Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Olá pessoal.

    Quais marcas e modelos de disco rígido são recomendados para uso em servidores NAS? Utilizamos discos Seagate Barracuda de 2 e 3 TB mas eles começam a dar problemas com bad blocks e outros erros.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Depois de quanto tempo de uso os Barracudas começaram a dar problemas? Já utilizei Hitachi e WD Red Pro em um servidor cache que tive em minha rede, e são excelentes. Durante o tempo que utilizei cache não tive nenhum problema.

  3. #3
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    bom mesmo são os ssd, mais que o dobro de velocidade do que os discos mecânicos.

  4. #4

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Os discos Seagate Barracuda no NAS o ideal seria usar apenas como servidor de arquivos e backup. Se forçar para uma aplicação mais pesada como banco de dados etc, com o tempo começam a dar problemas bad blocks ate entrar em falha constante de parada sem recuperação. Vai de SSD se usa BD.

  5. #5

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    TheGodfather: Depois de 6 meses a 1 ano.

  6. #6

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Problema dos ssd é a vida util. Na empresa em que trabalhava os 850 pro da Samsung duraram apenas 8 meses em um server de bd configurado em raid 10. O melhor desempenho e vida util foi alcançado com 4 discos sas de 15k rpm. Se houver possibilidade utilize sas. E sobre a velocidade de escrita do sas pode se utilizar um cache na controladora raid para melhorar mais o desempenho.

  7. #7

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Seria uma alternativa para usar discos SAS em BD. Nem todos os NAS a controlora suporta discos SAS. Teria verificar com o fabricante a matriz de compatibilidade do produto. Discos Seagate Barracuda 7.2K se recomenda apenas para backup e Servidor de arquivo. Poderia mesclar(misturar) no mesmo ambiente de Storage sendo suportado:
    SAS: Maquinas virtuais, S.O e algumas aplicacoes DB
    SSD: Aplicacoes pesadas para BD onde precisa de performance
    SATA backup e Servidor de arquivo

  8. #8

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Lembrando que as escritas no ssd tem limite

  9. #9

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Quando tivemos problemas com os ssds fomos informados pelo suporte da Samsung(Hds) e da ibm(hardware do servidor) que os ssds tem limite de escrita em disco. Então para aplicações que exigem grandes quantidades de escrita em disco assim como os bd e raids nao são recomendados o uso dos mesmos.

  10. #10

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    O ideal os HD's SSD seria para usar em Storage mesclado com outros HD's dividindo as aplicaçoes como relatei no post anterior e não em Servidores. Para Servidores as grandes empresas fabricantes de Hardware Servidores seria SAS.

  11. #11
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    tenho uma cliente aonde estou com 2 blackarmor da Seagate com 4 discos de 5tb,
    tive problemas crônicos com os discos lá, usando Raid 0 , 1, 5 a questão toda é que os discos dentro do NAS esquentam demais e degradam a vida útil deles, encontrei a solução vendendo os NAS e fazendo FreeNas em um I7 que tinha guardado. acabou a aporrinhação e ainda ganhei rendimento, já que o servidor tem mais memoria que os Blackarmor.

  12. #12

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Galera vamos lá estudar um pouquinho sobre como os dados são armazenados no disco, só para evitar falar coisas que não fazem o menor sentido, desculpe ser mau educado, mas é tanta afirmação *d*o*a aqui que fico desesperado de ver no que isso está virando!

    Amigo disco para NAS é Seagate constellation, wd red, wd se, wd re4, sas de qualquer marca (desde que o NAS suporte).

    P.S.: I7 para NAS, uau, que desperdício de processador, mas se você tem grana pra isso, vai fundo! E outra, mesclar SSD e disco de bandeja, está brincando né? Mais uma SSD para banco de dados, também é brincadeira né?

    Mais uma vez, quero manifestar minha indignação sobre os comentários que leio!

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  13. #13
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Galera vamos lá estudar um pouquinho sobre como os dados são armazenados no disco, só para evitar falar coisas que não fazem o menor sentido, desculpe ser mau educado, mas é tanta afirmação *d*o*a aqui que fico desesperado de ver no que isso está virando!

    Amigo disco para NAS é Seagate constellation, wd red, wd se, wd re4, sas de qualquer marca (desde que o NAS suporte).

    P.S.: I7 para NAS, uau, que desperdício de processador, mas se você tem grana pra isso, vai fundo! E outra, mesclar SSD e disco de bandeja, está brincando né? Mais uma SSD para banco de dados, também é brincadeira né?

    Mais uma vez, quero manifestar minha indignação sobre os comentários que leio!

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
    Respeito sua critica, mas o que tenho disponivel para montar um NAS é um I7, quê, pra você pode parecer muito, desculpe se soa com tom de arrogância pra você. Acho que sua critica só é valida quando se conhece a estrutura na qual trabalho.

  14. #14

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Vagner, realmente, minha crítica só tem algum valor enquanto não conheço os seus recursos. Peço desculpa pela "explosão", contudo, muitas vezes me parece que foi criada uma ideia de que usar o melhor processador disponível para qualquer coisa é o melhor a ser feito. Tinha entendido assim, porém parece não ser o caso.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  15. #15
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Tenho 15 anos de t.i e hoje sou coordenador de data center. Última coisa que recomendaria a qualquer um seria usar i7 em storage

    Enviado via SM-J700M usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Meu amigo Andre desculpe ser mal educado mas quem esta precisando estudar um pouco e voce! Pelo jeito voce não entende muito de Storage. Na sua terra ai mesmo em Caçador-SC onde tive varias vezes atendendo clientes desta região, tem clientes com storage mesclado SSD com outros discos de grandes empresas e companhia. Aproveita e vai conhecer os clientes de sua região antes de tirar qualquer conclusão precipitada.

  17. #17

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Calma pessoal, não entrem em confronto.

  18. #18

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Também penso que discos para NAS devem ser especifico como o WS RED, que inclusive comprei recentemente, SSD tem outra função.
    Última edição por Murgoth; 23-11-2016 às 17:10.

  19. #19

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    Para servidor nas os melhores são wd red e para datacenter os melhores são wd re4 sem erro.

  20. #20

    Padrão Re: Tipo de disco rígido recomendado para NAS

    alguém sabe se um ssd somente para OS em um servidor de cache seria uma boa ideia ou não ?