+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Bom Dia

    Eu quero pegar sinal via radio de um amigo meu (distancia max de 2,600km) ou de uma casa mais perto, porém entre a minha casa e a casa dos meus amigos tem algumas arvores no caminho.

    A foto é do quarto do segundo andar, e a casa dos meus amigos ficam atrás desta mata, sendo que posso colocar a antena um pouco mais alta, então gostaria de saber uma antena mais forte, fará o sinal passar melhor pela mata? Se passar eu terei um bom ping para jogar? Irei receber uma boa conexão?

    *O ping da internet é bom, gostaria de saber se repassando o sinal ele vai continuar bom(nem que aumente um pouco) estável?

    **A conexão a se compartilhar será de 300 MB .

    ***Se puderem me indicar uma antena que não me faça perder ping, ou paconte enfim.

    Matem minhas duvidas, valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15555145_1854648524747003_1634028466_o.jpg
Visualizações:	167
Tamanho: 	134,1 KB
ID:      	65655  

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    A resposta é: Nenhum equipamento faz milagre.

    Se nao tem visada, ou seja, se você não consegue ver, não funciona. Se ao acaso por uma aberração da natureza houver conexão ela vai ser um lixo irritante.

    Sinal de rádio se comporta como a luz. E apesar de você não ver, ele também reflete como a luz.

    Você poderia colocar aí um rádio de potência fodocaralhística acoplado a uma antena padrão NASA que não ia dar em nada. Se tem obstáculo ele reflete e já era. Mata pior. Molhada pior ainda.
    Radiofrequência não é uma questão de só de potência, mas sim de condições de propagação do sinal.
    Com torres altas tipo 20~30mts talvez consiga algo.

    Talvez rádios profissionais de 900mhz possam propagar alguma coisa. Seria necessário um survey na área.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Mas se eu conseguir aumentar a antena que vai enviar e a que vai receber acima da mata mesmo que eu não consiga ver a olho nu, eu vou ter uma conexão boa com um ping bom correto?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Errado amigo... Quando se fala em "ver" ou "visada" é que não haja nada no caminho... Em 3km é pra conseguir enxergar não a antena em si, mas no mínimo a estrutura onde ela está montada (torre, prédio, casa, telhado).

    Você está esperando boa conexão com ping bom... Então o fator visada é fundamental. Do contrário será um pesadelo em termos de queda de conexão, lentidão e perda de pacotes.

    Teste simples: Ligue uma lampada forte a noite no local onde pretende montar a antena, se no outro ponto conseguir ver alguma coisa, tem visada. Se não ver, não tem e poderá ter problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Acho que não entendeu. Bom eu quero dizer caso eu consiga colocar as duas antenas acima da altura da mata, porém elas ficaram distante não muito, a ponto que eu não consiga ver a olho nu, mas ficaram acima da mata, ai sim eu terei um sinal perfeito com um bom ping correto?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Amigo... Vamos lá. Quando eu falo que tem que ver e dei a dica da lâmpada forte pata testar se conseguia enxergar a luz a noite é porque tem que ver o trajeto, o caminho, se está livre. Pela experiência em campo amigo, há de se ver ao menos o local de instalação. Não que você tenha que ver a antena. Você tem que vislumbrar o trajeto livre para o sinal.
    Como eu disse, sinal de radiofreqüência é igual a luz... Só que a gente não vê.

    Nesse trajeto de sinal existe um espaço imaginário chamado Zona de Fresnel. Que tem que estar livre. Caso haja algo no caminho, o sinal reflete e vira tudo uma m*****.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2016-12-15-15-29-09.png
Visualizações:	134
Tamanho: 	125,6 KB
ID:      	65668

    No seu caso específico da mata a sua frente, calcula-se a zona de Fresnel mínima de 6 metros. Então para não sofrer perturbações, o correto é que estas antenas estejam no mínimo 8 metros acima da linha das árvores. Isso daria Fresnel livre.

    Quanto ao seu objetivo de sinal perfeito e ping bom dependem de: Visada limpa, Fresnel 100% livre, alinhamento perfeito, noise floor limpo. Com isso o sinal será perfeito e o ping será bom!

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Citação Postado originalmente por Cristuker Ver Post
    Acho que não entendeu. Bom eu quero dizer caso eu consiga colocar as duas antenas acima da altura da mata, porém elas ficaram distante não muito, a ponto que eu não consiga ver a olho nu, mas ficaram acima da mata, ai sim eu terei um sinal perfeito com um bom ping correto?

    Sim, consegue sim, você elevando a altura das duas antenas, desde que no caminho não tenha nada no meio delas, vai conseguir uma boa qualidade

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    *Eu consegui, colocar as antenas e agr eu tenho um sinal da antena de -65 (antena wom500i), no inicio ele ficava com o sinal mais de -69 e não cai, agora ela esta com o sinal menor e está caindo com mais frêquencia, pode ser a visada também?, o ideal seria q eu a abixa-se de novo para ela parar de cair? Eu coloquei a antena a 3 metros acima da casa, sendo que a mesma tem pelo menos a altura das arvores, porém ela está um pouco torta por não ter os cabos de aço para deixa-lá 100% reta, isso poderia também estar influenciando? E o sinal que é enviado para mim não consigo receber o down completo, apenas o up, tendo em mente que não poderei ele a antena a mais de 3 metros, o que posso fazer além de colocar ela reta, que é questão de tempo caso o problema continue?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Alinhamento e visada amigo... antena não pode ficar balançando. Tá complicado teu enlace aí...
    Faça estaios, trave bem e realinhe tudo.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Última edição por sphreak; 23-03-2017 às 18:11.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Amigos, dei uma lida no material a cima. Gostaria de saber quais os parâmetros legais e corretos para se ter um tráfego consistente, visto que tem hora que no teste de velocidade tenho 13Mb e do nada ele cai e não passa 4Mb, considerando meu Link de 15 Mb o que pode estar bloqueando o sinal, já troquei de canal várias vezes, sendo que o mais livre no meu bairro é o 161/5805
    Signal strenght -51dBm
    Noise strenght -99dBm
    SNR -48db
    Transmit CCQ 100
    Onde que tenho que observar e corrigir pra se ter uma melhor performance.
    Desde já agradeço

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com antena/Sinal/Ping

    Pode ser qualquer coisa... inclusive nada... sem saber como está seu enlace, com prints dos radios, testou seu link direto na entrada?

    Varios fatores aí