+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link oscilando ac?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         quedabrusca.png
Visualizações:	233
Tamanho: 	260,6 KB
ID:      	66013

    como resolver???
    Ja mudei pra 10 20 30 40 50mhz mesma coisa.

  2. #2

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    Ao meu ver, além do seu sinal não estar tão bom em uma das chains (1). O ruído também está um pouco alto (-93), pode ser isso que esteja ocasionando o problema. Tenho um ptp aqui (Bem curto na verdade, 5km) que traz meu link, com um ruído de -104 ~ -107 e o sinal em -40/-42. Está perfeito.

  3. #3

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    Parece que a antena está desalinhada ou zona de fresnel obstruída. A diferença dos chains não deve ser tão grande assim. Veja que 3db significa que está recebendo o dobro da outra chain. É muita diferença.
    @TheGodfather, ruído nessa distância pequena já tenho de conviver com -85db e o link sobrevivendo. rsrs mas tive de colocar a transmissão em 6x senão ficava oscilando também.

  4. #4

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    Outra coisa, o SNR está acima de 30db, era para estar estável sim. Tenta também reduzir uns 2db na transmissão.

  5. #5

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    @fhayashi, vc usa antenas abertas ou blindadas? Pq um ruído desses é F#da...

  6. #6

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    @fhayashi, vc usa antenas abertas ou blindadas? Pq um ruído desses é F#da...
    Concordo...

    Um Airview e uma troca de canais poderia ajudar

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    Nesse enlace cheio de ruídos Estou usando uma nanobeam. Enlace é bem curto, 1 km mas estou achando mesmo que a interferência é minha, Instalaram a antena quase colada na parede do prédio.

    Como não sou provedor, não tenho galera para ficar se pendurando nos telhados de prédio a toda hora, então vou esperar uma janela da manutenção e pedir para mudarem.

  8. #8

    Padrão Re: Link oscilando ac?

    Se o problema é oscilação, mas puder diminuir o throughput máximo, teria que testar diminuir o data rate em uso.

    Atualmente no print está usando MCS7, que é esse 64QAM. Ele tem sensibilidade de uns -65dBm, mas o sinal está apenas 8 ou 9dBm acima disso, veja que o RX de um chain é -56dBm, e no outro lado -57dBm. A margem entre sensibilidade (De um data rate, que consta no datasheet, essa info está no datasheet porque tem essa utilidade) e o nível de real de sinal deve ficar acima de uns 12dBm pra ser ok, mas bom mesmo é quase 20dBm entre margem e sinal.

    A própria UBNT diz que se tiver só 8dBm entre sensibilidade e sinal real, vai ter só 90% de disponibilidade:
    https://community.ubnt.com/t5/Wirele...hment-id=17483

    Ah, e o equipamento é AC, mas se está usando 64QAM você está usando N. AC na prática é só com 256QAM, que só funciona (Se deixar no modo senhorinha, isto é, no default de fábrica em modo automático) com sinal lá pelos -50dBm.

    Com -57dBm (Se baseie pelo sinal mais baixo) não sei nem se MCS6 fica ok, teria que testar, talvez estabilidade mesmo só com MCS5. Mas aí o throughput máximo conseguível fica bem mais baixo. Tem que ver se precisa estabilidade ou se precisa uns picos altos esporádicos de alta velocidade.

    (Não tenho certeza se nos PBE tem como fixar o data rate em AC, a opção Max TX Rate ainda está lá na aba Wireless, mas o botão "Automatic" sumiu do lado, então ele não vai fixar num data rate, vai subir no máximo até o que você setar. Pra mim não é uma ótima opção (Prefiro rate fixo), mas já deve server, baixa lá pra MCS5 ou MCS6 (64QAM 2/3 e 64QAM 3/4, não lembro como está delimitado, mas entre MCS5 (64QAM 2/3) e MCS7 (64QAM 5/6) tem uns 10dBm de diferença de sensibilidade, tem firmware que só permite setar ou 64QAM ou 16QAM, mas acho que era versão velha, tem que especificar melhor o rate a usar. O modo automático é lindo quando funciona, mas quando você vive no limiar (-54 a -58dBm, digamos) ele erra muito a escolha do rate a usar)