+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FTTX

    Com uma fibra consigo atender quantos usuários no FTTX? Quantos spliter posso colocar?

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: FTTX

    Depende da OLT, mas tenho visto 128 ONUs por FO

  3. #3

    Padrão Re: FTTX

    128 por porta PON acho um tiro no pé, aconselhável mesmo é 64. Na verdade depende de um projeto bem elaborado, pois tem que calcular tudo. Uma consultoria seria interessante.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: FTTX

    tem olt que diz que suporta 128 clientes por porta mas nunca testei ...

  5. #5

    Padrão Re: FTTX

    Tem pessoas que colocam 128. Mas como o amigo falou é um tiro no pé, pois a rede tem, que está bem certinha, pois 01 db mal calculado,pode de dar transtornos no futuro!!!

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: FTTX

    tenho aki exatos 128 clientes por PON funciona normal a pon foi desenvolvida pra isto então sem problemas então o aconselhável é usar tudo que o dispositivo oferece que são 128 , o que não pode acontecer é simplesmente lançar fibra pensando que igual UDP, tem que ser projetado calculado cada fusão etc etc etc

  7. #7

    Padrão Re: FTTX

    Quanto tempo tem sua OLT com 128 clientes? acredito que o lazer da porta PON da OLT como todas que já vi uma hora enfraquece e ai começam os problemas e numa rede ftth para achar ai dificulta um pouco. Detalhe já vi durar uns 4 anos sem problema e depois começarem a enfraquecer.

  8. #8

    Padrão Re: FTTX

    a quantidade de clientes não influencia na vida do laser, afinal não faz diferença 10 ou 128 assinantes pra fibra. Se fosse assim os Gbic das operadoras não durariam nem 1 dia pelo alto trafego em cada fibra.

  9. #9

    Smile Re: FTTX

    Boa noite amigos, uma dúvida. Onde vcs compraram seus cabos ópticos? Estou querendo comprar uns 1500m de cabo as-80 de 6 a 8 fibras. Obrigado!

  10. #10

    Padrão

    Furukawa
    Última edição por lratnieks; 20-06-2017 às 22:20.

  11. #11

    Padrão Re: FTTX

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    a quantidade de clientes não influencia na vida do laser, afinal não faz diferença 10 ou 128 assinantes pra fibra. Se fosse assim os Gbic das operadoras não durariam nem 1 dia pelo alto trafego em cada fibra.
    Não digo pela quantia de cliente geraria somente esforço do laser e sim pelo tempo de uso, tudo sofre desgaste e esse tipo é crucial cuidado na rede e não podemos comparar gbic com porta PON, existem diferenças entre PTP e PTMP. Já vi varias pessoas relatando problemas de começar calculando 128 em uma porta PON e depois se arrependendo justamente por isso.

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: FTTX

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Boa noite amigos, uma dúvida. Onde vcs compraram seus cabos ópticos? Estou querendo comprar uns 1500m de cabo as-80 de 6 a 8 fibras. Obrigado!
    entra em contato comigo tenho algumas fibras a venda pois com a furukawa nesta quantidade você não consegue preço e o que eu sempre digo sempre lance cabos com bastante fibras pois uma hora outra tu vai usar

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: FTTX

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Quanto tempo tem sua OLT com 128 clientes? acredito que o lazer da porta PON da OLT como todas que já vi uma hora enfraquece e ai começam os problemas e numa rede ftth para achar ai dificulta um pouco. Detalhe já vi durar uns 4 anos sem problema e depois começarem a enfraquecer.
    tem uns 6 anos já
    Quando cliente simples para do nada vc faz os teste basico verifica a a luz depois otdr se tiver tudo ok faz a leitura direto na pon se tiver com menos de 2,5 troca simples assim

  14. #14