+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VLAN

    Boa madrugada gente, gostaria de entender o por que de usar na vlan ela com tag e ela sem tag ou seja tem a opção use service tag estou estudando mas não consegui compreender até agora.

  2. #2

    Padrão Re: VLAN

    Citação Postado originalmente por mariojulho Ver Post
    Boa madrugada gente, gostaria de entender o por que de usar na vlan ela com tag e ela sem tag ou seja tem a opção use service tag estou estudando mas não consegui compreender até agora.
    Bom, vou falar de quando usei há muuuuuuuuuuito tempo atrás, então pode ter mudado isso. Mas a service tag marca que tipo de Serviço você está trafegando ali.

    Você pode usar essa informação em QoS já no layer 2.

  3. #3
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: VLAN

    essa marcação tag servi para vc conseguir passar varias vlan´s no mesmo sw, se não estivesse essa marcação teria que passar cabo, vc usa sem tag nas portas que vão se comunicar com os pc´s por exemplo.


    • Para comunicação entre Switches, configure as interfaces como Trunk ( Tagged)
    • Para comunicação entre Switches e hosts, servidores, impressoras; configure as interfaces como Access (untagged) com o ID da VLAN

  4. #4

    Padrão Re: VLAN

    Citação Postado originalmente por mariojulho Ver Post
    Boa madrugada gente, gostaria de entender o por que de usar na vlan ela com tag e ela sem tag ou seja tem a opção use service tag estou estudando mas não consegui compreender até agora.
    Se esta se referindo à "Service Tag" ela é uma função utilizada para poder transportar varias VLAN em um FRAME de Ethernet. Forma parte do standar 802.1ad e utilizado em Metro Redes.

    Para o uso convencional de VLAN não é utilizado.

    Pode-se construir toda a rede com VLAN , atendendo cada AP com uma VLAN diferente, sem necessidade de utilizar essa função.

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: VLAN

    Juniper, Cisco, etc chamam de QinQ...

    Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk

  6. #6