+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Bem amigos tenho aqui um cenário de 450 clientes sendo a media de 250 online e link dedicado de 115 megas, sendo 50 megas de da operadora A e 65 megas da operadora B. Mo mesmo mikrotik concentrado(Mk original em um servidor i5, placa asus, 8 gb de ram e hd ssd, placa de rede intel pro de 4 saidas giga pcie 4x) de clientes eu faço balance com pouquíssimas regas. Ta rodando muito bem inclusive sites de bancos e afins. Uso aki a regra da conexão por endereço, ou seja, a requisição feita a operadora A so sera atendida pela operadora A. Isso da uma otima estabilidade nos sites do tipo bancos, globo.com, netflix e afins. Porem n uso todo o link fica sempre na casa de 95% de eficiencia. E 5% hj em dia, no preço que ta link. Alguém teria um outra sugestão para aumentar a eficiência desse processo? O servidor em horários de pico fica em no máximo 15% de load...

    Enviado via ASUS_Z00AD usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Eu pessoalmente não sou fã das coisas automáticas.
    Eu colocaria alguns clientes em um link outro clientes em outro.
    Evitasse problemas com alguns bancos e sites mais seguros.
    Quer fazer load balance? OK
    Mais fácil de tudo coloca múltiplos gateways. Repete o gateway para compensar o desbalanceamento.
    Ou cria umas regras complexas que pega conexão nova atribui uma marcação de conexão coloca up de origem em address list e depois um routing Mark.
    Funciona e pode ser útil na questão dos bancos usar a address list.
    Não vou explicar aqui o detalhe. Não copie e cole de nenhum site se você não entender.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    A melhor forma de utilizar vários links ao mesmo tempo e não ficar dependente do endereçamento da operada, protocolo BGP.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Aqui estou usando o Load Balance R470T da TPLInk, muito bom.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Citação Postado originalmente por michelkalinoski Ver Post
    Aqui estou usando o Load Balance R470T da TPLInk, muito bom.
    Como é feito?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Citação Postado originalmente por jaderjvr Ver Post
    A melhor forma de utilizar vários links ao mesmo tempo e não ficar dependente do endereçamento da operada, protocolo BGP.
    Usando BGP você também tem que definir balanceamento como faz?
    Eu uso BGP e separo os cliente, eu anúncio parte por um link outra parte anúncio por outro link.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    As regras eu desconheço pois a TPlink não expõe, quanto ao roteador ele possui 4 wans e uma lan, onde vc pode combinar até 4 links.

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Tplink não soma banda, vai de ccr 1009 e marca esses clientes A por tal rota, clientes B por tal rota. Utiliza pppoe para os clientes?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Tenho dois links de 5 megas no TPlink, quando faço teste de velocidade da 10 megas, isso não é somar os links?

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Claro que no Cloud Core deve ser muito melhor, mas olha só o preço disso contra o balance de R$ 200,00.

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    @michelkalinoski,

    Somar link seria ele trabalhar como link único. Veja que inevitavelmente o destino das conexões irão ver 2 endereços diferentes, por isso não consegue trabalhar como único.

    Você consegue a soma de rates quando faz várias requisições diferentes trafegando hora por um link e hora por outro. A largura de banda total é a soma mas não significa que um download simples irá trafegar pelos 2 senão o destino irá reclamar.

    Com relação aos routers de 200 reais, escolhi os mk aqui na empresa também por conta da disponibilidade de informação. Tudo que se quer fazer é só apelar ao pai google.

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Show, obrigado pelo esclarecimento.

  13. #13

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Citação Postado originalmente por michelkalinoski Ver Post
    Claro que no Cloud Core deve ser muito melhor, mas olha só o preço disso contra o balance de R$ 200,00.
    nosso amigo no post esta falando de muitas conexões simultâneas e muita banda agregada, um tplink nunca daria conta disso, por isso citado ccr 1009


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    tem q investir cara, e a melhor solução pro seu senario e ccr msm

  15. #15

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Será que uma CCR dá mais throughput que um i5 com 8gb?

  16. #16

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    @ab5x2,

    Não entendi sua mensagem, ahahahhah

    Vc acha que é mais lento, desperdício ou loucura? Por que? A única rede que tenho experiência, apesar de ter tráfega pesado (é uma rede corporativa) não tem esse monte de serviços que os ISPs usam como PPPoE, Hotspot, etc.

    O roteamento principal dela roda em um PFSense com um Xeon de uns 5 anos atrás e mesmo quando está com tráfego agregado de uns 2gbps o processamento não passa de 10%.

    Onde tenho Mikrotik (pequenos) eles sobem para uns 30% com frequencia. E olha que só uso os MK hoje para roteamento, umas 20 regras de firewall, sem NAT e DHCP-server.

  17. #17

    Padrão Re: Qual a melhor forma de unir links de operadoras diferentes???

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    É um Xeon, não i5. CPU de baixa latência, hahahaha.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Agora entendi kkkkkkkkk.

    Sério que essas CCR para router são mais rápidas que um i5? Impressive!!!