+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monta um Provedor

    Pessoal estou pensando em largar tudo pra abrir um provedor. Eu já trabalho em um provedor médio em uma cidade pequena. Faço de tudo aqui. Puxo cabo Configuro as RBs, faço os ponto a ponto, e ganho pouco. 600 reias apenas. estou querendo voltar pra casa dos meus pais e começar a distribuir pelo bairro mesmo. lá tem GVT de 10Mb. quero a opinião de voçes. Vale a pena abrir. De inicio vou colocar uma RB2011 e puxar a cabo mesmo. nada se servidor no momento. e não tenho muito dinheiro pra investir no momento. Sei que e preciso da licença pra distribuir e já estou correndo atraz. A opinião de voçes será de grande ajuda na minha vida.

  2. #2

    Padrão Re: Monta um Provedor

    primeiro faça um plano de negócio primeiro passo, veja os custos que você terá para abrir, valor de link na sua região, custos com antenas, kit clientes, contador, licenca scm, crea, engenheiro, um responsável pela sua empresa, o quanto você vai ter que investir, antes que sua empresa comece a fazer um capital de giro, para continuar a investir, pois não adianta somente pagar as despesas tem que ter o suficiente para comprar mais antenas despesas com carro, despesas com torres a mais, entre outras coisas.
    dica que segui do rimaraujo o cara é fera, e manja bem, vc que ja trabalha no ramo sabe bem como funciona os tramites, clientes ligando assistência...
    espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Monta um Provedor

    eu comecei comprando tudo, está tudo pago, empresa aberta, daqui a 2 semanas eu começo com a provedora, tudo dentro da lei certinho posso trabalhar de cabeça fria, basicamente sem muito custo, hoje estão terminando de montar a ultima torre, dai o rapaz vai comecar a colocar as antenas, o link estão vindo essa semana, só alegria apreensão a mil, mas tudo com tempo, e dedicação, apredi tudo aqui com o fórum, e algumas pessoas que me ajudaram, agradeço a todos, que sabe como é dificil abrir uma provedora, e me ajudaram, me deram uma luz para meu começo.
    comece como te falei devagar com os pés no chão, nao sai igual loko querendo colocar tudo do mais barato, ou na gambiarra pra comecar, vai ser um tiro no escuro...

  4. #4

    Padrão Re: Monta um Provedor

    agora veja a gvt tem planos de 10 mb, os clientes dele não vão sair de um plano de 10 mb para ir para radio com plano de 2 mb, veja a viabilidade do negocio amigo....
    Boa sorte na empreitada

  5. #5

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Obrigado amigo. no momento não vou trabalhar com wireless. apenas com cabo de rede no bairro. Acho que minha maior dificuldade será a licenca scm e o engenheiro elétrico. questão do link vou pegar os 10Mb de casa mesmo da GVT, sei que e errado, mais e ate conseguir a licença. O custo não será muito. Vou sair da empresa sem nada. apenas vou gastar com cabos, caixas e matéria de segurança. No momento eu serei o responsável de tudo. Sara que vale a pena o risco.

  6. #6

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Essa parte do link que e estranho. ninguem no meu bairro paga a gvt. preferem pagar mais barato por 2mb. Eu ja divido com 2 vizinho. só que agora quero priorizar o negocio.

  7. #7

    Padrão Re: Monta um Provedor

    te entendo, mas começar no bairro, por cabo, vc vai rtealmente precisar de scm, pois a empresa que fornece energia vai te cobrar um aluguel por cada poste que vc usa, se eles te pegarem usando o poste sem pagar eles arrancam tudo a fiação, tens que fazer projeto da fiação que você vai passar, dependendo do engenheiro eles cobram 25 reais o poste no projeto, cara é bem complicado

  8. #8

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Não se esqueça que não é só licença SCM, tem que ter autorização e pagar aluguel para usar os postes. Usar postes ilegalmente é um risco enorme e se for pego (o que é muito provável em cidades que são grandes o suficiente para terem GVT, além de que qualquer funcionário da companhia de energia que perceber algo errado nos postes pode te denunciar), vai se complicar de todos jeitos possíveis, com multa e/ou detenção, processo e até Anatel envolvida, além de perder toda a rede.

  9. #9

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Pois e galera. Esse risco sem a licença que e o problema. E o maior problema são as denuncias de outros provedores pequeno.Vou tentar conseguir a licença. a parte do projeto eu sei fazer. Eu tenho curso de cabeamento estruturado e já faço aqui onde trabalho. Obrigado galera. Vou priorizar a licença.

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Citação Postado originalmente por Eziel Ver Post
    Pessoal estou pensando em largar tudo pra abrir um provedor. Eu já trabalho em um provedor médio em uma cidade pequena. Faço de tudo aqui. Puxo cabo Configuro as RBs, faço os ponto a ponto, e ganho pouco. 600 reias apenas. estou querendo voltar pra casa dos meus pais e começar a distribuir pelo bairro mesmo. lá tem GVT de 10Mb. quero a opinião de voçes. Vale a pena abrir. De inicio vou colocar uma RB2011 e puxar a cabo mesmo. nada se servidor no momento. e não tenho muito dinheiro pra investir no momento. Sei que e preciso da licença pra distribuir e já estou correndo atraz. A opinião de voçes será de grande ajuda na minha vida.

    ja quevai iniciar,ja vai de fibra.
    hoje esta muito barato.

  11. #11

    Padrão Re: Monta um Provedor

    iniciar com fibra e complicado axo eu pois vc ja vai ter que comecar com um link mais robusto custo mais alto de inicio, aluguel de poste e tudo, o investimento e muito mais superior comparado a radio

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Monta um Provedor

    o grande, problema com radio é as interferencias que tem em todas as cidades.
    por menor que seja a cidade tem mais que 1 provedor, tentando fechar um enlace e tem uns morros que fica na frente, não passa muita banda.
    com fibra vc pede um link menor e vai instalando e conforme vai fechando os cliente, vc vai pedindo up de links maiores, sem prejudicar a sua estrutura que ja tem.
    e a qualquer momento vc pode mudar a banda do seu cliente de 500k a 100 megas ou mais sem precisar de trocar radios, hoje com radio se um, cliente pedir 20 megas.

  13. #13

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Não comece errado!

    Já que tem disponibilidade de mudar, procure um provedor que lhe pague um salário justo e invista em capacitação e certificações!

    Depois monte um plano de negócios e abra o seu.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  14. #14

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Olá pessoal, ao contrario do colega eu já tenho um provedor em recife com 800 clientes, e estou pensando em vender, a rede é totalmente cabeada com cabos utp e fibra optica, não usamos antenas nem torres, o problema que estou querendo me mudar para o interior e viver uma vida mais tranquila, longe da agitação urbana da capital, o provedor é bem estruturado tendo muito ainda para expandir, mais tenho duvidas em relação ao preço, hoje temos 4 funcionarios registrados, carro para atendimento, link dedicado e adsl, uma observação é que não tenho a licença, mais estou correndo atrás, o que os amigos me dizem ?

  15. #15

    Padrão Re: Monta um Provedor

    Jogue duro Eziel! O primeiro passo é começar e com uma rb2011 vai segurar o início sim. Um mkauth cloud para gerenciamento de clientes, autenticação, boleto etc, vai custar um cliente por mes, vale a pena. Se precisar de ajuda na parte administrativa etc, estamos ai.


    Sent from my iPhone using UnderLinux