+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    olá pessoas e participantes aqui do fórum...
    primeiramente, sou usuário aqui desde de 2003, porém mais acompanhando do que postando (gosto de entrar de vez em quando aqui para aprender, o nível aqui é bem elevado e bastante profissional, legal isso )

    seguinte (se preparem texto um pouco longo, mas que compensa ler e pensar à respeito)...

    suponhamos que um dia eu fique rico... muuuito rico, tipo, do nada eu me torne a pessoa mais rica da terra e acumule em riquesas o montante para umas 30 gerações (gastando hororres, ou seja, $$ infinito )

    e num ato de extrema bondade, resolva "dar" acesso à internet para todos na minha cidade (digamos, um acesso de 20MB down/up) sem limite de tráfego (afinal, sou rico e posso pagar por isso).

    porem ao invés de comprar um link ultra-mega-poderoso, eu queira "espetar" a minha fibra no backbone e assim dispor do meu próprio link à internet, pois sou rico e posso pagar por isso.

    como funciona isso?, tipo tem como eu, uma pessoa comum fazer isso?

    tem como eu criar uma rede sem passar por ninguém (embratel, vivo, etc etc...)

    vamos fantasiar um pouco... diz ai, quem nunca pensou em ter o seu próprio link direto, sem operadoras e/ou "terceiros" pelo caminho.

    como seria esse processo (lembrando, sou muito rico e dinheiro não é problema, porém quero criar algo do zero, e não comprar uma empresa que já atua no ramo).

    alguém aqui poderia responder??? (sei que aqui tem muito profissionais bastante qualificados na área )

    em resumo, sempre me perguntei isso, como ter o seu próprio link de internet, "puxando" acesso direto no backbone e/ou se for o caso, fazendo o seu próprio backbone

    vejam este post mais como uma distração, e que com certeza responderá à uma dúvida que muitos aqui tem ou um dia teve

    agradeço a todos que quiser entrar na brincadeira e peço desculpas se este tipo de postagem não for permitida, se este for o caso, me avise que irei apagar isso e me retratarei aqui mesmo no forum

    ps: vai que um dia isso se torne realidade... já pensou...

    abraços a todos.

  2. #2

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    cara nao e impossivel mais tambem nao e possivel tao facil kkkk
    nao intedendo muito mais vamos la.
    a internet nada mais e que uma troca de trafego. ou seja ou host troca informaçao com outro.. no caso oq vc pensa vc teria que ter os servidor de host do mundo inteiro no seu servidor. axo q seria mais ou menos isso.
    mais tabem existe os modos por cdn que o google, neflix,, akamai entre outros.. que fornece aos provedores que tem um x de trafego a rede deles.. onde economisa o trafego na sua rede de link.
    exemplo. se hj vc tem 1 gb de link contratado e 500 mb e de trafego so para o google vc solicita um cdn a eles e e instalado no seu servidor vc tera economia de 500 mb no seu link contratado. pois o trafego sera gerado desse cdn que esta no seu servidor.

  3. #3

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    então, pelo que aprendi quando garoto, na embratel lá na minha cidade (no começo da internet aqui no Brasil... putz, tó velho )

    é +/- isso, seria algo como, uma linha que passa por todas as cidades e que depois se conecta com outros países e tal (falando de uma forma bastante grosseira)

    ou seja, a internet nada mais é que um punhado de redes interconectadas

    na época existia uma rede que chamava MEDNet e que era quase isso, depois chegou a internet e essa rede se "fundiu" com a rede mundial.

    mas o que eu queria saber é como se dá esse processo, do ponto de vista técnico e legal da coisa.

    ou seja, qual o passo a passo para fazer isso

  4. #4

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    rapais ai ja nao sei te informa tenho noçao mais nao sei exato como pode ser feito.
    creio que o modo mais simples seria se conecta ao pttsp. la estao todos os servidor principais.. akamai netflix google entre outros.. estando dentro do ptt vc fexa peer direto com os servidores. economizando drasticamente seu link.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Se eu tivesse todo este dinheiro a ultima coisa que faria da minha vida era pensar em mexer com qualquer coisa que internet

  6. #6

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    nahhh, como eu disse acima, isso seria apenas um caso isolado de bondade

    ou uma desculpa esfarapada para montar uma fodenda empresa fornecedora de links para a internet e ver todas as outra empresas (que judiaram de mim no passado) falirem....

    ou seja a mais pura e malvada vingança

  7. #7

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    @ultilprovedor, o que você disse ai acima não se aplicaria ao meu "hipotético" caso

    sou "rico" esqueceu

    outra... uma coisa e ter/criar o seu próprio backbone, outra é "aproveitar" o ptt para economizar banda, ao mesmo tempo que alivia o tráfego de outras operadoras, e como sou "rico" pra que me misturar com a "pobreza" se posso dar uma conexão muito melhor que essas "empresinhas" ai

    ai ai, sonhar faz tão bem
    Última edição por leolemos; 14-01-2017 às 11:57. Razão: (errei o nome do usuário :P )

  8. #8

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Você terá que participar das concessões e financiar/comprar direito de distribuição no Brasil dos links que chegam aqui. Cabeamento óptico que interliga os continentes e países. As operadoras nada mais é que a terceirização desse consórcio de links.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  9. #9

    Padrão uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    bom, como (hipoteticamente, acompanhem desde o início) sou muito rico, isso não seria problema

    então tecnicamente eu teria que esperar a ANATEL iniciar um processo de concessão para poder adquirir uma, criar uma infraestrutura de distribuição pelo Brasil em seguida interligar essa rede com o resto do mundo, certo?

    ai vem a pergunta; de quanto em quanto tempo acontece essas concessões? e dado a atual "máfia " das teles aqui, qual seria a monha chance de conseguir isso?

    lembre-se $$ não é problema (tenho $$ para comprar todas as teles e ainda sobra troco )


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Última edição por leolemos; 14-01-2017 às 17:15. Razão: acrescentando o hipoteticamente

  10. #10

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Você terá que participar das concessões e financiar/comprar direito de distribuição no Brasil dos links que chegam aqui. Cabeamento óptico que interliga os continentes e países. As operadoras nada mais é que a terceirização desse consórcio de links.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    outra coisa, sobre esse direito de distribuição do link, não é só "plugar" minha fibra no router gringo e trazer ela até aqui no Brasil e "plugar" no meu router?

    pelo que eu entendi, para cada conexão lá de fora, eu teria que pagar um valor e assim teria o direito de usar isso?

    como e cobrado isso, pago por mês, por ano???

    se for assim, então para eu ter acesso ao backbone brasileiro, seria da mesma forma?


    Sent from my Godofredo Phone using UnderLinux

  11. #11

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Amigo quando uma empresa te vende o link você não está comprando só "internet", esta comprando transporte, tecnologia e todo know-how da empresa que esta prestando o serviço, pois existe SLA e dezenas de colaboradores envolvidos para que o "link" chegue até você, e nada impede de você contratar uma empresa que faça o transporte da sua empresa até um IX ou PIX que melhor o atenda e consiga uma redução brusca de custo, pois poderá usar 60% de IX a custo 0 e contratar 40% de Banda IP por exemplo apenas para os acessos que não tenham acordo bilateral e ou presença IX... note que transporte e banda IP são serviços distintos, tarifados de forma diferente e envolvem muito mais coisa do que pura e simplesmente a internet...
    Um prestador de verdade tem que ter AS e acesso a boas operadoras que possam ofertar um transporte a custo bacana que possibilite o crescimento do mesmo, pois a rede é uma despesa fixa que deve ser amplamente considerada no négocio...

  12. #12

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    kkkkkkkkkkkkk , eu também !!!!

  13. #13
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Gostei do tópico, sempre tive esta vontade, mas depois de pesquisar, nem pesquisei muito pra desistir da ideia, percebi que primeiramente, tem que ter muita grana (hipoteticamente não é problema para você), depois conseguir documentação que te habilite a utilizar um suposto direito que é dos governos (concessões), isso envolve muitos órgãos públicos, CREA, DNIT, companhias energéticas, ANATEL, etc. permissões particulares para passar sua fibra, montanhas de projetos, muito QI (alguém Que Indique) e por final, muitos amigos deputados e senadores que votam as leis, inclusive para regulamentar a atuação de empresas de grande porte no Brasil.
    Mas como você mesmo disse, se dinheiro não for o problema, basta usá-lo, kkkk.
    Se conseguir não esqueça do norte de MT e sul do PA, pois até o momento a fibra termina em Sinop, aí vira uma salada de rádios imensa.

  14. #14
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Penso igual a Bruno, e se bobear nem telefone, nem gps, nem nada. Maioria das vezes quando vou fazer um serviço externo( zona rural), no final do dia é como se tivesse descansado das "ondas de rádio", nem ir para cidade vizinha que é maior é tão bom.
    Internet é como serviço de rádioamadorismo lá por uns 30 anos atrás; atualmente chega a nós nos dispositivos móveis cada vez mais poderosos menores e leves. Um rádio desses com antena, fonte, bateria e rádio poderia chegar a 50 kg na estação fixa e uns 10 kg se for portátil e de uso militar, e ainda hoje é a segunda opçao de comunicação em regiões remotas do planeta.

  15. #15

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Se você tem dinheiro suficiente, e quer sua própria rede primeiro passo é elaborar e lançar cabos ligando o maior número de continente com estes você vai ganhar muito dinheiro e terá muito poder de negociação, depois você deve unir o maior número de cidades possível em meio terrestre seja por rádio digital ou ainda melhor por fibra, com uma estrutura assim vai ter muita operadora querendo ou precisando dá sua rede desta maneira você pode até trocar favores com elas, e pronto assim você terá sua própria rede.

    Sent from my Moto G (4) using UnderLinux mobile app

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    tecnicamente ...

    e so voce interligar os continentes com fibra ,montar pelo menos un datacenter em cada continente e comprar transito no pais .
    vai ser uma paulada de dinheiro nisto .
    ai vc pode vender transito para qualquer um no mundo tambem ...
    mas nao adianta sempre tera de ter um provedor em cada datacenter no mundo .

    falando assim e resumindo vc nunca criaria uma internet so sua sem depender de outras operadoras afinal os usuarios estao ligados nelas .

  17. #17

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    pessoas, não abandonei aqui não, é que estou sem tempo para interagir aqui...
    passei aqui rapidinho só para escrever isso...

    depois com tempo irei continuar perguntando aqui
    minha intenção é montar um "Pequeno Manual de como Montar a sua Mega Empresa de Internet - Versão para Ricos e Milionários" ou algo do tipo

    abraços à todos

  18. #18

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....


  19. #19

    Padrão Re: uma dúvida que acredito muitos um dia se questionou sobre....

    Poderia começar na sua cidade criando uma intranet com recursos e datacenter seus mesmo vc poderia criar serviços como uma rede social sua programas como mensagem de testo tipo watzap skype, ai vc partiria para infraestrutura em outras cidades, poderia oferecer serviços de hospedagem gratis, servidores de jogos e por ai vai, ai quem sabe quando vc tiver a nivel nacional vc pode dizer que esse e uma internet so sua com todo os cabeamentos seus e toda infraestrutura datacenters etc, assim haveria a internet convencional e a sua de nivel nacional podendo tambem ter acesso a outros paises para que possam navegar na internet de fora e ate um caminho para a convencional.
    Isso sonhando e claro pois dinheiro tem que ser muito e burocracia vai ser imensa.