+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    Recentemente eu comprei uma outra OLT, modelo: FD1002S da UPLINK, ela eh mais barata tem 2 portas PON (GEPON), fiquei interessado em testar!

    Comprei na flytec, paguei 900 dolar ja vem com 2 modulos Gbic PON incluso + 1 modulo GBIC para a entrada do link!
    Praticamente de graca!!! kkkk

    Enfim chegou aqui, funciona legal usando o software da EMS, eu consegui configurar ela, enquanto a sua gerencia nem achei tao dificil, encontrei alguns materiais sobre VLAN e TAG-VLAN,,,, e foi numa boa.

    Porem quando vou medir a potencia usando o power meter, quando configuro o power meter para comprimento de onda em 1490nm que eh o padrao das OLT, ele nao mede, aparece a seguinte mensagem: HI
    quando eu coloco em 1550nm ele parece medir legal, mais nao sei estou meio desconfiado!

    outra coisa estranha quando faco a medicao em 1550nm e ligo direto na porta PON ele fala que o sinal esta em +5.40dbm sendo que na minha outra OLT quando eu liguei direto mostrava +4dbm no comprimento de 1490nm!!!

    Estou fazendo algo errado? Alguem tem essa OLT e quando mede o sinal, qual comprimento de onda utiliza? 1490nm ou 1550nm?

    Aguardo. Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    Segundo o manual do power meter, o que é esse "HI"?

    Nos ching-ling barato o limite de potência é 6dBm (+6dBm), alguns 3dBm, alguns 10dBm, se tiver sinal acima disso dá uma mensagem de erro (Vai que no seu é o "Hi". No ching-ling que conheço aparece escrito "Lo" logo que liga o aparelho porque ele não detecta sinal, logo, ele acha que tem sinal abaixo de (lower then) -70dBm. Nesses baratos o limite alto (higher) é 3dBm, só mede entre -70 e 3dBm. Ou outros -70 a 10dBm).

    Quanto mais baixa a frequência (1490nm é uma onda menor, a frequência dessa faixa no espectro de luz também é menor) menor a atenuação, nesse caso não sei se é grande mas você pode ter atenuação de 4dBm num cabo de X comprimento na frequência 10, mas diminuindo pra frequência 5 a atenuação no mesmo cabo ser digamos 1dBm. Então até existe a possibilidade de ter sinal alto demais pro seu medidor numa frequência mas não em outra.

    (5GHz atenua 3x mais que 2,4GHz nos mesmos cabos. Seja som, RF ou luz, o efeito é o mesmo, quanto menor a frequência/tamanho da onda, menor será a atenuação)

    Se o power meter tiver atenuador, testa plugar ele. Ou veja se tem como diminuir a potência no OLT, vai que a potência é alta demais numa faixa. Na ficha técnica do OLT pode constar coisa tipo "Potência: 0 a 7dBm". Isso significa que numa faixa terá 0dBm, e em outra ou outras, terá 7dBm, se isso não é detalhado no datasheet o jeito é meter uns splitters pra fazer atenuação e testar isso. E um emissor de 7dBm com medidor que vai até 6dBm só funciona se o cabo atenuar pelo menos 1dBm, senão excede a escala.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Recentemente eu comprei uma outra OLT, modelo: FD1002S da UPLINK, ela eh mais barata tem 2 portas PON (GEPON), fiquei interessado em testar!

    Comprei na flytec, paguei 900 dolar ja vem com 2 modulos Gbic PON incluso + 1 modulo GBIC para a entrada do link!
    Praticamente de graca!!! kkkk

    Enfim chegou aqui, funciona legal usando o software da EMS, eu consegui configurar ela, enquanto a sua gerencia nem achei tao dificil, encontrei alguns materiais sobre VLAN e TAG-VLAN,,,, e foi numa boa.

    Porem quando vou medir a potencia usando o power meter, quando configuro o power meter para comprimento de onda em 1490nm que eh o padrao das OLT, ele nao mede, aparece a seguinte mensagem: HI
    quando eu coloco em 1550nm ele parece medir legal, mais nao sei estou meio desconfiado!

    outra coisa estranha quando faco a medicao em 1550nm e ligo direto na porta PON ele fala que o sinal esta em +5.40dbm sendo que na minha outra OLT quando eu liguei direto mostrava +4dbm no comprimento de 1490nm!!!

    Estou fazendo algo errado? Alguem tem essa OLT e quando mede o sinal, qual comprimento de onda utiliza? 1490nm ou 1550nm?

    Aguardo. Obrigado.

    O erro de qualquer sistema de medição esta por acima de +/- 1,5dB , o seja que pode haver ate 3dB de diferencia entre duas medições realizadas com dois meios diferentes.

  4. #4

    Padrão Re: OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    o power meter meu nao tem manual, eu acredito que esse HI seja de "Higher" mesmo!!
    hj eu acessei ela via telnet, e com o comando:
    # show olt 1 optical
    ele mostrou o TX POWER que eh de +5.26dbm

    eu desliguei a olt, tirei o gbic pon e la fala que o comprimento eh de 1310 / 1490nm que seria, ao meu ver, 1310 para upload e 1490 download, entao era para o power meter medir em 1490nm, nao era para aparecer mensagem nenhuma!!

    vou ver de como baixa o tx power, para +4dbm e vejo se vai continuar mostrando HI no medidor!!!

    agradeco a colaboracao de vcs dois ate agora,,, obrigado

    eu estou achando bastante material dessa OLT e acho ela promissora na categoria xing ling, a minha atual nao eh das melhores, eh a overtek ela eh homologada e barata, tem a rodo no ISPshop, mais ela soh tem 1 PON, essa ai tem 2 PON e no custo beneficio!!! sabe como eh!!! kkkk

  5. #5

    Padrão Re: OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    essa semana voltei a mexer nessa olt e antes de mais nada fui testar esse power meter na minha outra olt em operação, pois esse medidor eh novo, comprei recentemente um xingling por 200 reais de marca T15M Plus.

    enfim o problema do comprimento da onda esta no power meter, o @rubem tem razao em relacao ao medidor xingling, pois testei em duas outras olt diferente e tbm deu a mensagem HI no comprimento 1490nm, obrigado pelas dicas!!

    estou soh postando aqui pra se alguem comprar futuramente esse medidor, pelo menos aqui comigo nao funcinou em 1490nm estou usando 1510nm e esta fazendo uma medicao bem proxima em relacao ao outro medidor que tenho!

  6. #6

    Padrão Re: OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    Amigo comprei uma olt dessa e mesma não está ficando online no ems teria como me dar alguma dica?

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    Poxa simples
    na onda correta o valor obtido ultrapassa o máximo que o powermiter consegue ler já no 1550 o qual não é a onda ele tem a perca e consegue ler normal isto

  8. #8

    Padrão Re: OLT FD1002S - Power Meter nao mede o sinal com comprimento da onda em 1490nm

    Por um acaso... você mediu na onda de 1490nm depois de um splitter 1*2 50/50 pelo menos ?