+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda configurar cpe tp-link tl-wa7510n com fw DD-WRT

    Ola pessoal!
    Desculpe a minha ignorância!
    Não vi nada falando a respeito no forum!
    Preciso de ajuda, algum tipo de tutorial, ensinando a configurar uma cpe da tp-link, convertida com o firmware ddwrt!
    Fiz o upgrade da mesma, mas nao consigo faze-la conectar a wlan na torre!
    Dou um site survey pra scannear as redes, mas nao acha nada!
    Coloquei ela em modo client.

    Minha rede, quase 95% é com ubnt, toda roteada, os clientes conectam via pppoe!
    A parte de lan e wan da configuração é tranquilo pra mim! O que não tô conseguindo é fazer enxergar as redes sem fio!
    Nela tem a configuração do Regulatory Domain, deixei Brazil, alterei pra alguns outros paises, mas sem sucesso!
    Sera que tenho que habilitar o superchannel dela? Vi que este recurso é pago! Como faço pra comprar o recurso pra desbloquear as frequencias?

    Obrigado!

    bhyll

  2. #2

    Padrão Re: ajuda configurar cpe tp-link tl-wa7510n com fw DD-WRT

    Só um detalhe, se configura pro país Brasil (Ou quase qualquer outro das Américas), você vai escanear qualquer SSID A/N (Ou seja, nada de Airmax ou NV2) de 5470 a 5825MHz!

    Abaixo de 5350MHz na verdade nem é permitido legalmente o uso outdoor então se você tem AP outdoor de 5150-5350MHz o problema é maior que um firmware, é questão de legislação.

    Se seus AP's estão em modo A ou N (Nada de Airmax em UBNT, nem NStream ou NV2 em MK), e eles não encherga um SSID num AP operando em 20MHz (Qualquer coisa fora de 20 ou 40MHz é GAMBIARRA pra N. E A por padrão é apenas 20MHz), dá pra desconfiar que o suporte do DD-WRT não tem drivers corretos pro chipset de RF.

    (Em AP de mesa já passei muito por isso, comprava AP barato de R$ 60 e trocava firmware até conseguir modo cliente (É comum rádio barato não ter modo cliente, só AP), mas as vezes nalgum MODELO não achava nada de SSID, ou não conectava)

    Também pode ser problema com o CI que faz o chaveamento entre polarizações, porque esse rádio NÃO TEM 2 chains, ele tem antena dupla-polarização mas o chipset tem só 1 chain, há um CI que chaveia entre pol. vertical ou horizontal, ele opera em uma ou outra, não nas 2 ao mesmo tempo (Por isso é tão mais barato que um NS Loco, que tem 2 chains de fato, não apenas antena de dupla-polarização).

    Tava olhando no site do OpenWRT sobre ela:
    https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wa7510n
    E lá no meio tem uma solução pra mandar o GPIO (Porta de chipset que pode ser usada pra qualquer coisa, de botão a led, pra ligar amplificador ou um chaveador) acender um led. Se tem esse problema com led no Open-WRT, pode ter pra ligar o chaveador (Que altera polarização) no DD-WRT.

    Alias, agora me toquei, não está usando digamos MCS10 a 12 fixo nos AP's? Se sim, uma CPE single-chain talvez não conecte. Mas pelo menos ia exibir o SSID, então acho que não é esse seu caso.

    Se não aparece nenhum SSID da vizinhança (Deve ter outros provedores 5GHz na cidade) dá pra desconfiar muito que o firmware não tem o drivers corretos pro AR9280 (A CPU, o AR7240, é comunzona, quase todo Ubiquiti XM tem, metade dos AP's de R$ 90 de 2010 a 2013 tinham, mas isso é só a CPU, pode ver lá no final desse link do Open-WRT que a solução pra colocar AirOS num 7510n envolve aumentar a ROM pra 8MB, por mais que a CPU seja igual tem que ver se tem driver pra tudo, esse uso de uma GPIO diferente em cada hardware complica tudo, seria como se ao instalar o Windows num computador o mouse USB só funciona numa porta específica, ou melhor, cada disp. só funciona na porta onde estava quando o software foi feito. USB tem U de Universal então pode trocar a vontade, mas GPIO não é hotplug nem plug-and-play, se o software manda a GPIO7 ligar X, essa porta vai mandar o pulso com ou sem algo plugado nela!).

    Mas se é só os seus SSID que não são reconhecidos, tem que ver se não estão muito fora do padrão da IEEE, o básico pra testar é 20MHz (Não 20/40), canal disponível no país (Brasil é 5470 a 5850MHz), e um data rate de single-chain (MCS0 a MCS7) na pol. vertical. Se no básico conectar, aí você começa a mudar as coisas, mas se nem nesse básico aparecer o SSID, aí é problema com o tipo de preambulo usado, o preâmbulo por padrão deve ser 1 ou 2Mbps em A, e 6Mbps em N, preambulo longo ou curto, testa primeiro fixo em curto, se não der testa longo, se não der jogue a culpa no firmware, porque qualquer firmware normal TEM QUE achar algo nos padrões do IEEE (Airmax não é padrão, é protocolo fechado da UBNT que só ela usa. Mas os padrões do IEEE (A, B, G, N e AC) permitem qualquer mistura de marcas, AP de qualquer marca com station de qualquer marca. Se esse firmware não roda assim então o problema é com ele (E o suporte do DD-WRT a eles deve ser só como no Open-WRT: Alguém fez isso 1x, numa versão de hardware mais antiga que não fabrica mais, só pra dar o caminho das pedras pra quem quiser o mesmo com hardware um pouco mais novo).

  3. #3

    Padrão Re: ajuda configurar cpe tp-link tl-wa7510n com fw DD-WRT

    Te prepara para "queimar as pestanas". É um baita firmware.... Já usei. Mas também demorei para conseguir configurar... O caminho não é tão fácil como em outros firmwares... Mas funciona. Faz algum tempo que não uso mais pois funcionários não conseguiam fazer corretamente e era sempre eu que tinha que ficar envolvido.
    Por isso não me lembro exatamente. Eu teria que abrir um firmware para ir testando...

    Se me sobrar um tempo agora no carnaval eu vou instalar num TP-link e daí quem sabe eu "brincando " com o firmware me relembre das pegadinhas que tem no firmware.

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: ajuda configurar cpe tp-link tl-wa7510n com fw DD-WRT

    Ele tem un bug de gpio de desabilita a antena interna e somente habilita a externa ou algo do tipo.

    Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk