Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Boa tarde a Todos

    Surgiu um enlace pra fazer aqui na empresa total de 66 km precisando throughput acima de 100mb/full
    eu ja tinha um enlace neste lugar porem a torre ficava em um lugar que obstruía o fresnel o espaço livre do fresnel ficava com 5 metros usava para o enlace rb 921 com antena algcom 1,20, passava uns 50mb agora foi instalado uma nova torre preciso fazer um enlace pra mais de 100mb ai to naquela duvida entre mimosa, airfiber ou licenciado


    segue print do radiomobile


    se alguém que tenha cenário parecido e puder dar sugestões

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sansnet-01.png
Visualizações:	338
Tamanho: 	158,8 KB
ID:      	66018Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sansnet-02.png
Visualizações:	250
Tamanho: 	181,2 KB
ID:      	66019

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Vou acompanhar!

    Cenário bacana! Mas caraaaaca! Uma antena de 100m de altura

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    @Bruno, como é o local aí? Muito poluído? Pois 100M full tem que estar com um espectro bem limpo pra ter qualidade.

    A respeito do Mimosa nunca usei, mas o que vejo de nego reclamando me dá medo só de pensar nele. AirFiber é uma dica interessante, o @JonasMT pode informar melhor como é.

    Os enlaces que preciso mais que 50M eu não faço com nenhum rádio 5GHz, só Huawei ou Ceragon, então dependendo da demanda tua aí, eu iria de licenciado.
    Fala TUTU
    Então não ta poluído não mais tenho medo destes 5GHz , preferencia por licenciado mais não tenho muito conhecimento @JonasMT conhece alguma empresa que faça algum projeto pra ver se consigo fechar o enlace usando frequência licenciada 6Ghz ou 7Ghz

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    @ab5x2 como voce mesmo falo 100 FULL alem do espectro limpo precisa ser um radio confiavel. Nisso o af5x tem se monstrado extremamente estavel, apesar que hj o meu esta apenas de backup

    Sobre o mimosa é roleta russa e dor de cabeça na certa, hj tenho passando 200mb down e 30 a 40up 1.5km b5 lite me deu b.o apenas 1 vez.

    Ja tenho outro de 1.5km tbm com 110mb down e 15up esse é peidar molhado a 20km ele reinicia aqui, lixo mesmo.

    Vou tirar esse ultimo e subir cambium force 200
    @Bruno pode procura o fabio da clickmobile se for huawei e wi2be o pessoal lumitelecom.

    Huawei eu tenho 4 enlace que vao de 36 a 56km os radios sao pancada.

    Parabolas de preferencia a ideal ou rfs.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @ab5x2 como voce mesmo falo 100 FULL alem do espectro limpo precisa ser um radio confiavel. Nisso o af5x tem se monstrado extremamente estavel, apesar que hj o meu esta apenas de backup

    Sobre o mimosa é roleta russa e dor de cabeça na certa, hj tenho passando 200mb down e 30 a 40up 1.5km b5 lite me deu b.o apenas 1 vez.

    Ja tenho outro de 1.5km tbm com 110mb down e 15up esse é peidar molhado a 20km ele reinicia aqui, lixo mesmo.

    Vou tirar esse ultimo e subir cambium force 200
    @Bruno pode procura o fabio da clickmobile se for huawei e wi2be o pessoal lumitelecom.

    Huawei eu tenho 4 enlace que vao de 36 a 56km os radios sao pancada.

    Parabolas de preferencia a ideal ou rfs.
    pensei no af5x e huawei vou ver com o pessoal da clickmobile sobre o huawei

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Se for de radio 5Ghz vai de radwin d+, tenho aqui na minha rede um ptp com af5x, ele realmente é bom, mas se precisa de mais banda e estabilidade no 5ghz é o radwin d+... Mas se fosse fazer um ptp sem ser redundância eu iria de licenciado. Pessoal da Siae e Wi2be tem bons equipamentos e boas formas de pagamentos...

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Amigo, tenho RB 912 fazendo 69 km passando 90 MB half, essa 921 e um lixo coloquei no lugar da 912 e nao passou 50 Mb, como os colegas postaram, acima de 100 full creio que so com licenciado, e talvez tenha que quebrar em 2 esse enlace, aifiber 5x nao faz acima de 100 Mb full, somente half.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    AF5-X Faz sim 100mb full, tinha aqui 270down por 110up no ciclo de 75% ou 180mb full no ciclo de 50/50.

    Mas para essa distancia e um bom sinal no minimo ideal 1.8mts

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    AF5-X com certeza se ñ tiver grana pro licenciado é a unica solução estável de baixo custo pois é um radio digital de frequência livre ñ é WI-FI como o mimosa ou mk que trabalha com padrão ac.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    airfiber é com antena de 1,80 penso eu o ciclo aki vai ser 70% tb

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Vou acompanhar!

    Cenário bacana! Mas caraaaaca! Uma antena de 100m de altura
    kkkk
    Você quiz dizer torre de 100m

    na verdade ela tem 105 é de concreto

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    eu to com projeto de trazer um link 400km com AF5-X e pretendo passar 200Mb com antena de 1.8m e pretendo fazer esse 400km com 5 saltos.

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    uma duvida
    vi que a antena usada o af5x o alimentador é diferente tem o angulo de 45
    ou é conversa pode uar a atena de 90 graus normal

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Radio é ativo serve em qualquer antena que é o elemento passivo respeitando as devidas frequências. Simplificando serve sim em qualquer antena mimo 5.8.

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    e pq o ubnt fez esta antena diferente só pra encaixar melhor o airfiber

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    pois tem umas antenas que a polarização é em X esta antena da ubnt é em V de ponta cabeça kkkk

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    é só uma melhoria na antena para driblar interferência desse nosso espectro poluído, mas como vc disse que o ambiente não é muito poluído então não vai fazer diferença no angulo de trabalho da antena.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Citação Postado originalmente por MaxSolucao Ver Post
    eu to com projeto de trazer um link 400km com AF5-X e pretendo passar 200Mb com antena de 1.8m e pretendo fazer esse 400km com 5 saltos.
    Rapaz eu busco a 200km e falar bem a verdade unico radio que me deu paz foi huawei hehe
    Af5x dos 5.8 junto com rb912 é um dos radios mais estaveis que ja usei, mas vez ou outra dava uns b.o ele nao lida muito bem com fading e afins

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Mais como eu disse é um projeto ñ sei se vou ter verba para realizar tal proeza.
    Pra minha necessidade 100Mb resolveria mais acho que da pra arrancar uns 200Mb dele.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 66km 100mb/full sugestões

    Caramba @MaxSolucao,

    Será que a diferença de valor em 200mbps paga essa Infra toda para buscar 400km de distância?

    Não tem ninguém no meio do caminho para trazer junto?