Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Entenda que com isso ira consumir mais sensor e ter um bom servidor para manter esses processos pq era consumir mais CPU do servidor e trafego da porta de rede do servidor. Eu decidir em usar o ZABBIX pq é uma aplicação Open Source e faz a mesmas funções que uso no PRTG. Mais tarde eu posto os todos os processos e as duas imagens dos dois servidores PRTG e ZABBIX para comparação, Obrigado a todos!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título4.jpg
Visualizações:	965
Tamanho: 	259,4 KB
ID:      	66190

    Na imagem acima meu servidor PRTG, vou criar um ZABBIX e irei postar.


  2. #22

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Puts que rolo do caramba para poder monitorar os clientes! Ainda bem que eu fiz o meu pelo SSH, assim eu não mato as rbs dos clientes com SNMP que ainda usam para PPPoE, mas vou ser honesto hein... Estou usando accel-ppp com 3.500 sessões PPPoE e +2gbit de tráfego com uma API PHP que fiz pra poder monitorar o servidor/sessões PPPoE que está tão estável que nem lembro de um dia ter sofrido com isso!

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  3. #23

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Puts que rolo do caramba para poder monitorar os clientes! Ainda bem que eu fiz o meu pelo SSH, assim eu não mato as rbs dos clientes com SNMP que ainda usam para PPPoE, mas vou ser honesto hein... Estou usando accel-ppp com 3.500 sessões PPPoE e +2gbit de tráfego com uma API PHP que fiz pra poder monitorar o servidor/sessões PPPoE que está tão estável que nem lembro de um dia ter sofrido com isso!

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
    Que sistema é esse? @andrecarlim

  4. #24

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por shimatani Ver Post
    Que sistema é esse? @andrecarlim
    Não é propriamente dito um sistema... Eu fiz uns dois scripts que conectam no mikrotik e pegam os dados enviados/recebidos das interfaces pppoe e alimentam uns bancos de dados RRD.

  5. #25

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Acho isso gambiarra não, pra quem usa Mikrotik tem jeito mais fácil pra obter esse monitoramento sem usar SNMP, mas como estou migrando pra Juniper, estou tentando pensar em SNMP pra isso ou outra alternativa. Será que rola um SSH?
    Arthur eu não disse que é gambiarra não, eu disse que é uma complicação grande!

  6. #26

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por shimatani Ver Post
    Entenda que com isso ira consumir mais sensor e ter um bom servidor para manter esses processos pq era consumir mais CPU do servidor e trafego da porta de rede do servidor. Eu decidir em usar o ZABBIX pq é uma aplicação Open Source e faz a mesmas funções que uso no PRTG. Mais tarde eu posto os todos os processos e as duas imagens dos dois servidores PRTG e ZABBIX para comparação, Obrigado a todos!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título4.jpg
Visualizações:	965
Tamanho: 	259,4 KB
ID:      	66190

    Na imagem acima meu servidor PRTG, vou criar um ZABBIX e irei postar.

    vc usa o prtg free , pq eu to usando o free mas queria fazer um monitoramento igual ao seu

  7. #27

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    eu sei , mas com mais sensores poderia monitorar outras coisas]

  8. #28

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Creio eu que voce deva habilitar o SNMP e uma comunity nos equipamentos, assim os mesmos encaminharam pacotes SNMP na rede e ser Server ira pegar os dados

  9. #29

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    O TuTu
    Seguinte o zabbix tem o interface discovery então qualquer interface do ele gera o grafico,
    quando o cliente desconecta o zabbix gera 0 de trafico quando ele se conectar o zabbix volta a gerar o trafico
    Ele volta mantendo os históricos anterior? Pergunto isso porque não vou mais utilizar o mk-auth, e no mk-auth ele mantém todos os dados do pppoe mesmo desconectando. Velocidade, tráfego, conexão e desconexão.

  10. #30

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @shimatani,

    Vc já monitora a RB via SNMP? usa o template snmp interfaces que ele tem discovery automático.

    Se o SNMP inclui as PPPoEs individuais e vc já está monitorando, é só abrir no Graph.

    Se não monitora, ativa o SNMP na mikrotik e adiciona a RB como host lá no Zabbix.

    Pronto, só esperar começar a chegar dados. As vezes leva quase uma hora a primeira sincronização, não sei por que. Depois roda normal.
    Porque no template SNMP Discovery interfaces o tempo está sentado para 3600s

  11. #31

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Você quer o tráfego consolidado de todos os PPPoE juntos ou individual por conexão?

    Se for consolidado eu sei fazer, kkkkkkk. Só ativar o SNMP no RouterOS e adicionar o host no Zabbix com o template snmp.interfaces

    Agora se for individual, não sei se ele manda essas interfaces virtuais para o SNMP
    Manda sim, ele vai pegar consolidado e também vai pegar individual, o Zabbix faz isso pelo snmp.interfaces

  12. #32

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Amigo você falou que sabe fazer a somatória do trafico e um total de conexões PPPoE de cada concentrador, estou precisando disso se puder me ajudar por favor .

    Pelo que li em alguns documentos devo criar um item calculado, mas estou precisando de ajuda para fazer isso. kkkkk

  13. #33

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    A placa que tem o server PPPoE mostra o consolidado

  14. #34

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Vlw .. Vou testar.

    Obrigado.

  15. #35

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por cursos Ver Post
    https://produto.mercadolivre.com.br/...ar-caseira-_JM

    Curso Como Fazer Sistema De Energia Solar Caseira

    Parte 1 Introdução a energia solar
    Parte 2 Construindo seu painel solar
    Parte 3 Ferramentas necessárias para construção do sistema solar
    Parte 3 Instalação e montagem
    Calculadora solar

    Nesta seção você vai aprender o báscio sobre energia solar, o que inclui explicações sobre como a luz do sol se transforma em energia elétrica e como projetar um sistema solar. Também é apresentado todos os componentes necessários para a instalação de um sistema completo de energia solar.

    O que tem de charlatães aqui nesse fórum ...

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Não é propriamente dito um sistema... Eu fiz uns dois scripts que conectam no mikrotik e pegam os dados enviados/recebidos das interfaces pppoe e alimentam uns bancos de dados RRD.
    Cara, você ainda tem algum desses scripts? Tô precisando monitorar um PPPoE's aqui na minha RB

  17. #37

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Simples, use um tamplate, mas facil e não quebra cabeça com chaves, mas no meu caso preciso de não ler o ppp.

    https://share.zabbix.com/component/m...rb1100?Itemid=

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raprock1 Ver Post
    Cara, você ainda tem algum desses scripts? Tô precisando monitorar um PPPoE's aqui na minha RB
    Caro colega, vendo esse tópico estou a teminar um para monitoramento dos clientes conectados, usando o syslog do linux e mandando o mikrotik enviar para o syslog, com isso é salvo no banco de dados e consigo pegar o status do cliente.

  19. #39

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Bom dia Galera

    estou com um problema semelhante, usando a nova versão do zabbix 4.xx

    Seguinte configurei uns templates da mikrotik ccr está tudo quase funcionando 100% , apenas as interfaces pppoe que monitora ao conectar a primeira vez, mas quando o cliente desconecta ou rienicia a conexão do pppoe com outro IP , parece que o mikrotik gera outro OID e o zabbix para de monitorar os gráficos nas interfaces do cliente ppppoe. existe alguma solucão 100% funcional para o problema, segundo li no inicio deste tópico teria que criar um ip estatico no pppoe interface para os clientes para não mudar as OIDs isso funciona ? ou existe alguma outra solucão para o problema?