar pra ter uma rede estável, lembrando sempre quanto menor, melhor, se quiser trabalhar por exemplo com abaixo de -70, perfeito.

    Não entendo muito do que seria o MCS4 ou o 15, nem tao pouco que o meu bullet é SISO. Poderia me orientar por gentileza como saber se qual o proximo equipamento a comprar.. para que eles seja MCS 15 .. essa nomenclatura da pra saber pelo painel ?

    R=Acesse esse site www.mcsindex.com, MCS refere-se a taxa de modulação e velocidades suportadas para cada, por exemplo MCS15 ele aguenta um trafégo de até 300mega, desde que transmissor e receptor tenham um bom sinal, e para trabalhar com mcs 15 o sinal deveria esta abaixo de -50. SISO é apenas uma polarização. MIMO e dupla polarização (maior banda e mais qualidade). Equipamentos tem o rocket M5 trabalhando com airmax ativo tera maior banda, mas nos clientes as cpes(antenas) terão que ser todos da linha airmax m5, se desativar airmax consegue roda cpes de diferente marcas, mais vai ter desperdicio na qualidade do equipamento, tem também a rb912, muito boa também, tem equipamentos da intelbras também, isso é seu cenário e bolso que vai definir sua necessidade.

    Grande abraço e obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Oi alextaws, obrigado por seu esclarecimento.

    Sobre a pergunta 1 - Bullet para 50 clientes:

    R = Entendi perfeitamente, obrigado

    Sobre seu um cliente com sinal baixo irá atrapalhar o outro com sinal alto..:
    R = Inacreditável, não sabia que poderia ser assim, vou ficar atento.

    Sobre os MCS :
    R = Muito interessante tb, aprendi outra, vou verificar nos meu 5.8 em qual MCS estão setados.

    Sobre qual o minimo de sinal de cada cliente para a torre :
    R = neste ficou um dúvida : É que como minha licença saiu recentemente e estou começando,,ja tenho 1 enlace em 5.8 e estou conectando os clientes em 2.4, mas como hoje, são apenas 8 clientes, estou me baseando pela firware wappro para radios 2.4.. e dentro deste firmware quando fazemos um site survey, ele mostra em porcentagem, tipo 30% , 50% de sinal.
    Com a chegada dos 5.8 ubiquit, os sinal colocam com o menos(-) então fica assim, -34, -62 etc.. Eu nunca sei se este (-) é de negativo ou positivo, sei que os radios estão conectados..
    Então só pra eu entender, quando eu tiver -70, -60 , -50 quer dizer que quanto menos melhor ? porque a nomenclatura é com o sinal de (-),, isso confunde tudo.
    Outra dúvida, existe no painel da ubiquit uma escala de sinal e outra de noise, o noise, que seria o (ruido), eu acho, quanto menos melhor tb ?

  6. #6

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    @andreincao



    em radios 2.4 estabeleça um nível também, aconselho acima de 55% ele deve fica na casa dos -60.
    Nunca você vai conseguir chegar a um sinal de -34, a não ser que esteja em uma sala e coloque antena e painel um de frente pro outro. rsrs. Mais nos ubiquiti a faixa de sinal é essa quanto mais próximo de 0 melhor como -70 e melhor que -80, -50 e melhor que -60 e assim vai. Resumindo (Quanto menor Melhor)
    Correto..

  7. #7

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Incrivelmente estou com um Bullet M5HP e média de 61 clientes conectados.

    Não estou usando Airmax, pois 98% das CPEs são STCOM, sinal no mínimo -70dBm, no cliente MCS3 e no AP MCS6, hoje passando média de 18Mbps em horário de pico, clientes com plano de 1M e poucos com 2M.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Com todo respeito estou muito surpreso com essa média em um bullet M5HP, poderia postar print das configurações? realmente isso é incrível.
    Média de sinal excelente, planos também.
    Então no seu ap usa MCS setado e não automático?
    Qual distância entre um cliente e seu rádio transmissor?

  8. #8

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não, não confunde. Basta saber o conceito de Números Naturais, se tiver conhecimento de plano cartesiano melhor ainda.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Sou um cara que não me envergonho de perguntar, a curiosidade e maior ainda.
    Poderia dar uma breve explicação do que propôs aqui.

  9. #9

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Como conseguiu colocar o COUNTRY em licensed? pelo que vi seu mcs esta em automático e não manual. E usa controle de mac no ap.

    Obrigado pela recomendação, farei isso concerteza

  10. #10

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Interessante. Então se eu colocar a banda de um rocket de 40 para 20mhz e diminuir MCS? eu terei melhora no sinal?

  11. #11

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    Irei fazer uns testes em alguns aps da minha torre. Obrigado pelas informações.

    Me permita fazer uma pergunta boba e fora do tema.
    Tenho visto muito aqui pelo forum, os membros citarem outros membros dessa maneira que citou o rubens. Como faço?

  12. #12

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    obrigado mais uma vez

  13. #13

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    @ab5x2, ontem mesmo conclui a instalação de mais 5 setoriais na minha torre, ficando com 10 setoriais, 5 paineis algcom, outros 5 com base stations ubnt 20dbi, tenho mais 3 enlace com rocket dish 20dbi + radwin, 1 enlace com antena algcom 30 ou 32 dbi, não me lembro direito + MIMOSA, e 1 ENLACE com antena algcom 22dbi +rb912, vou acompanhar uns dias pra ver como fica, até agora esta 100%, as 10 setorias são em 20mhz, e os enlace em 40 e um em duas banda de 80

  14. #14

    Padrão Re: Bullet M2 HP da para quantos clientes ?

    em 2.4 estou usando rb 911 l2, grade aquário p groove e omni, com nv2 ativado um canhão...