Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation Loco M5 - Configurações

    Boa tarde galera, como eu ainda sou novo nessa área queria saber de vocês que entendem mais do assunto, de vez em quando meu ccq abaixa muito, e tipo já mexi em muitas configurações, consegui deixar o capacity e quality alto mas o ccq ficou extremamente baixo. E logo dps conseguir deixar o ccq em 90~97 só que a internet ficou caindo de mais!

    Queria que vocês observassem os prints em seguida e me falassem sobre essas configurações que deixaram, se tem que modificar algo para melhorar e tals! Pois sou muito leigo no assunto.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	208
Tamanho: 	92,9 KB
ID:      	65583Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	216
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	65584Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	220
Tamanho: 	56,4 KB
ID:      	65585Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.png
Visualizações:	182
Tamanho: 	73,0 KB
ID:      	65586

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Teu problema é ruido de fundo... Tem que fazer um Airview detalhado e escolher um canal melhor... Tire prints do AP para uma melhor análise.

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Só uma informação, antes de você me responder eu fiz um teste no airview e coloquei o channel 5320, e alterei a potencia pra 5 dbi e pareçe q a internet melhoro entende, só que tipo 5 dbi n é muito pouco? N compreendo muito isso!

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    poste um print do airview, para podermos dar uma olhada.

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Como tu pediu, bem que queria entender esse print mas sou mt leigo nisso! Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         122.png
Visualizações:	198
Tamanho: 	427,6 KB
ID:      	65587

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por bielchagas32 Ver Post
    Como tu pediu, bem que queria entender esse print mas sou mt leigo nisso! Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         122.png
Visualizações:	198
Tamanho: 	427,6 KB
ID:      	65587
    É interessante fazer um estudo sobre radiofreqüência e radiotransmissão. Ajuda sempre ter melhor entendimento sobre o assunto.

    Essa tela indica o ruído de fundo na faixa de transmissão escolhida. A maior parte do ruido está na faixa de -75dBm. O ideal seria um ruido menor, uns -100dBm... Quanto menor o ruido na frequência melhor...

    Os prints a qual me referi é do AP. E necessário analisar os dois lados do enlace para identificar eventuais problemas.

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Certo, mas no caso esses prints e do que? E tipo oq posso fazer para estabelecer o ccq etc e tudo pra deixar bom?

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Prints das abas wireless e main...
    CCQ é um parâmetro de informação sobre retransmissão de pacotes no enlace. CCQ 100% indica transferência de dados ótima... conforme vai baixando significa que há problemas no enlace.... abaixo de 80% há instabilidade e paralisações nas tranferências de dados.

    Como fazer parano CCQ ficar em níveis aceitáveis? É só fazer uma implantação de enlace dentro dos padrões técnicos necessários. Seriam eles: Análise de espectro para escolha de uma frequência livre, aplicação de visada e fresnel aceitáveis para um impacto minimo sobre a reflexão e difração do sinal. Instalação longe de calhas, caixas de água e com altura mínima conforme distância. Alinhamento e Tilt corretos.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Última edição por sphreak; 06-12-2016 às 05:26.

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Esta ae, como eu disse sou leigo nisso, tu tem que me explicar bem certo e tals, oq será que ta de errado ai que o ccq n ta alto, tipo eu diminui a potencia para ver se dava uma melhorada e deu!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aaadasddsdasdsada.png
Visualizações:	147
Tamanho: 	79,8 KB
ID:      	65588   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dsadas.png
Visualizações:	174
Tamanho: 	95,5 KB
ID:      	65589  


  10. #10

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Amigo.... Você está fornecendo prints somente da estação... Sem AP é adivinhação!

    Abraço!

  11. #11

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Verdade, precisa ver os prints do AP.

    Mas uma coisa que observei é a ativação do DFS nas estações.
    Eu não gosto desta ativação no cliente. E o Sphreak pode me ajudar se meu raciocínio é correto ou não.

    Porque? O DFS é um recurso que permite ao rádio "sentir" a presença de sinal de radar e dai do canal para deixa-lo livre e volta quando estiver desocupado.
    Mas quem é que precisa 'sentir' o radar? Eu entendo que é o AP. E outra coisa, como eles estão apontados um para o outro, AP e estação, o sinal de radar que o AP percebe na sua frente irá chegar pelas costas da estação. Então não teria lógica ativar nos dois lados. Pode ser um dos motivos de ficar caindo a internet. A estação sente o radar e dá o lado. Mas o AP não sente. Se estiver ativado só no AP e este mudar de canal, a estação irá mudar junto sem problema.

    E tem mais um detalhe e aí entra o conselho do @sphreak. Precisa conhecer um pouquinho mais de radiofrequencia. E também da utilização da faixa do 5.8
    O que pode no início, no meio e no fim da faixa? E em que região da faixa é obrigatório a ativação do DFS? Qual potencia utilizar em cada.

  12. #12

    Padrão

    Experimente fazer o seguinte coloque o canal em 5780, no ap deixe mcs 15 auto , ja na estacão coloque mcs 8 auto e veja como ficara o ccq, o airmax capaciti ficara baixo pq com mcs baixo o datarate fica baixo mas isso só indica que você não esta usando tudo que seu equipamento oferece,caso o ccq fique bom va aumentando o msc aos poucos deixando , tente e poste o resultado por favor

  13. #13

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Sim, tendi tudo oque vocês falaram, mas no caso de eu não ter acesso ao AP, só tenho acesso a estação pois sou cliente!

  14. #14

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por bielchagas32 Ver Post
    Sim, tendi tudo oque vocês falaram, mas no caso de eu não ter acesso ao AP, só tenho acesso a estação pois sou cliente!
    Então amigo é dar murro em ponta de faca. Dificilmente terá algo que poderá fazer a não ser melhorar o alinhamento e visada.
    É até prejudicial ao provedor você ficar alterando configurações, pois pode prejudicar todo um setor. Eu por exemplo bloqueio acesso a antena e cliente nunca consegue mudar as configs.
    Esse CCQ ruim pode ter inúmeros motivos que fogem ao seu controle e ter origem no POP do provedor.
    Sugiro acionar o suporte técnico.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Compreendo, então eu devo chamar um técnico para vim averiguar e dizer oq pra ele?

  16. #16

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Verdade, precisa ver os prints do AP.

    Mas uma coisa que observei é a ativação do DFS nas estações.
    Eu não gosto desta ativação no cliente. E o Sphreak pode me ajudar se meu raciocínio é correto ou não.

    Porque? O DFS é um recurso que permite ao rádio "sentir" a presença de sinal de radar e dai do canal para deixa-lo livre e volta quando estiver desocupado.
    Mas quem é que precisa 'sentir' o radar? Eu entendo que é o AP. E outra coisa, como eles estão apontados um para o outro, AP e estação, o sinal de radar que o AP percebe na sua frente irá chegar pelas costas da estação. Então não teria lógica ativar nos dois lados. Pode ser um dos motivos de ficar caindo a internet. A estação sente o radar e dá o lado. Mas o AP não sente. Se estiver ativado só no AP e este mudar de canal, a estação irá mudar junto sem problema.

    E tem mais um detalhe e aí entra o conselho do @sphreak. Precisa conhecer um pouquinho mais de radiofrequencia. E também da utilização da faixa do 5.8
    O que pode no início, no meio e no fim da faixa? E em que região da faixa é obrigatório a ativação do DFS? Qual potencia utilizar em cada.
    Está correto amigo @1929. Só faz sentido ativar o DFS na estação em enlaces longos, onde a antena da estação está direcionada ou próxima a uma estação de radar.
    O que ocorre com os radares é que a parte passiva do radar pode indentficar qualquer emissão na faixa de pulso como um eco do original, formando falsas imagens de radar. Por isso é importante estar atento quando for jnstalado APs proximos a aeródromos ou em regiões de serra.
    No Brasil as estações de radar podem alterar a frequência do pulso entre 0.3ghz e 300ghz rapidamente e obter retorno de eco em bandas de até 500mhz do pulso original. Por isso o DFS dos rádios tem um parâmetro de troca de canal ao receber um espúrio de alta potência.
    No caso das estações elas entram em modo de busca, esperando que o AP tenha alterado o canal. O que nem sempre ocorre.
    Se a FAB estiver operando em modo de defesa aérea ou fazendo testes de radar, podem ser observados quedas e trocas automáticas de canais durante dias.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por bielchagas32 Ver Post
    Compreendo, então eu devo chamar um técnico para vim averiguar e dizer oq pra ele?
    Você deve entrar em contato com a área técnica do seu provedor. Dizerq ue você está sofrendo com quedas constantes de conexão, que o CCQ está ruim e que o canal está poluído na sua região.... Se o provedor for sério ele irá fazer uma revisão de alinhamento e visada e irá procurar uma frequência mais limpa.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por bielchagas32 Ver Post
    Sim, tendi tudo oque vocês falaram, mas no caso de eu não ter acesso ao AP, só tenho acesso a estação pois sou cliente!
    Xi, agora ferrou... já começou mal a coisa, pois o provedor não bloqueou o acesso do cliente ao equipamento...

    Então já que pouco você pode fazer e o provedor não se protegeu dos curiosos, pelo menos desativa o DFS.
    Um dos possíveis motivos da net estar caindo pode ser isso. Isso se você estiver de frente para um possível sinal de radar. Mas pode ser que lá no AP que esteja percebendo o sinal de radar e tente mudar o canal... mas o sintoma indica que tem muita chance de ser aí.

    Mudança de canal não foi o resultado da suposta melhora, pois como é Station vai sempre seguir o que o AP está usando mesmo mostrando outro canal que você teria setado.

  19. #19

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Caros,

    Radares atuam em bandas protegidas 1030 e 1090 MHz (Controle de Voo) e não em banda comercial, além de que radares metereológicos atuam em bandas muito mais altas.
    Geralmente como são super sensíveis eles que sofrem interferência com facilidade resolvendo o problema com uma simples FFT ou FDT.
    Esse ruído de fundo, pode ser uma torre de celular, torre Wireless clandestina, câmera de seguração wireless ... ,dificilmente um radar.

  20. #20

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Então porque a legislação exige ativação de dfs? E não é em toda a banda 5.x. Só na subfaixa do meio. E também controle mais rigoroso do eirp.