Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Projeto FTTx

    Boa noite a todos,

    Gostaria da ajuda dos amigos aqui com um projeto FTTx que estou montando.
    Estou anexando uma imagem abaixo com o local onde vou receber o link. Também conheço a localização de todos os postes, a quantidade de casas, etc.
    Para ajudar, meu objetivo é levar fibra para todas as ruas, com penetração de até 100%. A fibra irá até o poste e no poste usarei um PACPON com poe reverso!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         area fttx.PNG
Visualizações:	230
Tamanho: 	1.016,6 KB
ID:      	65579
    Está é a área, minha dúvida é a seguinte: Como poderei fibrar estas ruas com o menor custo possível mas com qualidade e pronto para migrar para FTTH? Além disso, como poderei distribuir ai a fibra de backbone e quantos fios deverá ter essa fibra?

    Fico grato pela ajuda dos amigos, tenho que entregar este projeto até o fim do mês!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Sugiro o contato de duas empresas para projetos:
    - IPv7 - Droander - (51) 3300-7777
    - Infortel - Júnior - (51) 3076-3800

    Em qualquer caso, pense bem na opção por PACPON. É uma "solução" de Capex baixo, mas de alto Opex (muitos problemas de manutenção). Além de ser algo sem certificação Anatel para operação em poste.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Bom dia Zeroberto,

    Eu entendo sua colocação quanto ao uso de PACPON, no entanto, meu objetivo é apenas iniciar o projeto, pois o capital é curtíssimo, com o passar do tempo vou migrar para FTTH.

    Quanto a indicação das empresas, sou grato pelas informações, no entanto, estou aqui justamente porque o capital é curtíssimo e não tenho como pagar, não agora nesta fase inicial!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Obrigado Zeroberto,

    Quanto ao uso de PACPON, tenho ciência dos prós e contras, no entanto, o uso do mesmo é justamente porque tenho pouquíssima grana, quase nada, mas depois irei migrar para FTTH, será apenas no início.

    Quanto a indicação das empresas, fico grato, no entanto, como falei, estou sem grana para pagar, justamente por isso estou aqui buscando o apoio e ajuda dos amigos.

    Muito obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Tem duas opções:

    1) Contrata empresa para fazer o projeto
    2) Estuda e aprende como projetar com FO

    Você terá que ter contrato uso de postes e vai precisar projeto de calculo de esforços para companhia elétrica te autorizar.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Obrigado pela resposta emilidani,

    Sim, tenho ciência quanto ao projeto de esforço em poste e o contrato com a companhia elétrica. Também vou fazer um curso no fim de janeiro.

    Meu objetivo é tentar entender a melhor forma de passar as fibras, de acordo com a imagem que anexei, antes mesmo de fazer o curso, para eu poder documentar e depois do curso faço um ajuste fino.

    Estou tentando ganhar tempo e me planejar agora, pois já no ano que vem quero estar com tudo alinhado só para começar.

  7. #7

    Padrão

    Se é para planejar ai vái;

    Cálculo aproximado,

    22 ruas com média de 600 metros cada = 12 km de fibra +
    sobra técnica de 3 km = 15 km total.

    - 12km / 105mts(distancia entre as caixas) = 120 caixas pacpon ou
    - 12km / 140mts(distancia entre as caixas) = 85 cto

    Projetando 1 fo para 128 cientes pode-se usar fibra de 12 fo, assim suportara um
    total 128x12=1536 assinantes, considerando que nesse local voce tem um total aproximado
    de 840 residencias e nem todos serão assinantes,isso dá e sobra.

    Veja que estamos falando em projeto para futuras instalações de GPON, sendo que no seu
    caso pode se economizar mais com Epon ou GEpon, sendo que ai será 64 clientes por fo
    "se não me engano", mesmo assim é possível atender com folga.

    Existem várias topologia de rede, eu sou a favor do rascunho em anexo, pode ser feito
    com splitter desbalanceado em dois níveis, iniciando-se com splitter 5/95 e finalizando
    com 10/90 nas ultimas caixas.

    Comecei um projeto em rede cabeada prevendo fibra, arrependi, deveria ter esperado
    e começado com fibra, por outro lado acho pacpon muito caro, não vejo vantagem em
    relação ao Epon, pode até ser boa vantagem de "preço apenas" se comparado ao Gpon.

    Apenas reafirmando o que ja foi sugerido pelo pessoal, para ter sucesso
    é necessário um curso!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.png
Visualizações:	351
Tamanho: 	536,1 KB
ID:      	65582

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Obrigado pela resposta Albinogenivaldo,

    Achei interessante sua colocação, muito bem explicado.
    Gostaria apenas de dizer que, meu objetivo é saber onde irei utilizar esta fibra de backbone com 12 fo ou mais e onde usarei fibra drop?

    De acordo com a imagem vc contornou o bairro inteiro, mas não creio que este contorno represente uma fibra de 12 fo, pois o valor seria muito alto, em média 60k só de fibra )

    Essa é minha grande dúvida, onde utilizar a fibra de backbone e onde utilizar a fibra drop?

  9. #9

    Padrão

    Eric, não sou fã de cabo drop tipo "figura 8", aquele que tem um arame paralelo e um tubo interno com 4, 6, 8, 12 fo etc, o preço do cabo ASU é muito próximo dele enquanto o drop corta muito fácil, o ASU é muito resistente as malditas linhas chilenas rsrs, por isso não uso e não sugeri, mais isso pode mudar de uma região para outra.

    Em nossa primeira rede fizemos conforme o rascunho em anexo, uma fibra de 12 foi passando por todo o bairro, utilizamos caixas com sangria cortando apenas uma fibra até atingir um total de 16 caixas, e, abre-se a próximas fibras repetindo o mesmo processo da primeira.

    Com fibras sobrando a rede tem escalabilidade, é possível acrescentar splitter a mais conforme as caixas vão lotando.

    No seu caso o cabo de backbone deve chegar apenas na ponta do cabo de 12.

    Fibra ASU 12 fo tá baixando, caixas também, olt tá com preço estacionado a um tempão, com 60k eu deixaria o pacpon e faria quase tudo isso ai em ftth.

  10. #10
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Amigo se refere ao PACPON da Vertical Simples?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Pensei no pacpon da think ou da volt.

  12. #12

    Padrão

    Agora pensando bem, se eu utilizar ONU e não pacpon, para atendimento de 8 clientes terei um custo médio de 800 reais, no entanto, com pacpon gastarei em média 650,00, mas terei menos problemas.

    Acho que vou abandonar a solução de com pacpon e ficar com FTTH mesmo, aparenta ser melhor a solução. Embora o custo da ativação seja maior, mas acho que além de ter pouca diferença, consigo atender melhor meus clientes.

  13. #13
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Recomendo fortemente a NÃO usar nada da Vertical Simples, fui Analista lá por quase 6 meses, a ideia dos Pacs foi inciada e fundada por eles, e logo difundida, mas a forma de trabalhar da empresa alem da gestão transformaram o produto em algo repudioso e de má qualidade, alem dos prazos de entrega não cumpridos somados com o reaproveitamento de componentes..
    Enfim, Fujam o quanto puderem de pac/ Pac-Pon, e Fontes Vertical Simples.

    sugestão de quem quer seu bem.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Olhem ai um comparativo interessante:


  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Boa noite,

    1º -- A Companhia elétrica (CELG, CELESC, CEMIG..) só aceita projetos de compartilhamento com ART no CREA;

    2º -- Você possui máquina de fusão de fibra? Se sim, só precisará de cabo de 4 fibras. Caso contrário, depende de que tecnologia você estará usando, quantidade de usuário, e qual velocidade você quer entregar no máximo!

    3º-- Se não me engano, PACPON só permite conexões de até 150 m, depois disso o SNR atrapalha muito, então se as ruas possuírem mais de 150 m de comprimento não seria uma boa solução;

    4º-- Uma possível solução:

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo FTTH baixo custo.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	458,0 KB
ID:      	65591

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    EPON ou GEPON irá limitar muito a banda! Comece já com GPON.
    Em qualquer caso pense bem antes de ir para uma solução PACPON: é o barato que sai caro depois.

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Todavia, uma onu epon gepon sai em média uns 4.000,00. Uma OLT não sai por menos de 20.000,00.

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    GPON Digistar é preço campeão:
    - OLT de 4 portas, com GBIC = menos de R$ 9.000 (preço à vista, sem impostos)
    - OLT de 8 portas, com GBIC = cerca de R$ 13.000 (preço à vista, sem impostos)
    - ONU Bridge = R$ 166 (preço à vista, sem impostos)
    Para pedidos a partir de R$ 3.000 o frete é por conta da Digistar (CIF-Rodoviário).
    Para cotações, por favor, envie email para [email protected] com seu CNPJ e dados de contato.
    []s

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Olhem ai um comparativo interessante:

    Só achei que ele esqueceu que, utilizando PACPON eu só preciso de uma fonte POE reversa que custa em média 35 reais num total de 512 => 512*35,00 = 17.920,00 . Já com a solução FTTH eu vou ter que comprar mais 512 ONU/ONT, cada uma custa em média 170,00 => 512*170,00 = 87.040,00.

    Eu nem fiz as contas, mas se tirarmos os 36 mil que sobraria segundo ele na utilização de FTTH e os 18 mil das caixas PACPON, ainda ficaria em quase metade do valor utilizando a solução PACPON.

    Outras análise precisam ser feitas mas por alto seria isso.