+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Oi pessoal sempre tenho aprendido por aqui.. agradeço a todos que sempre cooperam em passar a informação.
    Minha duvida hoje é para finalizar de vez esse assunto, uma vez que algumas pessoas informam uma coisa e outras, outra coisa.

    Qual o valor médio de sinal para o cliente navegar bem ? -70
    Quanto menor melhor ? ou seja se o cliente esta conectando com -30 isso é melhor que -70 ?

    O Noise Floor raramente muda.. é o ruida das antenas.. -98 é bom ou ruim ?
    Se o Noise Floor for -50 é melhor que -98 ?


    Se o sinal do cliente esta medindo com negativo (-) qual o melhor sinal que um cliente pode ter? 100% seria -0 ? ou -100 ?

    Como saber qual a medida média para um bom sinal no cliente e na estação ?

    Valew gente obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    mesma duvida!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andreincao Ver Post
    Oi pessoal sempre tenho aprendido por aqui.. agradeço a todos que sempre cooperam em passar a informação.
    Minha duvida hoje é para finalizar de vez esse assunto, uma vez que algumas pessoas informam uma coisa e outras, outra coisa.

    Qual o valor médio de sinal para o cliente navegar bem ? -70
    Quanto menor melhor ? ou seja se o cliente esta conectando com -30 isso é melhor que -70 ?

    O Noise Floor raramente muda.. é o ruida das antenas.. -98 é bom ou ruim ?
    Se o Noise Floor for -50 é melhor que -98 ?


    Se o sinal do cliente esta medindo com negativo (-) qual o melhor sinal que um cliente pode ter? 100% seria -0 ? ou -100 ?

    Como saber qual a medida média para um bom sinal no cliente e na estação ?

    Valew gente obrigado
    Não amigo... Sinal recebebido quanto MAIOR melhor. Noise Floor ou Ruido ou Nivel de Ruido quanto MENOR melhor.

    Citação Postado originalmente por andreincao Ver Post
    Qual o valor médio de sinal para o cliente navegar bem ? -70

    O melhor sinal para o cliente navegar é aquele compatível com o MCS necessário a velocidade contratada pelo cliente, variando obviamente pela sensibilidade operacional de cada rádio para o MCS pretendido.


    Explicando:

    Se você tem dois clientes por exemplo. O cliente A tem sinal recebido de -75dBm e o cliente B tem sinal recebido de -48dBm... Qual cliente tem o melhor sinal?
    O cliente B com certeza, pois -48dBm é MAIOR que -75dBm.

    Matemática do primário: -∞<0<+∞ portanto -48dBm maior que -75dBm.

    Citação Postado originalmente por andreincao Ver Post

    Se o sinal do cliente esta medindo com negativo (-) qual o melhor sinal que um cliente pode ter? 100% seria -0 ? ou -100 ?

    Como saber qual a medida média para um bom sinal no cliente e na estação ?

    Valew gente obrigado

    Primeiro vamos lá... Não existe -0!...

    O melhor sinal que o cliente pode receber é o EIRP (soma da potência total irradiada) menos a perda no espaço livre.

    Exemplo: Um POP com Rocket M5 com potência regulada em 25dBm e um painel de ganho 17dBi. Então EIRP= 25dBm + 17dBi = 42dBm EIRP....
    Reserve este dado para o fim do cálculo.


    Perda no espaço livre é dada pela fórmula:

    PEL=32,5+20log (distância em KM) + 20log(frequencia MHZ)

    Digamos que seu cliente esteja a 5Km e seu AP operando em 5500mhz.

    PEL=32.5 + 20log5 + 20log5500
    PEL=32.5 + 13.979 + 74.8
    PEL=121.2
    Arredondando: Perda no espaço livre= 121dBm

    Se o melhor sinal recebido é EIRP - PEL então:

    EIRP= 42dBm
    PEL= 121dBm

    42dBm - 121dBm = -79dBm

    -79dBm é o melhor sinal teórico possível NO AR para este cliente. Quando é dito NO AR é sem levar em consideração o ganho receptivo da antena cliente e sensibilidade operacional do rádio.

    Para o melhor sinal de outros clientes é necessário novo cálculo.



    Quanto ao ruído ou noise floor.

    Quanto menor melhor. -98dBm é aceitável... -50dBm é muito ruim pois está muito alto... Novamente. -98dBm MENOR que -50dBm.

    Bons níveis giram em torno de -102dBm. Níveis menores como -105, -107 são mais raros em ambientes urbanos.


    O sinal no cliente sempre será negativo. Quanto maior o sinal melhor. Tem de se tomar cuidado para não deixar o sinal excessivo, pois isso eleva o SNR.



    Não existe média. Existe o que é possível fazer na combinação distancia X frequencia X equipamento X velocidade pretendida

    Considere estudos aprofundados sobre MCS, desvanecimento de RF e sensibilidade de operação de rádios, para uma melhor compreensão desse quesito.



  4. #4

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    @sphreak,

    Só para matar uma dúvida, o Noise já considera o sinal captado, certo? Digo, se vejo -100db e o rádio está com uma antena de 20db de ganho, significa que o noise é de -120db naquele ponto. É isso?

  5. #5

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Ah, com isso, se a fonte de ruído estiver muito dentro da abertura de maiores ganhos da antena, não adiantaria eu aumentar o ganho da antena.

  6. #6

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @sphreak,

    Só para matar uma dúvida, o Noise já considera o sinal captado, certo? Digo, se vejo -100db e o rádio está com uma antena de 20db de ganho, significa que o noise é de -120db naquele ponto. É isso?
    Noise nada tem a ver com sinal captado original. É como o próprio nome diz... Noise (ruido/poluição). São emissões vindas de outros rádios na mesma frequência ou até mesmo reflexão do sinal do próprio rádio.

    Quanto a levar em consideração o ganho da antena no nível de ruído é complicado. Porque nem sempre e na maioria das vezes ele não é direcional e concentrado na posição da antena. Ele é geralmente lateral, traseiro, transversal. Então é sempre mais provável que o nível de ruido seja maior do seria se considerado no ganho da antena.
    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Ah, com isso, se a fonte de ruído estiver muito dentro da abertura de maiores ganhos da antena, não adiantaria eu aumentar o ganho da antena.
    Não porque o ruido é uma fonte de interferência. O mais correto é procurar uma faixa de frequência menos poluída ou em último caso utilizar shields.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Valeu @sphreak,

    Respondeu minha pergunta mesmo eu vendo que me esqueci de colocar o "?"

    rsrs

  9. #9

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    O noise você conseguira controlar (amenizar o problema) com radome shield nas antenas e isolamento do rádio com caixas herméticas.

    Melhorando o ruído, conseguirá melhores taxas de CCQ contudo mais throughput.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Caixa hermética atua como isolante de RF? Nunca vi isso.
    Sim, case box, uma caixa metálica ou qualquer outra caixa que dê para colocar o rádio dentro, desde que seja metalica vai isolar o radio que na maioria das vezes vem numa case plastica.

    Ex: http://michigan.com.br/loja/wp-conte...rockshield.jpg



    Entendeu meu jovem ?!?!

  11. #11

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Kkkkkkk aí meu jovem, exemplo que usamos aqui para amenizar os ruídos...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1484223208834.jpg
Visualizações:	364
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	65949

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão


    Segue em vermelho:


    Citação Postado originalmente por andreincao Ver Post
    Oi pessoal sempre tenho aprendido por aqui.. agradeço a todos que sempre cooperam em passar a informação.
    Minha duvida hoje é para finalizar de vez esse assunto, uma vez que algumas pessoas informam uma coisa e outras, outra coisa.

    Qual o valor médio de sinal para o cliente navegar bem ? -70 em 5.4GHz melhor que -65dBm. Isso que funciona na pratica.

    Quanto menor melhor ? ou seja se o cliente esta conectando com -30 isso é melhor que -70 ? Não, quanto maior melhor. Acontece que o numero é negativo e deve interpretar o signo. -infinito>>>>zero>>>>>+infinito

    O Noise Floor raramente muda.. é o ruida das antenas.. -98 é bom ou ruim ?
    Se o Noise Floor for -50 é melhor que -98 ? Quanto menor melhor . Novamente deve interpretar o signo. -50dBm significa sinal maior que -98dBm. Quando maior o Noise Floor pior a condição do link.


    Se o sinal do cliente esta medindo com negativo (-) qual o melhor sinal que um cliente pode ter? 100% seria -0 ? ou -100 ? Quanto maior o Signal Level melhor a condição do enlace.

    Como saber qual a medida média para um bom sinal no cliente e na estação ? No AP (suponho seja isso a "estação) um valor bom seria -60dBm em 5.4GHz . É para o Noise Floor, deveria estar por abaixo de -100dBm. Isso vai dar um S/N de 40dB que é o que realmente importa (S/N= Signal Level- Noise Floor).

    Valew gente obrigado

  13. #13

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Bom dia carissimos,
    Vou partilhar a minha experiencia de forma resumida e comprensiva:
    - Para se ter uma boa qualidade de sinal em wireless e não só é necessario se considerar 4 factores importantes que são:
    1.º Intensidade Global (Geral) do Sinal (Recomendado estar em -65 a -67) quanto menor melhor.
    2.º Intensidade das polaridades (Chain0 e Chain1 entre outros) (Recomendado devem estar com diferenças de no maximo -2 a -3 de diferença ou seja Chain0 -40 Chain1 -42 a -43) quanto mais baixo melhor
    3.º CCQ (Client Conexion Qualidade ou Seja Qualidade de Conexão no Cliente) (Recomendado estar no minimo 96% a 97%) quanto mais proximo de 100% melhor
    4.º Noise Floor (Piso Ruido) este por sua vez é ulizado para sabermos qual o ruido garantido para se ter o melhor trafico possivel ou seja se os detlhes acima estiverem conforme o recomendado para achar o melhor ruido basta fazer a seguinte conta:
    Noise Floor (-98) - intensidade globel do sinal (-65) = 33 o que significa que o SNR é de -33db isto é o minimo para um bom SNR é -25db e o maximo recomendado -50db.

  14. #14

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Bom dia carissimos,
    Vou partilhar a minha experiencia de forma resumida e comprensiva:
    - Para se ter uma boa qualidade de sinal em wireless e não só é necessario se considerar 4 factores importantes que são:
    1.º Intensidade Global (Geral) do Sinal (Recomendado estar em -65 a -67) quanto menor melhor.
    2.º Intensidade das polaridades (Chain0 e Chain1 entre outros) (Recomendado devem estar com diferenças de no maximo -2 a -3 de diferença ou seja Chain0 -40 Chain1 -42 a -43) quanto mais baixo melhor
    3.º CCQ (Client Conexion Qualidade ou Seja Qualidade de Conexão no Cliente) (Recomendado estar no minimo 96% a 97%) quanto mais proximo de 100% melhor
    4.º Noise Floor (Piso Ruido) este por sua vez é ulizado para sabermos qual o ruido garantido para se ter o melhor trafico possivel ou seja se os detlhes acima estiverem conforme o recomendado para achar o melhor ruido basta fazer a seguinte conta:
    Noise Floor (-98) - intensidade globel do sinal (-65) = 33 o que significa que o SNR é de -33db isto é o minimo para um bom SNR é -25db e o maximo recomendado -50db.

    O SNR não é negativo!!!! . Sempre positivo!!!

  15. #15

    Padrão Re: Entendendo o Noise floor e o Sinal

    Exactamente é sempre positivo obrigado pela correcção.

    DA

  16. #16

    Padrão

    Olá amigo @dalexandre. Parabéns pelo post. Só umas pequenas diretivas para galera não achar errado.

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    1.º Intensidade Global (Geral) do Sinal (Recomendado estar em -65 a -67) quanto menor melhor.

    Quando você diz quanto menor melhor quero crer que você está a dizer que o valor deveria ser -64, -63, -60 etc.... visualmente pode parecer menor.... mas é o contrário amigo. Neste caso quanto MAIOR melhor.

    Lá no início deste post dei uma explicada sobre matemática básica e expliquei:


    -∞<0<+∞

    Então nesse caso o que você disse que "quanto menor melhor" quem lê pode interpretar que um sinal de -100dBm (que é MENOR que -65dBm) seria nesse caso melhor. O que não é verdade. -100dBm seria portanto um sinal péssimo! pois -100dBm < -65dBm.

    Então sinal quanto maior melhor (sem excessos) e lembrem-se números negativos é ao "contrario" dos positivos!